quarta-feira, 17 de junho de 2009

Abraços e Abraçar

Mais uma vez me dedico a este tema.
O ficheiro que se exibe abaixo diz tudo...
Quem me conhece sabe que não há nada mais importante para mim do que um bom abraço, sentido, com alma.
As palavras são importantes, ajudam, mas um abraço sentido e com alma derrete o coração, baixa as defesas, aconchega o coração e a alma de quem o recebe, tanto como de quem o dá.
Durante a doença da minha avó e no seu funeral, ouvi muitas palavras de apoio, de encorajamento, mas nada me fazia quebrar como os abraços sentido que recebia.
Não há palavras de consolo que substituam um abraço.
Não há declarações de amor, de saudade, que consigam comparar-se ao poder de um abraço dado com paixão, com sentimento...
Sempre que puderem, em vez de palavras e saudações... experimentem abraçar!
E vão ver que o prazer que sentem em dar esse abraço é quase igual ao que sente a pessoa que o recebe - até porque os melhores abraços, aqueles que salvam vidas, almas, corações... são os que são dados com recíprocidade!
Abraços

O ABRAÇO, SALVADOR DE VIDAS Já se comprovou que todos necessitamos de contacto físico para nos sentirmos bem e uma das formas mais importantes de contacto físico é o abraço. Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes NÃO encontramos as palavras adequadas Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços. Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado. Aumenta a vontade de viver aos enfermos. É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa. O que nos dá um abraço? PROTECÇÃO O sentir-se protegido é importante para todos, mas é-o mais para as crianças e mais velhos, que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia. SEGURANÇA Todos necessitamos de nos sentirmos seguros. Se não o conseguimos, actuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam. CONFIANÇA A confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida. FORÇA Quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam. SAÚDE O contacto físico e o abraço partilham uma energia vital capaz de sanar ou aliviar enfermidades AUTO - VALORIZAÇÃO Através do abraço podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada indivíduo. Esta é uma fotografia de um artigo das «Selecções», que se chama “O abraço salvador” e relata um episódio da vida de duas gémeas, cujos primeiros dias foram passados em suas respectivas incubadoras, sendo que para uma delas não havia esperança de que sobrevivesse. A enfermeira chefe da unidade, contra todas as regras existentes, decidiu juntar as duas irmãs, e aquilo que aconteceu foi verdadeiramente espantoso e comovente: a bebé que se encontrava bem, abraçou a sua irmãzinha moribunda, conseguindo, com o calor do seu corpo, o milagre de lhe regular a temperatura e pulso, o que permitiu estabilizar o ritmo cardíaco da sua gémea... Aqui fica este testemunho da importância de um abraço e do bem que este pode fazer... ... já abraçaste alguém hoje? : ) UM ABRAÇO Faz e Diz Muitíssimo; abraça o teu amigo, abraça os teus entes queridos, abraça as tuas crianças, abraça o teu animal de estimação… ABRAÇA-OS A TODOS! Este abraço é todinho para ti, que estás a ler isto…. DISFRUTA-O!

1 comentário:

Ninja! disse...

Lembro-me que no funeral do meu avô até estava tudo a aguentar-se bem, ou assim parecia, até começarem os abraços, e aí desabafou tudo. Portanto claro que concordo com o que dizes. :)
Peço desculpa não ter respondido antes, mas não recebo e-mails com os comentários... Só de algumas pessoas, por acaso... =(
Seja como for, já te respondi. =)

Related Posts with Thumbnails