domingo, 31 de agosto de 2008

Rotina

À minha volta as relações terminam ou, pior que isso, morrem de morte natural sem que as pessoas se apercebam que terminaram ou tenham a coragem de as enterrar.
Este é mais um fenómeno que me transcende... porque termina o amor?
Porque termina uma relação que parecia tão bonita, ou que durou tanto tempo ou em que as pessoas foram tão apaixonadas?
A explicação, simplista como eu, é que as pessoas deixam de alimentar a relação, caem na "rotina" do dia-a-dia, caem na armadilha da vida familiar.
Mas não consigo perceber o porquê!!!
Sei que me "acusam" de ser estupidamente romântica e, inclusive, dizem que coloca muita pressão na outra pessoa (especialmente se ele não for nada romântico), mas a verdade é que prefiro ser estupidamente romântica e alimentar sempre a relação e a paixão do que deixar cair na rotina e na monotonia.
Tenho visto relações que se terminam porque as pessoa preferem terminar do que ser traídas no futuro!!!
Para mim isso só pode significar que as pessoas não amavam a outra ou que elas próprias concebem a hipótese de traírem o parceiro e por isso se tentam rever em hipotéticas acções deles.
Mas no fundo resume-se a .... não amavam o parceiro, pois quem ama não pensa que pode acabar por algum motivo estúpido e sente segurança nesse amor e no que sentem!
Tenho visto relações acabarem porque um dos parceiros se vai distanciar do outro e preferem acabar a viver uma relação à distância.
Mais uma vez, ou as pessoas são egoístas, porque acham que o outro se vai afastar delas por motivos pessoais em vez de se encarar como uma necessidade de encontrar o que se procura (pessoal ou profissionalmente) e não conseguem/podem acompanhar a pessoa, ou não amam ou se sentem amadas o suficiente para compreender que se pode viver uma relação à distância (durante um determinado período de tempo).
Especialmente quando a distância hoje em dia se supera com a Internet, comboios, carros, aviões!
Mas é preciso amar para suportar a distância e compreender que por vezes há situações que implicam afastamentos físicos, sem que isso signifique afastamento emocional.
Tenho visto relações que terminam porque as pessoas chegam à conclusão que já não gostam do outro, que só sentem amizade, etc.
Mas porque passaram do amor à amizade?
Será que alguma vez existiu amor?
Porque será que no início da relação as pessoas procuram os gestos românticos e apaixonados, encontram tempo para trabalhar, viver a vida e namorar e de repente, quando casam ou vivem juntos, deixam de ter esse tempo?!
Porque se arranja tempo para tudo, menos para namorar, para cultivar a relação especial que os aproximou?
Se não se cultivar a relação, se acharmos que o facto de a pessoa estar à nossa espera em casa chega... qualquer relação acaba.
Independentemente de ser um casal sem filhos ou com filhos, é de vital importância cultivar os gestos românticos, as escapadelas a dois, as saídas românticas ou os pequenos gestos que alimentam a paixão.
Nem sempre existe apoio familiar para um casal com filhos poder sair, ou nem sempre se gosta de confiar em babysitters, mas os pequenos gestos românticos existem na intimidade do casal, da casa.
Porque, efectivamente, quando se chega a um ponto em que nenhum dos elementos do casal é capaz de ter, fazer, aceitar gestos românticos, para quê prolongar a relação?
O que me entristece é perceber porque as pessoas deixam o amor morrer assim!!!
Compreendo que os namoros acabem, pois quando uma pessoa se apaixona idealiza o outro e a convivência diária pode fazer com que se compreenda que efectivamente aquela pessoa, com as suas qualidades e defeitos, não nos complementa.
Mas não consigo compreender relações de anos, vidas construídas em conjunto, que acabam simplesmente por "terem caído na rotina", por viverem para e em função dos filhos, por não terem tempo para o "nós", para a paixão!!!
E pior do que ver acabar relações por isto, é ver as relações que se mantêm durante vidas em que cada elemento está "morto", não se lembra do que é paixão... se limita a viver numa relação sem amor, sem paixão... porque sim!
É por isso que, por mais "solitário" que pareça, prefiro estar sozinha e ser apaixonada pela vida e pelo amor, do que viver uma vida inteira (ou dias, semanas, meses, anos) sem amor e paixão ao lado de alguém, só porque em algum dia da minha vida tinha escolhido essa pessoa, mas ela já não é capaz de responder ao meu amor, ou ter gestos de paixão e romantismo que alimentem a nossa relação!!!
Ainda pior que isso seria ficar numa relação sem amor por motivos financeiros ou familiares... pois podem dizer-me o que quiserem, podem tentar convencer-me com os filhos, família, etc.... mas nunca me vão convencer a ficar presa numa relação sem amor, especialmente se não há sequer vontade de alimentar essa relação em termos de paixão e romantismo e se prefere viver com a desculpa da "rotina".
Porque continuo a pensar que mais triste que não ser amada... mais triste que cair na armadilha da "rotina"...é viver sem amar!

2 comentários:

O QUATORZE disse...

Bõa Tarde
Esse sentimentos e opiniões sobre o relacionamento amoroso de duas pessoas é muito bonito e compreensivel.
Eu penso o mesmo, só difére no aspecto de nunca irá acontecer.
Amizade
Luis

Nuvem disse...

Porque achas que nunca irá acontecer?
Achas que é muita utopia minha acreditar que se duas pessoas quiserem... acontece!
É que por norma só uma das pessoas luta, ou lutam em alturas diferentes... mas se fazem um esforço quando namoram, porque não continuar nisso quando se juntam???

Related Posts with Thumbnails