Aqui vos transcrevo alguns dos textos que encontrei sobre o tema (o da Wikipédia numa versão literal e o do Movimento numa tradução "livre", pois está em inglês):
A "Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é uma campanha iniciada em 2004 em Sidney, Austrália por Juan Mann e amplamente divulgada em 2006 através de um videoclip no You Tube. Envolve pessoas que oferecem abraços para estranhos em locais públicos. A campanha é um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objectivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhores.
A campanha cujo objectivo era abraçar pessoas em Pitt Street Mall, uma rua de Sidney, apenas para alegrá-las e incentivá-las a fazer o mesmo com outros. Depois de um tempo, guardas, a polícia e o conselho da cidade o disseram para parar. Mann e seus amigos conseguiu uma petição que juntou 10,000 assinaturas e recebeu permissão para continuar distribuindo abraços de graça.
A campanha ficou famosa no mundo inteiro graças a um vídeo no You Tube, que é um dos mais vistos do site.
Um certo dia, Mann ofereceu um abraço a Shimon Moore, o líder da banda Sick Puppies e desde então se tornaram bons amigos. Um certo dia Moore decidiu gravar Mann fazendo sua campanha dos Free Hugs e adicionou a música All the same e o vídeo acabou virando o videoclip da música da banda em um dos vídeos mais vistos do You Tube.
Site do Movimento: www.freehugscampaign.org
Por vezes, um abraço é tudo o que precisamos.Free Hugs é a verdadeira e controversa história de vida de Juan Mann, um homem que tinha como única missão chegar a um desconhecido e abraçá-lo para lhe alegrar a vida.
Nesta idade de desconexão social e falta de contacto humano, os efeitos da Campanha Free Hugs tornaram-se fenomenais.
À medida que este símbolo da esperança na humanidade se espalhou pela cidade, a polícia e a guarda ordenaram que a Campanha Free Hugs fosse BANIDA. Aquilo que então observámos foi o espírito da humanidade a unir-se, naquilo que só podemos descrever como tendo sido uma acção espantosa.
No espírito da Campanha Free Hugs, PASSE ESTA MENSAGEM A UM AMIGO e ABRACE UM DESCONHECIDO! Afinal, pode tocar só uma pessoa
Como começou:
Eu vivia em Londres quando o meu mundo se desmoronou e tive de voltar a casa. Quando o meu avião aterrou em Sidney, tudo o que me restava era um saco de viagem cheio de roupas e um mundo de problemas. ninguém para me receber, nenhum sítio a que chamar casa. era um turista na minha própria cidade.
De pé ali, naquele terminal de chegadas, observando os outros passageiros que reencontravam a sua família e amigos, com os braços estendidos e caras sorridentes, abraçando-se e rindo em conjunto, quis que estivesse lá alguém à minha espera. Que estivesse contente por me ver. Que me sorrisse. Que me abraçasse.
Então agarrei num bocado de cartão e num marcador e fiz um sinal. Encontrei a rua pedonal mais movimentada da cidade e ergui bem alto aquele sinal, com as palavras "Free Hugs (Abraços Grátis)" nos dois lados.
E durante 15 minutos as pessoas só olharam a direito através de mim. A primeira pessoa que parou, tocou-me no ombro e contou-me como o seu cão tinha acabado de falecer naquela manhã. Como aquela manhã tinha sido a manhã do primeiro aniversário em que a sua filha única tinha morrido num acidente de carro. Como aquilo que ela precisava naquele momento, quando se sentia a pessoa mais solitária no mundo, era de um abraço. Eu ajoelhei-me, pisemos os nossos braços á volta um do outro e quando nos separámos ela estava a sorrir.
Toda a gente tem problemas e certamente que os meus não se podem comparar. Mas ver alguém que anteriormente estava triste ou preocupada sorrir, nem que seja por um momento, é sempre compensador.
Porque foi banido?
Responsabilidade Civil, medo e burocracia. Mas está tudo OK agora! Certifique-se que contacta as autoridades locais antes de embarcar no seu Hugathon!
Agradecimentos especiais
Gostaria apenas de agradecer aos Sickpuppies pela sua incrível canção "All the Same " sem a qual o vídeo da Campanha Free Hugs nunca seria o mesmo.
Para a sua música visitem www.sickpuppies.net !
Para verem o Guia Ilustrado de Free Hugs (versão inglesa), basta irem ao site do movimento ou carregar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário