terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O Chico-esperto

Era uma manhã normal nos correios. Algumas pessoas a aguardar a sua vez, dois balcões abertos com duas funcionárias com cara de quem quer ir almoçar (eram 11h30) e um balcão do Banco CTT deserto.
Enquanto aguardava a minha vez (das 5 pessoas que estavam à minha frente quando cheguei, já só faltavam 2), segurando os pesados embrulhos que ia enviar, não pude deixar de reparar no jovem que entrou. Alto, magro, entre os 15 e os 18 anos, vestido "à moda", exibia no rosto um ar de desagrado por ver ali tanta gente. Dirigiu-se ao canto oposto e olhou para o quadro das chamadas. Voltou à entrada, tirou uma senha na máquina da entrada e saiu.
Regressou uns minutos depois, o mesmo ar de quem estava no sítio errado, papel de levantamento de registo na mão junto à senha que tinha tirado e sempre a olhar para o quadro de chamada na parede.
Passado uns segundos entra uma mulher, alta, elegante, vestida de uma forma elegantemente desportiva. Vai para a parede dos livros e começa a consultar diversos livros de cozinha, que vai tirando e guardando debaixo do braço, sempre substituindo um pelo seguinte.
O rapaz vai ter com ela e mostra-lhe a senha. Senha D, de atendimento para o Banco CTT, como claramente indica a máquina de senhas. Ela sorri ... "já és tu a seguir!".
Ele volta a colocar-se na minha frente, uma mão com o papel do levantamento de registo, outra com o telemóvel.
No balcão chamam mais uma pessoa para o atendimento geral (o caso de 99% das pessoas ali presentes, pelo que tinha visto do que transportavam ou das senhas tiradas). Sinto um calor a chegar ao meu coração... sou já a seguir!
A senhora que foi chamada à minha frente despacha-se rapidamente e ouço o toque no quadro electrónico. Quando ia avançar para o balcão percebo que tinham chamado para o atendimento do Banco CTT... e surpresa, percebo que era a senha do jovem que viera depois de mim!
Não contente com a chamada pelo quadro electrónico, a funcionária reforça, em voz alta... "Senha D7 para o Banco CTT? Senha para o Banco CTT?".
O rapaz e a senhora avançam para o balcão, papel de registo na mão.
"Eu sou a senha D7, mas não é para o banco, é para levantar este registo!" Diz o rapaz, com o ar mais natural do mundo.
A funcionária, muito solícita, indica que "A senha que tirou não é para atendimento CTT, está lá marcado que é para o Banco CTT.". Mas enquanto indica isto retira o papel do registo da mão do jovem e prepara-se para ... o tratar.
Prossegue "Da próxima vez tem de tirar a senha A, que é a senha de atendimento geral".
O rapaz (e a senhora) não dizem nada, com  um pequeno sorriso nos lábios, enquanto observam a funcionária a levantar-se para ir procurar o registo.
Senti-me a ferver por dentro, com ele, mas acima de tudo com a funcionária, pois pelos vistos o sistema deles não funciona por ordem de chegada das senhas mas segundo algum critério subjectivo em que vão chamando os diferentes tipos de atendimento, independentemente de o atendimento ser no mesmo balcão e haver pessoas que chegaram muito antes...
Saltei para a frente do balcão e afirmei que,se era para atendimento normal, eu estava lá muito antes do rapaz!!!
A funcionária ainda olhou para mim com ar de dúvida, mas eu não vacilei e coloquei os embrulhos em cima do balcão, assegurando-me que todos percebiam que iria ser atendida pela ordem de chegada e não por alguma senha erradamente tirada que daria prioridade indevida.
Nesse momento a senhora diz-lhe, com ar paternalista... (ou será maternalista?) para me deixar passar "porque já aqui estava quando entraste". Imagino que com o meu tamanho e mesmo ao pé da porta fosse difícil não darem por mim.
Enquanto estou a tratar dos meus envios consigo ouvi-la, a dizer em voz alta "A seguir és tu filho, que só aqui estava esta senhora quando entraste!", ao que ele responde, com um ar (e tom) de gozo que é impossível descrever "Eu vi que dizia levantamentos, por isso escolhi tirar esta senha"
Podia ter ficado calada, ignorado, mas foi mais forte que eu... no mesmo tom disse "Quando o seu filho entrou estavam aqui outras pessoas, mas isso, honestamente, será problema para elas resolverem. Da minha parte está tratado e sou atendida na minha vez".
Paguei e saí, seguida pelo olhar altivo daquele duo de mãe e filho que se achavam no direito de passar à frente de todos os que estavam à espera.

NOTA: Na máquina estavam assinaladas 5 opções. CTT atendimento Geral, CTT algo,... CTT algo.... BANCO CTT Levantamentos e depósitos em espécie, BANCO CTT algo....
O pobre rapaz coitado não sabia bem a diferença entre BANCO e CTT, nem que levantamentos em espécie não são levantamentos de registos... e depois o burro sou eu!!!

3 comentários:

Raquel disse...

Há que ter atitude em situações dessas, gostei de ler. As filas são um stress, há sempre quem queira passar à frente, porque não tem paciência para esperar.

ركن الامثل disse...




Ideal Excellence Company for Home Services, House Cleaning, Apartments, and Villas in Dammam, Khobar, Qatif, and Jubail Special Section for Sewage Pressure, Pest Control and Cleaning for Boards, Carpets and Rugs and Tank Cleaning We provide the best home services in the Eastern Region

شركة تسليك مجاري بالدمام
شركة تنظيف منازل بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة تنظيف منازل بالجبيل
شركة مكافحة حشرات بالجبيل
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تسليك مجاري بالخبر
شركة تنظيف منازل بالخبر
شركة تركيب وصيانة الكهرباء بالدمام والخبر
شركة المثالية للتنظيف بالجبيل

ركن الامثل disse...


شركة المثالية لمكافحة الحشرات بالدمام
شركة المثالية للتنظيف بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالخبر
شركة تسليك مجاري بالقطيف
شركة تنظيف منازل بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالاحساء
شركة كشف تسربات المياه بسيهات وراس تنورة
شركة كشف تسربات المياه بالخبر
شركة مكافحة حشرات بالطائف
شركة كشف تسربات المياه بينبع

Related Posts with Thumbnails