Não sei se já todos tem conhecimento, mas a verdade é que diariamente me vejo confrontada com o Novo Código da Estrada, especialmente no que diz respeito às rotundas e à forma de entrar e circular nas mesmas.
E como para aceder a minha casa tenho de passar por várias rotundas, é muito fácil ver quem já está familiarizado com este Novo Código (uma generosa maioria dos condutores) e os que ainda não tomaram conhecimento das alterações.
Como este blog deve servir o público (os seus 3 leitores fiéis), aqui vos deixo as principais alterações sobre a forma de entrar nas rotundas, para que depois não aleguem desconhecimento do Novo Código.
- ANTES - quando se chegava à rotunda parava-se à entrada e via-se se havia algum carro a circular no interior, e só entrávamos quando podíamos (leia-se, sem carros a circular) - respeitando mais ou menos a sinalização vertical e horizontal que existe no local.
- NOVO CÓDIGO - quando se chega à rotunda não se pára (a sinalização horizontal e vertical está obsoleta e refere-se ao Código antigo), ou se for caso disso param depois de se atravessar (pelo menos) na faixa externa, e se houver carros a circular no interior da rotunda devem parar, esperar e fazer sinal para entrar (liberando assim a faixa que estávamos a bloquear). 7
Para os "melhores condutores" o Novo Código oferece igualmente a possibilidade de nem pararem, e quem estiver a circular no interior da rotunda é que deve ter atenção e ver se precisa de parar no meio da rotunda para não ter um acidente e/ou ceder passagem.
Uma outra possibilidade igualmente contemplada nesta alteração ao Código é a de que, para entrar numa rotunda, não se deve parar de todo e ir avançando devagarinho, para que a pessoa que circula no interior perceba que se está a tentar entrar e tenha de parar para ceder passagem.
- ANTES - circulava-se nas faixas internas da rotunda e só se passava para a externa no momento de sair da mesa, usando a sinalização apropriada
- NOVO CÓDIGO - circular sempre na faixa exterior, de preferência sem sinalização e sair na última saída possível (se conseguir contornar toda a rotunda assim tem direito a bónus).
Outra opção é circular na faixa interior e no último momento atravessar-se em frente do carro que circula na faixa do lado, com sinalização apropriada que vai continuar na rotunda (mas a 20 à hora), para sair naquela saída e causar assim um ataque cardíaco ou outro condutor ou, ainda melhor, um pequeno acidente que bloqueie toda a rotunda!
Sei que há muitas outras alterações ao Código, mas de momento penso que estas são as mais relevantes para pelo menos perceberem como circular nas rotundas.
Logo que possível informarei das restantes (estacionamento, cruzamentos, etc), pois afinal... a segurança na estrada é da responsabilidade de todos e temos de saber circular com estas novidades que estão agora em prática!
Imagem retirada da Internet
2 comentários:
Bolas... temos de estar mais atentos às publicações no Diário da República! A esta hora já se teriam evitado centenas de acidentes e, inclusive, ganhado um ou outro bónus! LOOOL
Bloguótico - já viste? as pessoas não pensam nisto! Tanta gente a aplicar o novo Código e os outros nem percebem que algo mudou - e que podiam também estar a ganhar bónus :)
beijinhos
Enviar um comentário