sábado, 23 de abril de 2016

32 anos

E é só isto, sem imagem, sem nada... apenas uma lembrança de uma data que ficou marcada para sempre!
Um beijo enorme meu irmão, onde estiveres, e sabe que nunca és esquecido!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Como foram os 6 anos da princesa?


Dia 18 foi o dia da(s) grande(s) festa(s) de anos da miss. Depois de ter tido as festas com o pai e na escola, estava na altura de festejar com os amigos e com a família.
Depois de ter passado quase 2 semanas a comprar ingredientes e preparar tudo de decoração e presentes, estava na altura de preparar tudo para tentar que fosse um sucesso e ela ficasse orgulhosa!
Os planos saíram um pouco furados em termos de planning, pois ia começar as coisas na 5ª, mas de manhã tivemos de ir tirar fotos à escola e depois fazer o passaporte e levar ao pai, o que fez com que só chegasse a casa às 14... a tempo de apenas fazer um bolinho para poder celebrar com o pai (que fui buscar ás 18h para levar ao aeroporto, chegando a casa depois de jantar pelas 21h)
Sexta, que era o dia para passar na cozinha, também não correu nada bem, pois de manhã foi a festa na escola e acabei por só chegar a casa pelas 13h - e a partir daí nunca mais parar, dormindo apenas entre as 3 da manhã e as 5 de sábado (e só porque o corpo não aguentava mais de dor de costas).
A verdade é que esse tempo continuo na cozinha se reflectiu também na comida, pois as coisas que costumam sair sempre bem... saíram mal... mas faz parte!
Até ovos a caírem e partirem-se no chão ouve, para não falar nas taças de gemas e leite que voaram através da cozinha e conseguiram sujar TUDO, do tapete à máquina de lavar roupa ... mas quem deixa tudo para o fim e está sozinha... tem de se sujeitar :)
Para variar fiz comida a mais, mas juro que quando estava a planear o menu achava sempre que era pouco (afinal eram 20 crianças de manhã, com pelo menos um pai) mais a família de tarde!
Uma nota importante a não esquecer - NUNCA MAIS marcar festas de manhã em que seja eu a fazer o catering!

Aqui fica então o detalhe do "catering" e o resultado final...

Bebidas:

Para beber optei por colocar um depósito de sumo, com Um Bongo (comprado numa fabulosa promoção) e que eles podiam servir-se directamente. Mais simples que despejarem da garrafa para o copo e eles adoraram!
Havia igualmente garrafinhas de água personalizadas com o tema da festa (tinha levado uma para cada pessoa, mas parece que tinham vergonha de as estragar....).
Para terminar, havia limonada caseira (preparei de manhã e levei 5 litros num garrafão).



Comidas salgadas:
  • Rissóis de carne (feitos com antecedência e fritos na madrugada, cremosos e deliciosos)
  • Croquetes de atum (feitos com tempo e fritos nessa madrugada, deliciosos)
  • Folhados de salsicha (simples e com recheio de ketchup, mostarda e com sementes de sésamo, cortados em pedacinhos)
  • Folhados mistos (com fiambre, queijo e mozarella, que saiu todo pelos lados pois cortei muito pequenos, como os de salsicha)
  • Patê de atum (foi só para a festa em casa, e era para ser de azeitona para a avó vegetariana comer, mas ela trouxe com caroço e assim foi feito rápido)
  • Douradinhos vegetarianos (só para a festa em casa, para a avó e estes foram mesmo da Iglo, não foram feitos, shame on me)
  • Folar de Valpaços (tinha sido feito para a Páscoa e tinha congelado metade para usar nos anos, na festa da família)
  • Havia também batatas fritas, que na festa dos amigos podia ser comida em tacinhas individuais com a decoração da festa
 




Comidas doces:
  • Gomas caseiras: de pêssego normais e de ananás feitas com leite
  • Bolo de Nestum (uma deliciosa surpresa)
  • Espetadas de bolachas de manteiga - feitas duplas e com decoração em pasta de açucar rosa de um lado e azul/verde do outro - um grande sucesso entre as crianças, mas eram grandes!
  • Cake Pops - este ano em vez de usar as forminhas decidi experimentar a forma "tradicional". Fiz um bolo rápido a que acrescentei as sobras de bolo de chocolate e bolo de iogurte dos bolos de anos, juntei leite condensado e fiz as bolinhas. Confesso que apesar das crianças gostarem, achei super enjoativo e muito cansativo de colocar o chocolate e ficar bem - depois de deixar arrefecer secava e não colavam as decorações
  • Brigadeiros - a massa foi feita pela Francisca, eu só modelei e passei pela decoração. Mas fiz muitos e mesmo assim acho que é um pouco enjoativo, mesmo se eles adoram
  • Salame de chocolate - já nem sei que receita usei, mas coloquei com papel de alimínio (em vez de película) numa forma de bolo inglês e depois não conseguia retirar o papel quando cortámos. Pessoalmente acho que ficou muito seco, mas as crianças gostaram. Fiz com chocolate de leite com pouco cacau, para não acharem muito pesado (com o chocolate de 74% cacau que costumo usar)
  • Queques de bolo mármore: Fiz um bolo mármore normal, mas coloquei em formas de queques, polvilhei com pepitas de chocolate e levei ao forno apenas metade do tempo. Enchi demais as formas (devia ser 2/3 e estava quase até ao cimo) e ficaram muito rijos... a não repetir!
  • Torta de limão com recheio de brigadeiro: Usei o recheio de brigadeiro na torta, que tinha feito na nova forma de silicone para tortas. A torta ficou cozida demais, a forma colou e depois o recheio estava muito espesso para a torta... a não repetir a utilização daquela torta e daquele recheio.
  • Fofinhos da Suzy - tipo pão de leite, feitos em miniatura e com um pratinho de queijo fatiado ao lado para as crianças poderem comer
  • Croissants da Susy - a primeira vez que fiz ficaram deliciosos, desta vez ficaram rijos como pedra. Como não suam manteiga na massa, só posso concluir que usei farinha a mais, pois realmente a massa ficou muito diferente da que estava na primeira vez que os fiz... a tentar de novo
  • Pipocas doces: estas foram compradas e depois colocadas numa taça com uns cones para poderem comer
  • Doce de mousse de chocolate em copinho: usei uma receita da Luisa Alexandra, mas eventualmente foi de usar um chocolate com pouco cacau, achei que ficou muito doce e muito sólida, poderia e deveria ter ficado mais cremosa. Pode também ter sido de ter colocado muito bolacha (eram 2 camadas a separar a mousse das natas - se repetir não esquecer de colocar só uma camada)
  • Mousse de Oreo: este ano segui a receita á letra e usei leite condensado cozido, mas não gostei tanto. Ficou muito doce e muito pouco cremoso. As versões dos anos anteriores, feitas com leite condensado normal, ficavam bem mais leves e deliciosas.
  • Mousse de chocolate rosa: Segui uma receita de mousse de chocolate branco e coloquei corante rosa. Era para ser feota no tacho e inventei para fazer na bimby... não me parece que tenha ficado grande invenção... a não repetir.
  • Cheesecake: foi das poucas que ficou boas, mas mesmo assim acho que estava um pouco doce e o creme ficou misturado com a bolacha em baixo.
  • Duo de gelatinas: Feito com gelatina de pessego e com gelatina de tutti-frutti, colocadas inclinadas no frigorifico para dar aquele efeito de fusão. Ficou bom e bonito!
  • Bolo de anos festa amigos: Bolo de base chocolate e parte de cima cenoura, com recheio de leite condensado cozido e cobertura de buttercream com corante rosa e imagem em hóstia. O recheio foi uma invenção - coloquei só a cozinhar o leite condensado cozido durante uns minutos. Não gostei muito da cobertura, acho que fica muito enjoativa. devia ter seguido o meu instinto e vontade que era usar recheio de corneto de morango, que fica leve e delicioso. A hóstia foi aplicada com uma camada específica de um produto de pastelaria para ficar presa e dar brilho, mas odeiei o sabor que dava... acabou por ficar metade na escola para o staff.
  • Bolo de anos festa família: fiz dois bolos de iogurte que recheei com o resto do buttercream. Ia cobrir com natas, mas acabei por não cobrir com nada e a verdade é que ninguém o comeu, serviu só para acender a vela e depois levei para a Rosário Soldado e família.



 

 


Pinhata e presentes:
A miss queria uma pinhata, como nas festas dos amigos, por isso teve a sua pinhata de princesas )que não rebentou logo), recheada com rebuçados "floco de neve", mini pintarolas e saquinhos de gomas (tinha comprado diversas variedade e depois coloquei em saquinhos pequeninos com 5 gomas cada).
Como lembrança oferecemos aos amiguinhos mini caixas de lápis de cor, diversas brincadeiras (relógio com jogo e pião com smiles) e uma pulseira de luz para cada um.

Tema:
A miss queria como tema as princesas, por isso o convite ia com as princesas, o bolo tinha princesas no topo, as velas eram de coroas e castelos e havia marcadores de comida e princesas espetadas um pouco por todo o lado, caixinhas de batatas fritas e cones de pipocas com o mesmo tema e a pinhata das princesas. Para os pratos, guardanapos e bases de brigadeiro e queques já não quis estar a pagar a fortuna que pediam por cada um, por isso fomos buscar as cores do convite e ficaram em cor de rosa às pintinhas brancas.
Usámos também a decoração de parabéns que a avó lhe tinha feito para a festa dos 4 anos e que ficou lindamente na parede.

De um modo geral ficou tudo muito bonito, mas tenho de deixar de fazer bonito, pois as pessoas parece que tem vergonha de comer ou usar as coisas!!!
De realças a inestimável ajuda do avô, que carregou tudo para cima e para baixo, levou de casa para a sala e da sala de volta para casa (e eram muitas caixas, caixinhas e sacos), da madrinha e madrinho, que vieram da Guarda só para ajudar a montar e  desmontar tudo e deixar bonito e da avó, claro, que tomou conta dela na véspera e foi incansável a preparar a sala e a desmontar e arrumar tudo!

Aqui fica a imagem depois da mesa, com as iguarias para a família:   
A minha querida nuvenzinha já está tão crescida!!! E linda de morrer :=)

domingo, 3 de abril de 2016

Sabes que tens uma filha crescida e inteligente quando #5

Ela sabe que a nova regra (desde a semana passada) é só ver TV 1h por dia (no máximo).
Está a ajustar-se a esta regra - estava a ficar viciada, culpa minha que pouco saía com ela.
Hoje de noite chega de casa dos vizinhos depois de jantar e liga a Televisão. Disse que não podia, pois já tinha excedido em muito a hora diária.
Ao ir para a casa de banho diz alto e bom som:
- Quando acabar de tomar banho vou ver TV. E ponto final!!!
Chamei-a ao quarto (onde estava) e disse, num tom mais sério:
- Desculpa!!! Acho que não percebi bem o que disseste!
Tudo isto num tom calmo, mas acompanhado "do olhar".
Ela olha para mim, pensa uns segundos e responde:
- Quando acabar de tomar banho vou ver TV. E ponto final!!!
Respirei fundo, para não pensar que me estava a provocar (ela sabia que não estava a agir bem) e disse-lhe no tom mais calmo do mundo:
- Filha, por causa disso esta semana ficas sem TV.
Ela olha para mim muito séria e responde:
- Mamã, tu disseste que não tinhas ouvido bem e eu repeti! Não é justo tu não ouvires bem e depois eu ficar de castigo, não achas?
----
----
Acho que esta coisa da disciplina positiva está a resultar melhor comigo que com ela :)

sábado, 2 de abril de 2016

Sabes que tens uma filha crescida e inteligente quando #4

Mudança de escova de dentes da miss...
Ela diz que não gosta da nova e vai buscar uma antiga com luz de que sempre gostou (a oferta do Rui e da Ana).
- Mamã posso antes voltar a usar esta?
- Mas essa já é velhota filha, já passou do prazo.
Ela acende a luz e olha para ela atentamente durante uns momentos...
- Não mamã, ainda tem um bocadinho de prazo, vê... posso usar!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

PARABÉNS!!!

E, parecendo que não, já lá vão 45 anos!!!
Sei que hoje o céu está em festa, porque ninguém melhor que tu merece celebrar condignamente o seu aniversário!
Espero que tenhas gostado das flores que a mãe e a tua sobrinha te levaram (sabes que ela me diz que quer lá voltar só comigo e que te quer levar mais flores?)
Um beijo carregado de saudades meu irmão!

Related Posts with Thumbnails