sábado, 23 de maio de 2009

Querido, mudei a sala

Pois é, há algum tempo que aqui não vinha, mas pelas melhores razões...
nos últimos tempos, sempre que não estou a trabalhar tenho estado a trabalhar numa remodelação de uma casa antiga que me é muito especial (bem como o seu dono), tentando fazer com que fique mais confortável e acolhedora.
Como não sei dar prioridades ás coisas que me apaixonam, estava a tentar fazer tudo ao mesmo tempo, mas lá consegui ir colocando ordem na "coisa" e parece que as coisas estão bem encaminhadas.
Hoje decidi partilhar convosco a primeira remodelação, que está quase completa (só falta tirar a tinta das janelas, envernizar e reparar as janelas, colocar os objectos de decoração e fotos, alguns quadros... mas o principal está feito e a sala está muito acolhedora e convidativa!!!
Quando lá cheguei, eis o que encontrei:A casa era uma casa que tinha estado desabitada durante muito tempo, que fora construída por baixo de outra... e tinha o mínimo para sobreviver... uma cama e uma mesa que servia de secretária de trabalho... caixas e caixotes estavam empilhados à volta, criando um aspecto desolador e ... nada convidativo.
Atendendo aos limitadíssimos recursos financeiros de que dispúnhamos, parecia ser uma tarefa gigantesca transformar aquele espaço em algo acolhedor, agradável....
As janelas estavam pintadas num castanho terrível, com tinta nos vidros... mal pintadas, mal acabadas...
Uns cortinados sintéticos presos a "algo" como um varão, mas dobrado, arqueado... (que desapareceram logo, guardados no fundo de uma caixa - pois eram coisas da mãe dele).
Caixas e caixinhas, com aparelhagens, malas, sacos... tudo se misturava no chão... e não havia nenhum local para uma pessoa se sentar a não ser na "cama".
Nesta altura a minha avó, que infelizmente se vira "forçada" a ingressar num lar (por motivos de saúde e de melhor acompanhamento) decidiu desfazer-se da casa e ofereceu-me os seus sofás e cadeirões (onde eu dormira tantas e tantas vezes, e onde sempre me recordava de ver o meu avô fazer as suas paciências, ou a minha avó a ver as suas missas na TV)... e as coisas começaram a compor-se.
As campanhas de empresas como Moviflor e Conforama ajudaram a conseguir um mínimo de material (secretária e móvel TV) a uns preços muito reduzidos e com vantagem de pagamento em reduzídissimas prestações sem juros (mais tarde farei um post sobre a minha "fantástica" experiência como cliente Moviflor e publicidade enganosa) e as coisas começavam a ganhar forma:O problema nesta altura era ver como se podia organizar a sala, pois o sofá era muito grande (e confortável), bem como os cadeirões, e a secretária escolhida não era propriamente pequena... e com uma sala minúscula, como compor tudo sem criar grandes desiquilibrios e com conforto?
E como retirar dali todo aquele "lixo" que ensombrava tudo?
Nesta altura recebi a notícia que toda a família tinha levado da casa da minha avó tudo o que queriam/precisavam e que podia lá voltar e ver se havia algo que quisesse.
Com grande alegria minha verifiquei que podia levar o móvel de canto da minha avó (onde estava a sua colecção de pratos de Natal da Vista Alegre, que apesar de serem herança, tinham ficado para trás), assim como a mesinha de centro (que me recebia com flores e recordações das minhas viagens, que a avó sempre adorou, cada vez que entrava em casa da minha avó), bem como uma mesinha de vidro que a minha avó tinha no seu quarto, onde tinha as fotos da sua família (dos filhos às bisnetas) e os seus santos.
Com estes simples complementos, já consegui ver a nossa salinha a tomar forma.
Um novo problema surgia... que tipo de cortinados colocar, o que colocar nas paredes?
Mas as coisas, que pareciam simples e compostas, estavam longe de ter terminado.
Quando colocamos o móvel de canto onde tínhamos planeado... vimos que havia uma tomada enorme que o impedia de estar perto da parede (é uma casa com mais de 30 anos, e apesar de ter tido remodelações há cerca de 9/10 anos, manteve as características antigas, com os fios eléctricos por fora das paredes e com grandes tomadas exteriores. Tínhamos de mudar aquela tomada de sítio...
Uma visita a algumas lojas de decoração e de bricolage (IKEA e Leroy Merlon) ajudaram a ter as ideias para a fase final da sala - umas prateleiras para colocar na parede, uma tapete e uma forma diferente de decorar as janelas.
Finalmente chegava o dia....
No dia 21/05, cheios de coragem, decidimos que íamos fazer a sala.
Depois de um início mais atribulado (mudar a tomada de local provou ser muito mais complicado que previsto), fomos colocar as prateleiras.
Para variar, decidimos fazer de cima para baixo (em vez do contrário), para podermos colocar na altura certa a prateleira superior, sem estar em cima dos fios eléctricos que estavam na parte superior da parede... e apesar das prateleiras terem ficado lindas, o material com que as paredes foram feitas não seria o ideal e os buracos para as fixar acabaram por ficar mais inclinados que o previsto, obrigando a retirar os elementos laterais que uniam as prateleiras, por não estarem alinhados como desejável (mas, honestamente, até gosto mais das prateleiras como estão).
Depois das prateleiras passámos aos estores (a forma encontrada para decorar a janela complementando o estilo da sala), em madeira, que compráramos baratíssimos no IKEA.
Colocámos presos no tecto, criando assim uma falsa ideia de uma janela maior do que é.
No móvel de canto (que finalmente ficara bem colocado, sem nenhuma tomada a interferir), colocaram-se os troféus...
Chegara o momento de limpar a sala, tirar o resto de "lixo", arrumar tudo... para se colocar o último elemento, o tapete.
E quando colocámos o tapete, alguns livros na estante.... e olhámos para a sala... só me apetecia sorrir!!!
Ainda falta muita coisa - algun(s) candeeiro, mudar o candeeiro de tecto, objectos de decoração, plantas.... mas o aspecto da sala ficou tão diferente e acolhedor... nem dá vontade de sair de lá!!!
Aqui vos deixo a sala "quase completa" para verem se não é caso de dizer - querido, mudei a sala!E, mais importante, os móveis que a minha avó nos deu (alguns deles rejeitados pelas pessoas a quem os queria dar) ganharam nova vida e permitem manter sempre presente os meus avós e os seus objectos.
São recordações de uma vida que ajudam no recomeço de outra!
E não me canso de sorrir - só de ver como está bonita e confortável agora aquela sala!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails