domingo, 16 de novembro de 2008

Resiliência

Um interessante artigo, recebido hoje, e que aqui deixo para partilhar.
Até recentemente sempre me considerei uma pessoa resiliente.
Baixei um pouco "a guarda", mas estou de volta, disposta a superar qualquer obstáculo que a vida ainda tenha para me transmitir.
Aliás, com uma família como a minha, com os exemplos da minha mãe, pai, madrinha, tios... não poderia ser de outra forma - a resiliência está nos genes!!!

RESILIÊNCIA É ATITUDE
Na área do desenvolvimento humano, um conceito muito valorizado actualmente é resiliência, a capacidade de superar adversidades sem se despedaçar. A pessoa resiliente é dura na queda: enfrenta crises, sofre perdas, encara fracassos e continua firme, não desiste de seus objectivos.
Parece até que quanto mais problemas enfrenta, mais forte fica.

Não é de se estranhar que essa característica seja tão valorizada.

O mundo globalizado é imprevisível, e a qualquer momento podemos enfrentar situações críticas, turbulências, mudanças que inviabilizam nossos projectos, até mesmo uma dispensa do trabalho.

O mundo de hoje não nos oferece garantia de nada. Nós é que temos de nos garantir, tendo o preparo necessário para enfrentar as situações inesperadas.
Penso que a chave da resiliência está na forma como se interpretam as experiências difíceis e estressantes da vida. Revoltar-se contra essas situações, encará-las com pessimismo ou reclamar como o mundo é injusto - que é a atitude de muita gente - não leva a nada.

Mas quando se consideram as crises e dificuldades como fatos naturais da vida, que nos proporcionam oportunidades de crescimento, é possível enfrentá-las com algum equilíbrio e consciência.

Se você quiser desenvolver a qualidade da resiliência, comece a interpretar as dificuldades como desafios e dirija sua energia para superá-los, não para lamentá-los.

Tire proveito deles para desenvolver novas competências e se fortalecer.
Ao assumir essa postura e repeti-la ao longo do tempo, chegará um momento em que nada poderá abalar sua autoconfiança, pois você já terá passado por muita coisa e saberá que tudo dá certo no final.

Então compreenderá que resiliência não é um 'poder especial' que algumas pessoas têm, mas, simplesmente, uma atitude
Por: Leila Navarro
Para quem estiver interessado em saber mais sobre a autora deste artigo, basta visitar o seu site, carregando aqui.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails