quinta-feira, 31 de julho de 2008

Abraço - Free Hugs

No segundo post da trilogia que vou dedicar a este tema (os "grandes escritores" fazem sempre trilogias, porque não eu?) gostava de falar deste Movimento, que se iniciou com base na eterna filosofia que há por trás de um abraço e que acho que é FABULOSO!
Aqui vos transcrevo alguns dos textos que encontrei sobre o tema (o da Wikipédia numa versão literal e o do Movimento numa tradução "livre", pois está em inglês):

WIKIPÉDIA
A "Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é uma campanha iniciada em 2004 em Sidney, Austrália por Juan Mann e amplamente divulgada em 2006 através de um videoclip no You Tube. Envolve pessoas que oferecem abraços para estranhos em locais públicos. A campanha é um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objectivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhores.
A campanha cujo objectivo era abraçar pessoas em Pitt Street Mall, uma rua de Sidney, apenas para alegrá-las e incentivá-las a fazer o mesmo com outros. Depois de um tempo, guardas, a polícia e o conselho da cidade o disseram para parar. Mann e seus amigos conseguiu uma petição que juntou 10,000 assinaturas e recebeu permissão para continuar distribuindo abraços de graça.
A campanha ficou famosa no mundo inteiro graças a um vídeo no You Tube, que é um dos mais vistos do site.
Um certo dia, Mann ofereceu um abraço a Shimon Moore, o ­der da banda Sick Puppies e desde então se tornaram bons amigos. Um certo dia Moore decidiu gravar Mann fazendo sua campanha dos Free Hugs e adicionou a música All the same e o vídeo acabou virando o videoclip da música da banda em um dos vídeos mais vistos do You Tube.

Site do Movimento: www.freehugscampaign.org



Por vezes, um abraço é tudo o que precisamos.

Free Hugs é a verdadeira e controversa história de vida de Juan Mann, um homem que tinha como única missão chegar a um desconhecido e abraçá-lo para lhe alegrar a vida.
Nesta idade de desconexão social e falta de contacto humano, os efeitos da Campanha Free Hugs tornaram-se fenomenais.
À medida que este símbolo da esperança na humanidade se espalhou pela cidade, a polícia e a guarda ordenaram que a Campanha Free Hugs fosse BANIDA. Aquilo que então observámos foi o espírito da humanidade a unir-se, naquilo que só podemos descrever como tendo sido uma acção espantosa.
No espírito da Campanha Free Hugs, PASSE ESTA MENSAGEM A UM AMIGO e ABRACE UM DESCONHECIDO! Afinal, pode tocar só uma pessoa

Como começou:

Eu vivia em Londres quando o meu mundo se desmoronou e tive de voltar a casa. Quando o meu avião aterrou em Sidney, tudo o que me restava era um saco de viagem cheio de roupas e um mundo de problemas. ninguém para me receber, nenhum sítio a que chamar casa. era um turista na minha própria cidade.
De pé ali, naquele terminal de chegadas, observando os outros passageiros que reencontravam a sua família e amigos, com os braços estendidos e caras sorridentes, abraçando-se e rindo em conjunto, quis que estivesse lá alguém à minha espera. Que estivesse contente por me ver. Que me sorrisse. Que me abraçasse.
Então agarrei num bocado de cartão e num marcador e fiz um sinal. Encontrei a rua pedonal mais movimentada da cidade e ergui bem alto aquele sinal, com as palavras "Free Hugs (Abraços Grátis)" nos dois lados.
E durante 15 minutos as pessoas só olharam a direito através de mim. A primeira pessoa que parou, tocou-me no ombro e contou-me como o seu cão tinha acabado de falecer naquela manhã. Como aquela manhã tinha sido a manhã do primeiro aniversário em que a sua filha única tinha morrido num acidente de carro. Como aquilo que ela precisava naquele momento, quando se sentia a pessoa mais solitária no mundo, era de um abraço. Eu ajoelhei-me, pisemos os nossos braços á volta um do outro e quando nos separámos ela estava a sorrir.

Toda a gente tem problemas e certamente que os meus não se podem comparar. Mas ver alguém que anteriormente estava triste ou preocupada sorrir, nem que seja por um momento, é sempre compensador.

Porque foi banido?

Responsabilidade Civil, medo e burocracia. Mas está tudo OK agora! Certifique-se que contacta as autoridades locais antes de embarcar no seu Hugathon!

Agradecimentos especiais

Gostaria apenas de agradecer aos Sickpuppies pela sua incrível canção "All the Same " sem a qual o vídeo da Campanha Free Hugs nunca seria o mesmo.

Para a sua música visitem www.sickpuppies.net !

Para verem o Guia Ilustrado de Free Hugs (versão inglesa), basta irem ao site do movimento ou carregar aqui.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails