A minha filha tem uma apetência por cuidar dos mais novos ou dos mais fracos e desprotegidos - está-lhe no sangue, é mais forte que ela e... sinto que ainda lhe vai dar muitos desgostos.
Ontem de noite chorava desalmadamente pela confusão de sentimentos com uma situação da tarde...
Ela gosta muito de um menino, o L, com quem até "queria casar" (a tal história do vestido de noiva), e gosta muito de estar com a mãe dele. Mas também gosta mesmo muito de um menino mais especial da turma dela, o A., que está sempre muitas vezes sozinho e com quem passa muito tempo e que ela gosta muito de ajudar (e de ir a casa dele, brincar com ele e com a irmãzinha dele).
De tarde estávamos numa festa de anos, a mãe do L estava sentada com ela e perguntou-lhe quem era os meninos da sala que ela mais gostava. Ela diz que é o A e só depois o L e os outros meninos.
Mas... aquilo ficou a remoer-lhe na cabeça.
Já em casa, disse-me que a mamã do L lhe tinha perguntado isso e ela tinha dito o A. E que a verdade era que ela gostava mesmo mais do A do que do L mas era diferente!. Ela não queria namorar nem casar com o A, ela gostava do L como namorado e o A era o melhor amigo dela.
Claro que a "inteligente" da mamã dela começou a não lidar melhor maneira com esta confusão de sentimentos da pequena nuvenzinha e a brincar com ela, a dizer:
- Então tu queres casar com o L, estás à semanas a dizer para se preparar o casamento, a pedir à mãe dele para fazer o bolo, e quando ela te pergunta quem são os meninos que gostas tu dizes o A? Se calhar ela não gostou.... Mas explica-me lá, porque é que gostas do L?
- Porque é muito talentoso, joga muito bem à bola, brinca comigo e me defende sempre.
- E porque é que gostas do A, se ainda por cima me dizes que ele te nunca o faz?
- Porque ele também é talentoso, à maneira dele, sabe correr e.... eu defendo-o. Além disso, mamã, o L tem muitos amigos e pode brincar com eles, mas o A não tem e por isso pecisa mais de mim para brincar com ele!
- Ah, ok, já percebi, o A é um grande amigo e o L namorado, gostas de maneira diferente, é isso?
- É mamã, é isso!
E de repente começa a chorar...
- O que foi filhota, porque estás a chorar?
- Porque o A quando está sozinho começa a cantar a música do canal Disney enquanto brinca e eu sempre que ouço a música do canal Disney lembro-me dele e fico triste! Mas agora também estou triste porque se calhar a mamã do L pensa que eu gosto mais do A do que do L e que não devia casar com ele por isso e eu gosto do L para casar!
E mais um rio de lágrimas.....
Lá tivemos uma conversa, a explicar que ainda tinham muito tempo para casar, que o L gostava muito dela mas também ainda era cedo para casarem e podiam só namorar, que ela podia ser muito amiga do A na mesma mas não podia ficar sempre triste quando ouvia a música e se lembrava dele.... Mas só consegui conseguiu parar de chorar quando prometi que falava com a mamã do L para explicar porque tinha dito o A e que era mesmo do L que gostava como namorado e porque tinha dito o A..... e finalmente o cansaço acumulado de dois dias de brincadeira venceu e ela cedeu ao sono!
Tem um coração maior que ela, mas tem de pensar nela também!
É a minha nuvenzinha e os genes não enganam!!!