Hoje estou mesmo furiosa!!!!
Tenho de me controlar para não desatar a "asneirar".
De feliz que estava com a creche da pipoca e com o tratamento que recebia passei a extremamente desiludida e insatisfeita e não me parece que as coisas vão mudar (muda ela)!
Ela sempre foi uma criança precoce e aprende por imitação e por estímulos e aos 10 meses, quando já andava, passaram-na para a sala dos mais crescidos (1-3 anos, pois não havia turma intermédia).
Ela cresceu imenso e evoluiu imenso e adorava ir para a creche.
Estava numa sala grande, com muitos brinquedos e actividades e acima de tudo com crianças que ela imitava e adorava.
De repente passam-na para outra sala (sim, 3ª educadora no ano), onde a maioria das crianças não anda e é uma sala para "aquisição da marcha", cheia de colchões, com muito menos brinquedos e estímulos diferentes.
E de repente a minha filha, que sempre foi feliz para a creche, começa a não querer ficar, a hesitar... até a chorar algumas vezes!!!
E sim, esta seria (digo seria porque há crianças mais novas) a turma em que normalmente ela estaria integrada... dizem, mas com crianças que não tem de perto o mesmo desenvolvimento que ela e o amiguinho que fez o mesmo percurso que ela e acabou na mesma turma que ela.
Feita a "reclamação" (desabafo/insatisfação) na creche fizeram uma reunião em que estavam todas as educadoras para "explicar" porque é que ela está melhor nesta turma ("infeliz") que na outra onde ela estava (feliz) e que tem mais actividades para a idade dela, blablabla.
Chegaram ao cúmulo de insinuar (quase diretamente) que eu é que transmitia infelicidade á minha filha, que quando eu não estava lá ela estava bem (claro que sim... ela está sempre bem)!!!
Bem... agradeci a reunião (foi muito correto da parte deles tentarem explicar a situação e fazerem esta reunião), mas não fiquei de todo convencida, até porque foi quase um pró-forma pois nada mudou.
Na outra turma ela estava a começar a comer sozinha na mesa com os mais velhinhos, estava a começar treino de bacio, etc... e agora... está novamente com os bebés.
Posso perceber que este seria o percurso normal, não consigo aceitar o que fizeram e estão a fazer, que é cortar as pernas à miúda e ao amiguinho.
Hoje fiquei tão revoltada quando cheguei lá para a deixar que está tudo atravessado e amanhã vou partir mesmo a loiça!!!
A sala onde estão é mais pequena e tem menos luz que as outras (era onde dormiam a sesta...), e só lá estava ela e o amiguinho que andam bem e estão super desenvolvidos... com 3 bebés que estão a aprender a andar!!!
Mas estão a brincar comigo?!
Já acha (a diretora pedagógica) que ela não está a recuar por ter estado 3 meses numa turma com uma educadora e um grupo de crianças mais velhas e desenvolvidas e agora colocarem-na numa turma com crianças muito mais atrasadas... mas ainda por cima numa sala para quem está a aprender a andar onde só ela e o outro andam?!
Está visto que eu sou muito burra (isto de ser mãe de primeira viagem) e não consigo perceber a mais valia para ela deste retrocesso e integração neste grupo!
Toda a gente a quem conto o que se passou pensa que é errado (de pais a psicólogos, professores, educadores), mas pelos vistos estamos todos errados e a creche é que está certa!!!
E como não me conseguem convencer que é o melhor para ela (ainda por cima parece que agora vai seguir sempre com esta turma), parece que vamos mesmo de ter de encontrar outra solução onde ela fique bem e esteja estimulada, porque aqui já não estou (de todo) satisfeita!!!
Adoro a creche, o espaço, as educadoras, ODEIO o que estão a fazer à minha filha e ODEIO ver a sala e o grupo onde agora tenho de a deixar (e sim, elas que digam que eu é que transmito isso à minha filha, mas não percebem que eu não tenho problema em deixar lá com as educadoras, o meu problema é a turma onde agora a integraram)....
Amanhã.... amanhã vou ter de mudar as coisas e ser direta (eu não quis dizer para a mudarem de turma porque não achava bem ir contra o que as educadoras acham melhor, mas amanhã ou a mudam de turma ou ela terá de encontrar outras alternativas).
Olha que coisa!!!!!
Se uma criança é mais precoce, não pode avançar?!
Tem de estar no grupo mais atrasado porque é "do grupo etário"?!
Isso é um bom princípio para um bom desenvolvimento das crianças... assim não se desenvolvem ao ritmo delas mas ao que é mais conveniente para as educadoras e a creche.... rica ideia!!!!
Não se podem saltar anos lectivos... ou grupos....tem de se estar no rebanho, mesmo que o rebanho não motive nem estimule para crescer!
E o facto de uma criança que sempre foi feliz e ficava feliz e largava logo a mãe agora não querer ficar ou ficara apática... são só coisas minhas!!!
FURIOSA!!!!!!
Será que estou assim tão errada de querer que ela se mantenha na turma onde estava, mesmo sendo mais velhos e ela não podendo/conseguindo fazer tudo o que eles fazem, mas sendo muito estimulada, ficando feliz, e desenvolvendo-se ao seu ritmo e rapidamente graças aos estímulos recebidos?!