sábado, 5 de setembro de 2009

Pecado cozinhar bem...

Eu sei que devia ser mais modesta, mas a verdade é que o "gaijo" cá da casa se está sempre a queixar que é impossível emagrecer comigo a cozinhar bem como o faço!
A verdade é que adoro cozinhar, faço tudo por instinto e... na maioria das vezes... até sai bem!
E, para horror da família, nunca provo o que faço (não sei provar e rectificar temperos), nem cozinho de avental e com todas as "mariquices" de cozinheira.
Ah, sem esquecer que quando tenho convidados, em vez de fazer aquilo que sei fazer bem e que sei que vai sair bem... tenho sempre de experimentar novos pratos e novas receitas, a maioria das quais até bastante complicada (por sorte em 95% das vezes as coisas correm bem... e nas outras há sempre mais coisas para comerem...)!
Claro que tenho de assumir que a presença dele cá em casa é uma boa desculpa para me dedicar a essa paixão que são os tachos e panelas (só detesto mesmo é lavar tudo no final, mas ele é um anjo e ajuda nisso)!
Temos tirado várias fotos dos diversos cozinhados (sim, porque ele é especialista em saladas, tapas e gaspacho), mas "sugeriram-me" que hoje falasse do nosso jantar que, mais uma vez com bastante "modéstia", estava espectacular.
Nós planificamos com antecedência as refeições da semana, inclusive para me ajudar na inspiração (senão acabava por ser sempre o mesmo) e hoje era dia de peixe assado no forno - o que só por si era um desafio, pois o meu forno está avariado e só tenho um pequeno forno eléctrico onde mal cabe um tabuleiro decente.
Mas lá me lancei, pois adoro desafios, não sou bem uma pessoa de peixe e achava que era hora de começar a aprender a cozinhar peixe.
1º obstáculo... o rapaz, que é quem sabe escolher peixe, não teve vontade de ir procurar um peixinho para assar e, em consequência, escolheu os medalhões de pescada congelada que tínhamos comprado. E a pescada é algo tão... sem piadinha...
Mas eu gosto é de desafios, por isso... toca de inventar!
Descongelei a pescada e depois fui procurar no livro de receitas da Filipa Vacondeus (passe a publicidade) se havia alguma receita que me inspirasse para assar pescada... e claro que não havia.
Logo... toca de inventar, que é para isso que cá estou.
Primeiro... coloquei os medalhões a marinar umas horinhas numa mistura de muito alho, limão, salsa, coentros, uma pitada de uma mistura de pimentas e leite.
Depois... toca de o cozinhar como se fosse um pargo ou uma dourada no forno.
No tabuleiro, coloquei uma boa camada de cebola, tomate e pimento verde.
Depois os medalhões, ainda bem cobertos com o alho e as ervas, e para culminar mais uma camada de cebola e pimento as tirinhas.
Por cima, regar com um fio de azeite (0.4, que nos preocupamos com o colesterol) e vinho do porto branco.
E toca de colocar no forninho enquanto se prepara o acompanhamento - batatinhas assadas no forno com alho e vinho branco.
Um telefonema da mamã veio avisar que o forninho é pequenino, mas podia fazer as duas coisas ao mesmo tempo (aqui a "loira" ia fazer um de cada vez... tendo começado às 20h30... nem à meia-noite haveria jantar), o que ajudou imenso a poupar tempo e a garantir que tudo estava impecável.
Então... 1 tabuleiro em cima e outro em baixo, a rodar de 10 em 10 minutos... e ao fim de 40 minutos o jantar tinha um cheio delicioso.
Um último toque de vinho do porto branco nas batatas... um pouco de forno... e voilá... o resultado final.
Até eu, que nem gosto muito de pescada... tive de admitir que estava delicioso!!!
Só o cheio já fazia engordar.... e o gaijo não conseguia parar de comer!
Aqui fica o aspecto final do que comemos no nosso jantar romântico de sexta (que a partir da próxima semana terá de ser ao sábado... o treino a isso obriga).A travessa do peixe assado
A travessa das batatinhas assadas
O aspecto final no prato...
e nota-se que não tenho grande paciência e queda para a apresentação... aiaiai

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem MUITOOOO bom aspecto :D
Eu também NUNCA provo nada, é tudo a olho, e sai sempre bem ;)
Comida de tacho é comigo mesma, mas agora doces... :[ não nasci pra isso, o que é uma bênção senão já pesava 200kg ehehhehe

beijinhosssssss
bom fim de semana para vocês :))

Related Posts with Thumbnails