quarta-feira, 11 de maio de 2016

VIVER ACIMA DAS POSSIBILIDADES

Quem me conhece hoje em dia não sabe que passei muitas dificuldades na vida.
Nunca passei fome, é certo, mas também nunca tive grandes luxos. Comi muitas vezes papas de pão de manhã, a minha roupa era feita pela minha mãe, os sapatos comprados na feira ...e tudo o que quis de mais valor sempre trabalhei para ter.
Até no desporto me esforcei para subir rapidamente, para que os meus pais (mãe) deixassem de pagar as mensalidades de um desporto que adorava.
Desde muito nova que sempre aprendi que só se gasta o que se tem e que, se possível, se deve deixar de lado dinheiro para emergências - e elas existem!!! Especialmente quando menos as esperamos!
Trabalhei nas férias desde que tinha 14 anos e trabalhei durante a faculdade, para não sobrecarregar demais os meus pais! Há mais de 30 anos que trabalho para pagar as minhas contas!
Mesmo assim a minha mãe sempre me apoiou financeiramente e ainda hoje trabalha mais do que devia nesta altura da sua vida, tudo para me continuar a apoiar (enquanto mãe solteira e agora desempregada que há 2 meses que não recebe um tostão). Pagou a minha multa quando tive o acidente de carro (e todas as ENORMES despesas legais), ajudou a sustentar a casa quando estive em França, continua a pagar todos os seguros dos carros e alimentava a minha filha todos os dias à noite (ela jantava com a avó durante a semana) e só não faz mais porque não deixo!
Por isso é que não consigo perceber como continuam a existir pessoas que não conseguem gerir o dinheiro que tem e vivem acima das possibilidades!
Se eu já pago mais uma renda de casa, seguros, telefones, despesas do cão.... como é que o dinheiro dessas pessoas não dá para viver??!!
Como é que eu com o mesmo rendimento mensal (e agora sem nenhum) de algumas pessoas, consegui junta poupanças (que já desapareceram entretanto) conseguia pagar as minhas despesas, a casa, as da minha filha e ainda pagar outra casa e outras despesas... e há pessoas que não conseguem gerir o que tem e continuam sem dinheiro?
Como é que eu consigo comer, vestir e alimentar duas pessoas (ok, a minha mãe ajudava antes a alimentar a neta dando de jantar), sustentar casa e carro e uma pessoa com o mesmo rendimento mensal que eu, que não estava a pagar casa, seguros e carro (que era eu que pagava) não consegue???
Há realmente coisas que eu não percebo... como se conseguem acumular dividas sobre dividas, dever dinheiro a toda a gente e não conseguir sequer gerir o dinheiro para chegar ao fim do mês?
Não consigo perceber como não se prefere abrir falência e recomeçar do zero a pedir dinheiro a toda a gente, incluindo a quem não se devia pedir.
Não consigo perceber como não se luta para arranjar rendimentos (dar consultas, criar formação, consultoria, IEFP... algo) e se passa o dia em casa sem fazer nada e esperar que nos paguem as contas...
Não consigo perceber porque se prefere a chantagem emocional poderosa a lutar para erguer a cabeça e não ter dividas.
Não consigo perceber porque é que eu é deixo de ir ao médico, tomar medicação importante (mas cara), levar a minha filha aos locais que ela sonha, mesmo trocar de carro... para pagar dividas de quem não luta para corrigir a situação!
E quando acabar o resto das poupanças? E quando eu já não tiver trabalho nem poupanças, como vai ser?
Eu continuo a lutar por um futuro para a minha filha, por realizar os sonhos dela, mas cada vez está mais difícil, pois tenho de lutar por mim e por outros... Tenho de lutar para sustentar duas casas.... e estou exausta!
Porque é que se insiste em viver acima das possibilidades e não se faz nada para corrigir isso e se prefere enfiar num buraco, tapar a cabeça e esperar que passe, sem pensar nas consequências?
Enfim.... desabafos e idealismos de quem não foi ensinada a agir assim e luta para não ser um peso para os outros! E para não ter dívidas e sempre pagar tudo com o que tem ao fim do mês, se possível colocando um pouco de lado, mesmo que implicasse ter dois trabalhos para pagar tudo!
E não, não me importo de ajudar e sou a primeira a saltar em frente para ajudar - mesmo quando me prejudica!
Só que há ajudar e há sustentar e quando se ajuda a pessoa do outro lado luta por sair da situação e por reverter as coisas. Quando se sustenta a pessoa passa a contar com aquilo e não luta para reverter a situação e não depender da ajuda (especialmente se quem ajuda não tem condições para o fazer).

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails