sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Porque já não me consigo calar?

Por vezes gostava de ser muda, ou de ter uma moderação de comentários a agir antes de abrir a boca, para não magoar as pessoas que amo.

Tantas vezes que ouvi (e senti) que antigamente eu não era assim...
E a verdade é que sempre preferia ser eu a sofrer e não dizer o que realmente pensava e sentia, desde que os outros não fossem magoados ou sofressem com as minhas palavras.

Mas com o passar dos anos, parece que passei para o extremo oposto...
Não consigo calar o que penso ou o que sinto.

De uma pessoa dócil e cordata (que modéstia) passei para uma pessoa com mau-feitio e refilona, que está sempre a dizer o que pensa, sem se preocupar com o que os outros possam sentir...
Ok... eu preocupo-me com os sentimentos deles (especialmente família e amor), mas parece que tenho uma outra pessoa a viver dentro de mim que sai para fora nos piores momentos (palavras do S.)...
E, honestamente, custa-me ser assim, pois nunca o fui (pelo menos na maior parte da minha vida)...

A minha mãe diz que sou assim desde os meus 2 últimos empregos, que foram altamente stressantes, com muito trabalho e pouco reconhecimento e contrapartidas e que me desgastaram emocional e fisicamente a níveis nunca vistos.
Eu acho que é da idade, associada ao cansaço de me preocupar sempre com os sentimentos dos outros e não com os meus... aliado a uma dose de cansaço que me impede de me auto-moderar.

Mas... é mais forte que eu... o humor negro, o estar sempre a picar (na brincadeira) e dizer logo o que sinto quando me magoam (ou quando me sinto magoada) e sendo má com essa(s) pessoa(s) parecem estar a fazer parte da minha personalidade - e não sei se gosto de ser assim, pelo menos não com os que me são próximos.
Como disse há uns tempos a alguém ... eu só sou assim com as pessoas de quem gosto...
Mas eles também podem pensar o que eu pensei quando me disseram isso de um familiar meu que é ainda pior que eu... - podias gostar um pouco menos de mim, não?

Será que a solução é a mudez total?
O S. acha que não é a solução, pois quando não falo escrevo e ele diz que os meus dedos são muito mais "duros" nas palavras que quando as digo...
Será que se consegue criar um sistema interno de moderação de comentários? (mas antes de pensar já as palavras me saíram pela boca...)

Aiaiai...
Será mesmo a PDI a atacar e eliminar as barreiras de uma pessoa que toda a vida se preocupou em não magoar os outros e agora... não pensa antes de falar o que sente?

Eu prometo sempre mudar... mas não está a resultar muito e depois ainda fico pior, pois na realidade não digo as coisas para magoar ninguém, ou para ofender!!!
Apenas tenho (com o avançar da idade) desenvolvido um sentido de humor inoportuno e muito negro, bem como um apurado sentido de crítica (dos outros claro, que eu tenho sempre razão e sou perfeita...) que se destaca, muitas vezes, pela negativa.

Será que aos 40 passa?

Espero que sim, mas de qualquer forma aqui deixo à minha família (directa e ao meu amor) as minhas sinceras desculpas por este feitio/sentido de humor/sensibilidade que é mais forte que eu... mas é só porque os amo (a sério)!

E vou treinar para ser novamente muda...

1 comentário:

Ursinho disse...

Forma parte da tua personalidade.

Já te disse hoje...?

Lembra-te:

De todas as cores, formas e feitios.

Um beijo

Related Posts with Thumbnails