domingo, 27 de março de 2016

Para que perguntam se não querem ou podem ouvir a resposta certa?


- Estás bem?
Se não estivesse não estava aqui! Serve de alguma coisa pensar que não estou bem? É por não estar bem que as coisas mudam?
Não, não estou bem há muito tempo, anos mesmo, mas isso não muda nada, por isso o melhor é estar sempre bem!
É uma pergunta da praxe, mas tão ... imbecil? As pessoas esperam mesmo que vá desfiar um rol de "desgraças", dores ou algo no estilo?
Não estar bem é estar a morrer, é não ter casa, não ter família... isso é não estar bem! Agora o resto... é estar sempre bem!
E pior que a pergunta é quando responder que está tudo bem, tranquilo e tens de ouvir um "Bem... se para ti está tudo tranquilo, se achas mesmo que é assim, ainda bem!" dito com um ar de ironia ou nojo que só te apetece levantar e ir embora? Haja paciência e educação.
- Precisas de alguma coisa?
Isto é o que mais odeio!
Se eu preciso de alguma coisa tento arranjar ou peço ajuda!
Mas normalmente a pergunta vem de quem não pode ajudar. Então para que perguntar?!
Sim, preciso de ganhar o euromilhões, sim preciso de ter tempo e dinheiro para ajudar toda a gente que depende de mim (infelizmente não é só a minha filha).
Consegues fazer isso por mim? Não? Então não me perguntes se preciso de alguma coisa quando na maioria das vezes quem pergunta é quem precisa de ajuda!
- Estás com ar cansado!
Sim, obrigada, eu sei!
Experimentem ser mães solteiras, experimentem ajudar toda a gente e ficar sem dinheiro/paciência/meios para tratarem de vocês e depois venham mostrar o vosso ar!
Experimentem ter dois empregos exigentes para conseguir pagar as contas (e não são só as vossas) e logo me contam como se sentem!
Ajudam toda a gente (incluindo e especialmente financeiramente), ficam sem poupanças e mesmo assim conseguem ter energia e meios para tratarem de vocês? Parabéns! Eu infelizmente não consigo e por isso é normal que pareça cansada - é porque estou!
Estou cansada de lutar e ajudar e não ver retorno! Estou cansada de tapar o sol com a peneira, em vez de sentir que estou a ajudar a pescar! Estou cansada de "chantagens psicológicas", assédios morais e profissionais.
Vou baixar os braços?
Nem pensar, Vou continuar a sorrir, vou continuar a lutar, vou continuar a explodir as minhas finanças para dar apoio a toda a gente que precisa e a ficar sem meios para tratar de mim. Mas vou estar de consciência tranquila e vou fazer o possível para ajudar quem precisa (mesmo que seja quem se encosta e isso e não faz por sair) e por criar uma filha feliz e saudável!
É um desabafo negativo?
Talvez... às vezes a mudança traz ao de cima as coisas menos boas.
Mas a verdade é que por muito em baixo/sem paciência que possa estar, vou continuar a lutar, a estar "sempre bem" e a não precisar de ajuda de quem não a pode dar e/ou não percebe que a melhor ajuda que me podem dar é mostrarem, pelo exemplo,  que lutam por si e por estarem bem!
Não estou cansada, nem preciso de ajuda e estou sempre bem com pessoas que estão sempre bem (e não dizem isso num tom de quem está a morrer, ou com atitudes de quem está no buraco e gosta de lá chafurdar e não quer sair).
Mais que perguntar, importante é fazer!!!
Eu faço por estar bem, por conseguir os meus objectivos, por muitos percalços que a vida me coloque no caminho. E tu?
Estás bem ou vais ficar a ver a vida passar agarrado a milhares de desculpas?
Resumindo - não perguntem! Façam antes por me ajudar a estar bem!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails