sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O poder de um fato e gravata

Ontem fiquei impressionada com o poder que um fato e gravata auferem a quem os usa - em Portugal, claro!
A situação, no mínimo caricata, tem a ver com mais uma aquisição naquela loja que "adoro" e de que já falei anteriormente, que prima pelo serviço de qualidade.
Contra tudo o que prevíramos quando comprámos as coisas para a casa de Cinfães, encontrámos nessa loja uma cama dupla com estilo de sofá, muito gira e com um bom preço.
Como precisávamos de camas para os miúdos (sim, que a nuvenzinha já tem 2 irmãos mais velhos), para que tenham o seu canto quando vem visitar o pai, lá rumei eu à loja, com a mamã, para comprar a camita para que os miúdos tivessem as suas caminhas quando chegarem no Natal.
Entramos, vou directa ao local e ao ver uma funcionária indico que quero comprar aquela cama.
Vamos até ao computador e lá ela indica que está esgotada e que só em Fevereiro terão outras.
Posto isto, indico que nesse caso quero comprar a de exposição (até porque não havia nada a indicar que estava esgotada ou que não se podia comprar o artigo de exposição).
Ao que ela responde, de uma forma até um pouco grosseira, que os artigos de exposição não são para venda e não pode vender aquela cama.
Como estava com a minha mãe, não quis fazer muito barulho, até porque meti logo na ideia ir a outra loja ver se a situação seria idêntica.
Resta dizer que eu estava vestida de grávida sem muito que usar (calças de ganga e camisolão) e a mamã à professora de escola de ensino básico (sim, que agora já não se usa primária, temos de ser politicamente correctos).
Dois dias depois, agarro no S. e vamos a outra loja da mesma cadeia, e a ideia era indicar logo que queríamos a de exposição.
Entramos, andamos quase 5 minutos à procura de alguém para nos atender (depois de verificar novamente que não havia informação de artigo esgotado ou que não se vendia o de apresentação) e lá foi ele indicar que queria aquela cama dupla.
Novamente o mesmo discurso... está esgotada, só em Fevereiro e não, não vendemos a de exposição.
Ele ainda estava a ficar chateado, e mais ficou quando perguntei se podia reservar para Fevereiro e me indicaram que sim, mas teria de pagar!
Enfim.... o que pensei logo?
Vou já preencher o livro de reclamações (que adoro)? Ou procuro outra solução antes?
Claro que vou ver a outra solução - o meu pai!!!
Ele adora estas coisas ilegais destas cadeias de lojas, adora reclamar os seus direitos e tem vários conhecimentos.
Pensei logo - vou falar com ele e ver o que se pode fazer, até porque os miúdos estão quase a chegar e não podem estar sem caminhas!
Falei com ele, que verificou junto da ASAE e da inspecção das actividades económicas a legalidade da situação e lá rumámos à primeira loja onde até foram indelicados.
Ele ia com o seu fatinho de executivo e gravata da moda e eu... para variar... calça de ganga e camisolão por fora (que isto de ter barriguita não dá muito jeito).
Depois de ele verificar que não havia a tal indicação explícita (e obrigatória) de que não se podia vender os artigos de exposição, fomos até à famosa cama - onde continuava a não estar indicado que o artigo estava temporáriamente esgotado (como deveria estar, visto lá ter estado uma semana antes e já estar esgotado).
Ao lado estava uma funcionária que veio logo atender (que diferença da outra onde se procura um funcionário durante imenso tempo), a quem ele indicou "Viemos comprar esta cama", simples e curto!
Ela foi ver ao computador e regressou com a famosa mensagem "Está esgotada, só em Fevereiro".
Ele, impassível - Então levamos esta!
Acreditam que ela nem abriu a boca?!!!
Foi ao telefone, e regressou dizendo - vem buscar ou querem com entrega?
Nada!!!
Não disse que não vendiam, que não podia ser... nem o deixou reclamar um pouco os seus direitos... nada!!!
Eu vou a duas lojas e não só recusam vender como até são "grosseiros" e ele chega lá e em duas frases traz a cama que precisávamos?!
Realmente, a pose superior e o fato e gravata fazem maravilhas em Portugal - e então nestas "cadeias" é impresisonante o efeito.
Está visto que o serviço ao cliente aqui é do pior e que, quando for às compras, tenho de me vestir como Sra Directora para ter um atendimento de qualidade, porque se for de calças, ténis e camisolão sou uma pessoa "menor" a quem esta gentinha acha que pode maltratar.
Gostava que fosse diferente e não gosto de generalizar, mas depois de anos a trabalhar na e com a grande distribuição, posso dizer que é... Portugal no seu melhor!
imagem retirada da internet

6 comentários:

Carla Cruz disse...

Não está mal... considerando que eu já entrei numa loja a perguntar o preço de uma camisola que estava em exposição sem preço indicado e que a resposta que obtive foi "não é para si"...

Nuvem disse...

a nós disseram sempre - o que está em exposição não é para venda!!!
assim, simples, curto e grosso.
E duas pessoas diferentes em duas lojas diferentes.
Ao pai... com certeza, é só um momento!
O que faz a pose de dr!!

Rafeiro Perfumado disse...

Quando andei a mobilar a minha casa passei por situações do género. Se ia à semana, trajado de fato e gravata, quase que me estendiam a passadeira vermelha. Se ia ao FDS, de ganga e barba por fazer, quase que andava pela loja acompanhado com um segurança, não fosse tentar fugir com um sofá no bolso.

É o culto da imagem, uma tristeza com a qual temos de conviver.

Beijo!

tronxa disse...

xiiii nuvem!!

havia de ser cmg!! eu tenho um mau feitio para kem me fala curto e grosso, k nem imaginas!!

respeito toda a gente que trabalha e que num ou outro sitio me servem, mas nao se lembrem de serem mal-educados, pk chega-me facilmente a mostarda ao nariz!!!

acho que lhe enfiava a dita cama pela goela abaixo!!

ehehehehehe

bjnhsssssssssssss e agora so podes lembrar a parte boa... a de ja teres a cama para os manos da nuvenzita!!

é que os nossos filhotes nao gostam de nos sentir chateadas, quando andam dentro de nós!!

made in ♥ love disse...

impressionante, é um bocadinho como nos Call Center é preciso termos sorte em quem nos atende!!!

Já tens caminha é o que interessa :) para a próxima reclama logo não va perderes essa oportunidade novamente eheheheh

Um beijinho
Eduarda

For you disse...

E não é q é mesmo assim?
E estou mesmo a ver q o teu Pai ia todo contente reclamar. Foi com tta convicção q nem lhe deram oportunidade.

Esta tua história foi mt boa.

Beijos a todos os intervenientes, não esquecendo a nuvenzinha ;)

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