quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nunca mais me apanham...

Aqui é um local onde nunca mais me apanham a fazer exames médicos!!!
Ainda por cima é privado, fazem pagar bem pelos exames e tem de ser marcados com imensa antecedência!
Para terem uma ideia, no total de uma mamografia, ecografia mamária e vaginal... estive lá mais de 3.5 horas!!!

Normal?!
Já me tinham avisado que ia ter de esperar muito, mas como tinha feito marcação com quase 2 meses de antecedência e estava habituada ao tratamento e eficiência e rapidez do serviço de que sempre usufruí aqui... ia tranquila.
Engano meu!!!
Mas a culpa também foi minha.

Eu explico...
Dia marcado, hora combinada, lá está a Nuvem, com quase 2 litros de água no bucho (que recomendaram que bebesse), sentadinha à espera que a chamem.
Espera...
Espera....
Espera...
Ao fim de quase 45 minutos (depois da hora marcada) lá se ouve chamar "Nuvem". E vou eu toda contente.
À pergunta da praxe "Acha que pode estar grávida", dei a resposta da praxe "Gostava de lhe poder dizer que sim, mas não, não estou grávida".
E ia toda contente... quando começa o "pânico"....
- Mas não sabe se está grávida?
- Eu sei que não estou grávida, não estou há quase 20 anos... e não foi por falta de tentativas.
- Mas já teve o período?
- Ainda não chegou, mas deve estar a chegar amanhã ou depois.
- Ahhh, nesse caso é melhor fazer primeiro a ecografia vaginal...
- Ok.

Inocência!!!
Mais espera...
Ao fim de quase 1h lá me chamam para a ecografia... e aí é que a minha pouca vontade de estar ali ou alguma vez voltar... se confirmou com todos os seus receios.
- Primeiro tem de ir à casa de banho e esvaziar a bexiga, pois a ecografia é feita de bexiga vazia.
Quase que subi à parede, batia em alguém... nem imaginam!!!
- Só pode estar a brincar comigo!!! Mandaram vir de bexiga cheia, com pelo menos 2l de água, estou aqui há mais de 1.5h à espera e agora diz que não era preciso?!
- Peço imensa desculpa, mas realmente deve ter sido algum lapso e não era preciso... esvazie a bexiga que já a chamo.
Lá fui eu, a resmungar e já a deitar fumo pelas orelhas.... esvaziar a minha pobre bexiga que estava realmente a reclamar por isso há muito tempo.
Passado um pouco lá ouço chamar o meu nome, de novo.
- Por favor entre aqui e dispa-se completamente, diz a enfermeira que me chamara.
Como inocente que sou, despi-me realmente "completamente", pois achei que iria fazer primeiro a ecografia e depois a mamografia marcada... erro!
- Mas quem é que disse que era para se despir toda? É só da cintura para baixo, por isso é que lhe demos só uma saia! Dizem-me, com uns modos "agradáveis".
Como ainda estava a tentar recuperar um pouco de bom humor, ainda respondi...
- Por isso estava a estranhar o "fato"... achei que era um vestido cai-cai de verão com mini-saia!
Mas o sentido de humor por aqueles lados é coisa que não abunda e um encolher de ombros e um olhar sério... remeteram-me "ao meu lugar" de mera cliente/doente.
Mais um pouco de espera e lá me chamam para a sala...
- É a sra que não sabe se está grávida, certo? Diz-me uma médica com um ar arrogante... nem imaginam!
- Como já disse à sua colega, eu sei que não estou grávida e já podia ter feito a mamografia! respondo eu, com a máxima naturalidade.
A resposta da médica?
- Colega não, que ela é uma técnica e a médica aqui sou eu! E eu é que decido se faz ou não e quando faz, e não vai fazer hoje!
Bem... só por estar desnudada é que não me levantei e saí (e porque já tinha pago, que ali pagam-se os exames antes de se fazerem)!
Depois olha para mim, que tinha tirado as sandálias para me deitar na marquesa e diz:
- Mas quem lhe disse para se descalçar? Pode calçar-se por favor!
Ainda pensei que estava a cheirar mal dos pés, ou que não gostava da cor do verniz (ou ausência dele)... mas parece que é mesmo para estarmos calçadas em cima da marquesa do exame.... deve ser hábito desta clínica, pois na outra até pantufinhas nos dão para fazer o exame...
Depois de mais algumas trocas de palavras, em que a médica me informou que só faria a mamografia em Setembro porque iria de férias, mas que não me devia importar com isso... o meu humor ficou visível para todos, especialmente para a médica e enfermeira.
Em função disso ela lá me propõe regressar hoje, para fazer a mamografia, pois ela afinal conseguia-me "inserir" no horário antes de ir de férias, para eu não ficar tão desiludida e não ir fazer à outra clínica (que adoro e onde são rápidos, eficientes e muito simpáticos/cordiais)...
E quando ia a sair... furiosa da vida, até porque tinha o S. à espera e ainda íamos de férias, ainda me diz:
- Sei que está contrariada, mas é melhor assim do que ter um aborto.
Atendendo a que ela me tinha dito, durante o exame, que se via que o período estava a aparecer... a que apesar disso não me deixava fazer logo os exames como estava previsto... e que era arrogante, altiva, mal-educada... impossível de aturar... só consegui dizer:
- Era bom que tivesse um aborto, era sinal que finalmente tinha engravidado!
Saí... mas a odisseia estava longe de acabar.
Com a fúria, ao vestir a camisa para finalmente ir embora, ela descoseu-se e rasgou-se... e foi para o lixo (uma das minhas preferidas)... e ainda tive de ir marcar a consulta de hoje.

Acham que hoje, em que ia só fazer a mamografia, as coisas correram melhor?
Se acham que sim, são mais optimistas que eu!

Antes da hora marcada (9h30) lá estava eu, com a boleia do incansável S., que nuca me deixa ir sozinha e me acompanha e apoia em tudo!
Fui chamada para a mamografia às 10h20... e depois para a ecografia mamária às 10h40.
Fiquei deitada na sala à espera da "sra Dra" mais 15 minutos, e ela entra a correr, a pedir desculpa porque esteve reunida com colegas a "debater um caso" (como se eu não a tivesse visto a passear de uma sala para outra e a combinar o lanche da manhã) e para eu lhe recordar quem era e porque regressava.

Resumindo:
Mais de 3.5 h para fazer exames que demoram, no total, 15 minutos a fazer (sem contar com as 2 deslocações), as dores que ainda sinto no peito e uma médica detestável, arrogante e antipática fizeram que qualquer vontade de aqui regressar fosse... inexistente!

Ainda pensei que fosse só azar meu, mas pelo que me contaram (quem já lá fez estes exames), parece que a demora é sempre a mesma e que a "simpatia", "amabilidade" e "educação" da médica tem vindo a piorar com os anos!
Já lá tinha ido há 2 anos, e não tinha gostado (por isso mudei para a outra), mas depois deste ano, acho que nunca mais me vou esquecer de não voltar lá!

Ainda por cima ainda me dói o peito (podia dizer mamas, porque de "maminhas", como elas insistem em dizer, não tem absolutamente nada... mas mamas é tão grosseiro que prefiro peito, ou seios, como se usa na literatura erótica)... o que faz com que o humor não seja dos melhores!

1 comentário:

For you disse...

Haja paciência ...

Related Posts with Thumbnails