terça-feira, 10 de março de 2009

Querido mudei os roupeiros!!!

Ahhhh, pois é!
Tanto tempo sem vir escrever, tinha de trazer alguma coisa diferente.
E assim será.
A semana passada decidi continuar com as limpezas de Primavera.
Sabem quais são, aquelas em que se limpa a casa de alto a baixo.
Eu decidi começar a minha limpeza interior e, como boa mulher que sou, isso começa pelas coisas exteriores... neste caso, para ser mais concreta, pelos roupeiros.
Para perceberem um pouco melhor o porquê desta decisão, devo informar que os meus roupeiros são daqueles embutidos (vinham com a casa), mas com portas de abrir em mogno e, muito, muito pouco práticos e com muito pouca arrumação e, acima de tudo, pouco funcionais porque as portas de abrir exigem muito mais espaço livre que portas de correr!
De qualquer forma, para perceberem o trabalho de "renovação", vou colocando algumas fotos para verem os roupeiros como eram e como ficaram depois das minhas "invenções" (como me tinha esquecido de tirar fotos do roupeiro grande, deixo uma foto do interior do roupeiro pequeno, no escritório, pois o sistema era exactamente o mesmo que o do grande, no quarto).
Então a situação é a seguinte...
Como tenho muitos sapatos e botas (sim... o verdadeiro lado feminino reflecte-se no calçado), estava tudo em caixas (para proteger de humidades) e ocupava muito, muito espaço.
Por outro lado, como podem ver pela foto do lado, os roupeiro tinham um pequeno móvel de gavetas com pouca funcionalidade, bem como uma prateleira que ocupa imenso espaço em baixo e não tem verdadeira utilidade.
Não esquecendo que como são de 3 portas, tem uma divisória nas porta, mas o interior era "oco", com um varão a atravessar de um lado ao outro e sem grandes oportunidades de arrumação, de colocar mais gavetas que não fossem as minúsculas gavetas que vinham naquele "móvel" embutido com as suas 4 gavetinhas....
Se a isto acrescermos o facto de a parte inferior ter pouca altura no seu interior(o varão está muito baixo, possivelmente para criar mais espaço de arrumação nas 3 portas superiores dos roupeiros) e o fundo falso ser muito alto (tem 25cm em vez de uns normais 10/15cm), fazia com que tivessem muito pouca arrumação e pouca organização interior.
Como há muito tempo que sonhava com aqueles roupeiros super-organizados que vemos nas novas casas e em tudo o que é loja de móveis, decidi pedir alguns orçamentos, para tentar substituir as portas dos meus roupeiros por portas de correr e conseguir trabalhar o interior para ter mais arrumação.
Mas rapidamente desisti da ideia, pois todos me diziam que teria de se substituir todo o roupeiro, ou as portas que eu gostava era muito caras e por serem feitas à medida ainda ficavam mais caras (esqueci de dizer que nenhum dos dois roupeiros tem medidas standard... o que torna qualquer adaptação complicada) e os orçamentos variavam dos 600e só por portas aos 850€ por um roupeiro novo em que eu é que teria de desmontar e retirar o roupeiro embutido que já existia.
Mesmo que o orçamento pelo roupeiro novo não fosse nada caro, era muito superior ao que eu queria dar, especialmente tendo em conta que, para efeitos práticos, roupeiro já eu tinha!
Então, como sou uma "mocinha" criativa, decidi eu colocar mãos-à-obra e fazer eu mesma a minha remodelação com o que tinha à mão.
E começa aqui a odisseia...
Para os meus pais e amigos eu devo ser "inválida"....
É verdade que tenho paixão por ferramentas, mas não tenho muitas em casa.
Mas isso não foi problema, pois bastou dizer aos meus pais o que ia fazer que cada um deles chegou carregado com tudo o que podia necessitar, desde berbequins, aparafusadoras, serras eléctricas, chaves de fendas... sei lá... tanta coisa. E como estão divorciados, acabei com uma "colecção" invejável de ferramentas.
Aqui podem ver uma foto da "montanha" de caixas e sacos de ferramentas, mas destaco a vossa atenção para as mais importantes que estão no centro, o conjunto de chaves que comprei no chinês para arrancar os frisos e as prateleiras e... muito importante... a lanterna azul que comprei nas promoções a 1€ do Jumbo (pois é escuro como breu dentro dos roupeiros) - e que levou umas pilhas que custaram 3€!!!
E assim coloquei as "mãos na massa" e comecei a arrancar frisos, prateleiras e a tapar os respectivos buracos.
Devo salientar que o meu pai ofereceu ajuda e eu delicadamente recusei, mas o meu "escravo" pessoal não aceitou um não como resposta e esteve aqui a ajudar afincadamente, serrando e aparafusando, ajudando na concepção final.
Então aqui está o que decidi para o roupeiro do quarto - comprei 2 sapateiras no IKEA, que adorava e que ajudam a visualizar todo o nosso calçado, com uma arrumação excepcional, e comprei pranchas de madeira no Leroy Merlin e criei a estrutura onde as iria aplicar.
Decidi aproveitar o espaço maior e coloquei as duas sapateiras, sustentadas pela estrutura que tinha criado.
Com a ajuda dele colámos um dos lados em baixo e colocámos 4 "calços" a reforçar a estrutura lateral, para não oscilar. Ele cortou à medida a prateleira que eu tinha arrancado da parte inferior do roupeiro e colocámos assim um "tampo" na estrutura, separando as sapateiras do vestuário.
Como ele é muito mais perfeccionista que eu, ainda recolocámos os frisos a rematar a estrutura, mantendo assim um aspecto mais uniforme no interior do roupeiro.
O resultado, depois de tudo montado, foi o que a sequência seguinte retrata, possibilitando esvaziar uma montanha de caixas de sapatos e dando muita arrumação e visibilidade a calçado que, admito, já nem me lembrava que tinha!Adorei o resultado final, mas o espaço lateral estava tão... vazio!!!
Não gostava do efeito, pois o espaço continuava limitado, mas a separação da porta de abrir não ajudava e, do lado da 3ª porta, havia um recorte interior que roubava quase 16cm na largura e 15 na profundidade (sim, eu sei, isso não vos diz nada, mas quando se pensa em arrumação 15cm é muito!).
Então, e como ainda tinha mais de 8 pares de botas, dos mais diversos estilos, feitios, cores e formas para arrumar, e que ocupavam imenso espaço nas caixas, decidi "inventar" mais um pouco!
Com a prateleira que tinha arrancado da parte inferior do roupeiro do escritório decidi criar uma prateleira mais estreita, que criasse uma nova zona de arrumação no restante espaço "vazio" que existia.
Fui comprar aqueles apoios de prateleiras que existem nos móveis que compramos para montar e.... criei a minha linda prateleira (ainda por cima cortada à medida para encaixar perfeitamente nos recortes dos frisos e na zona recortada no interior do roupeiro).
Devo admitir que não podia estar mais contente com o resultado final!!!
Vejam as fotos que se seguem em que, apesar de ainda não ter arrumado a parte de cima do vestuário, já conseguem ver a arrumação que consegui ter no meu roupeiro, onde agora está todo o meu calçado e as minhas botas, que antes se repartiam por 2 roupeiros, um deles especial só para ter as caixas de sapatos (que estava na varanda e de cuja "renovação" falarei posteriormente).Mas, claro que não ia parar aqui, pois ainda havia o roupeiro do escritório para terminar.
Neste roupeiro é onde eu guardo os casacos todos, bem como os fatos e, por estranho que pareça, os calções (de surf, que adoro) e as calças, pois o roupeiro do quarto é mais para a versão "menina", com as camisas, blusas, saias, vestidos...
Tinha visto no Leroy Merlin (aliás, a minha mãe viu e chamou-me a atenção) um suporte para calças que permite uma arrumação em profundidade, utilizando um sistema deslizante. Desculpem não conseguir explicar melhor, mas depois podem ver na foto...
É que com este sistema consigo arrumar 10 pares de calças em pouco espaço, usando a profundidade do roupeiro e ainda com um sistema deslizante que me permite ver bem as calças e, melhor ainda, arrumar bem!
E como no IKEA tem um sistema de arrumação que se coloca no varão principal e se consegue criar um 2º "mini-varão" (e que a minha querida Carolina me ofereceu, directamente do IKEA Matosinhos), conseguia criar uma 2ª altura de arrumação (graças ao espaço adicional conseguido quando arranquei a "maldita" prateleira inferior que não estava lá a fazer nada).
Logo... passagem para o roupeiro do escritório para terminar essa renovação também!
Como este é muito mais pequeno que o do quarto... tive mesmo de colocar as "mãos na massa", pois o "escravo" não conseguia entrar lá dentro e aparafusar o novo suporte de varão.
Mas rapidamente se concluiu também este roupeiro e ficou um ESPECTÁCULO, com muito mais arrumação, muito mais organizado (e nem precisei arrancar o móvel de gavetas, como fiz no do quarto).
Vejam lá se o resultado final (comparando com a foto inicial) não ficou bem melhor???
Amanhã coloco as fotos do último roupeiro que mudei, o que estava na varanda como suporte das várias caixas de sapatos... e onde decidi utilizar todos os restos de madeira que sobraram da parte lateral e das prateleiras que arranquei, para criar novas prateleiras e dar uma nova arrumação!
Neste momento só posso dizer que, além de ter poupado 1700€ (o que me pediam para refazer os dois roupeiros colocando portas de correr), e de ter dado o meu contributo "ecológico" com mais de 36 caixas de sapatos e 8 caixas de botas para a reciclagem, ...
ESTOU MUITO CONTENTE com o resultado final das obras, feitas ao verdadeiro estilo americano do "home made" - ou do nosso portuguesíssimo "querido mudei a casa"!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Impressive!

Water disse...

bem meu amor... demorou mais foi, gostei da mudança, assim sendo já posso mudar... beijos que em breve ja levo as minhas coisas para o nosso roupeiro.

Related Posts with Thumbnails