quinta-feira, 14 de maio de 2009

Frango tipo leitão

Pois é... depois de ver circular pela Internet várias fotos alusivas a este produto (normalmente integradas nos mails com piadas sobre "Portugal no seu melhor"), foi a minha vez de me encontrar com tal petisco.
E foi em Cinfães que tive oportunidade de ver (e saborear) esta maravilha da tecnologia culinária:Depois de uma primeira tentativa de provar esta especialidade, mas em que nos faltou a coragem de perguntar o que era (sim, eu sei, é ridículo, visto estar anunciado nas janelas... mas é assim), parecia que a oportunidade de ir provar esta iguaria nunca mais se apresentava.
por um motivo ou por outro nunca conseguíamos ir lá comer, mas finalmente, esta 3ª-feira conseguimos ir almoçar um verdadeiro "frango tipo leitão".
Devo confessar que estava com alguma apreensão, pois não sou grande fã de leitão. Mas a curiosidade foi mais forte do que o receio de não gostar.
E depois de termos tido a explicação de que esta especialidade consistia em frango de churrasco, temperado com o molho que se usa para assar os porcos no espeto... não consegui resistir mais ao apelo de provar tal inovação culinária, só possível mesmo aqui em Cinfães.
E quando me sentei, ainda consegui ficar mais tranquilizada, pois estava afixado na parede do estabelecimento um certificado do Guia de Restaurantes que reconhecia o Frango Tipo Leitão como uma especialidade culinária daquele restaurante (carreguem na imagem para aceder ao site, pois estava demasiada gente para conseguir tirar a foto ao diploma afixado na parede - e a vergonha ganhou):Pedimos o tão ansiado prato e, quando chegou, todas as minhas ilusões se confirmaram....
Devo assumir que sou céptica e quando a senhora do restaurante me tinha explicado que o Frango Tipo Leitão era frango temperado com o molho do leitão e assado no espeto.. fiquei a suspeitar que de leitão seria mesmo só o nome... nem o sabor... mas enfim... viver e aprender...
Veio a travessa e, depois de nos servirmos de um pedaço do frango.... lá demos a primeira dentada.
Ufffaaaaa!!!!
Continuava a saber a frango de churrasco!!!
Ao menos não ia ficar sem comer por não gostar de leitão!!!
Mais umas dentadas confirmaram o que já esperava (secretamente)... eventualmente a pele teria algum tipo de sabor parecido com o leitão, mas a carninha continuava branca, com um delicioso sabor a frango!
Se uma parte de mim ficou desiludida por a experiência culinária não ter sido a ideal (um frango com sabor diferente), outra parte adorou comer frango de churrasco (algo que é sempre delicioso) e a verdade é que tanto o frango como as batatas no forno que o acompanhavam estavam deliciosos.
No final, uma boa mousse de coco (não tão boa como da primeira vez que lá estivera) e uma deliciosa mousse de ananás vieram coroar esta experiência.
Se algum dia passarem por Cinfães, não deixem de provar esta especialidade local e noticiada na internet, e depois digam se eu é que não tenho paladar ou se realmente este "leitão" sabe a frango!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails