sábado, 28 de agosto de 2010

Regressamos com receitas

Não, ainda não morri nem em aconteceu nada de mal!
Só que aproveitamos estes dias para a nuvenzinha conhecer o resto da família paterna, estar com os manos e irmos de férias para o Norte.
E que bem que lhe soube!!!
Cresceu IMENSO, ficou mais menininha, passou a dormir na caminha dela, a roupa toda deixou de lhe servir (aos 4 meses veste 9-12 meses) e andava feliz com os ares do campo e em ser o centro das atenções (depois falo melhor sobre isto).
Mas o mais importante são as decisões de férias (a ver quanto tempo duram) de começar a comer melhor e a criar rotinas e hábitos alimentares mais saudáveis. Uma delas é comer peixinho pelo menos duas vezes por semana.
E começámos esta semana, pois a seguir a um dia com espetadas mistas de peixe (acabadas de fazer no PD aqui ao lado), decidi fazer pela 1ª vez na vida pargo assado no forno.
Depois de a sr da peixaria se ter rido com a minha ignorância nestes assuntos de peixe.... e me ter escolhido um belíssimo pargo que arranjou e limpou (e fez também os cortes no lombo), lá vim eu para casa procurar receitas na internet para cozinhar o meu primeiro pargo.
Para variar, fiz uma mistura de todas elas e o resultado final, personalizado, nem foi nada mau (vejam lá se descobrem o pargo na imagem)...


Então aqui vai a receita do Pargo Assado à minha moda:

INGREDIENTES:
1 pargo (o nosso tinha 1kg)
cebola (eu usei 2)
alho (eu gosto de ... muito)
1 limão grande
pimento verde e/ou vermelho
tomate (eu usei 2 médios/pequenos)
azeite
vinho branco
1 caldo de peixe
tomate pelado (usei metade de uma embalagem pequena)
batatinhas para assar (eu usei das congeladas da Makro, que são pequeninas e deliciosas)
Salsa/orégãos (usei do já picado e congelado do Jumbo)

PREPARAÇÃO:
Numa travessa de ir ao forno untei o fundo com um pouco de azeite e cobri com a cebola cortada ás rodelas e com o pimento (eu usei uns restos de pimento vermelho e verde que tinha cortado em bocadinhos e congelado já há algum tempo).
Corta-se o tomate em pedacinhos e coloca-se num copo junto com um pouco de azeite, com +/- 1dl de vinho branco, o caldo de peixe, um pouco de salsa e de orégãos, alguns dentes de alho (eu uso sempre muito e coloquei uns 5) e depois passa-se tudo pela varinha mágica.
Unta-se o peixe bem untado com esta "mistela" e colocam-se rodelas de limão nos dois golpes transversais de cada lado e por baixo da cabeça.
Coloca-se o peixe na travessa de ir ao forno.
No copo onde estava esta "mistela" adicionamos mais um pouco de vinho branco (+/- 1 dl), azeite e o tomate pelado e misturamos tudo de novo criando a "mistela2".
À volta do peixe colocamos as batatas para assar, cobrimos com muito alho (eu aqui usei o alho já picado e congelado do Jumbo) e regamos com a "mistela2".
Levamos tudo ao forno a assar e vamos regando com o molho para o peixe não secar e as batatas assarem bem.
O resultado final, que achámos muito bom e o peixe era mesmo delicioso, branquinho e muito suave!


2 comentários:

Anónimo disse...

Oii! :)

Está com muito bom aspecto!! Mas eu até nem sou muita chegada ao peixe, o que é pena porque isso me parece divinal!

Bjs

Nuvem disse...

Fátima - desculpa só agora responder, mas o teu comentário ficou "perdido"
eu também não sou grande fã de peixe (mas adoro sushi), só que com uma bebé tem de ser... e com um namorido que adora peixe :)

beijocas

Related Posts with Thumbnails