terça-feira, 7 de junho de 2011

Furiosa / desiludida

Hoje estou mesmo furiosa!!!!

Tenho de me controlar para não desatar a "asneirar".

De feliz que estava com a creche da pipoca e com o tratamento que recebia passei a extremamente desiludida e insatisfeita e não me parece que as coisas vão mudar (muda ela)!
Ela sempre foi uma criança precoce e aprende por imitação e por estímulos e aos 10 meses, quando já andava, passaram-na para a sala dos mais crescidos (1-3 anos, pois não havia turma intermédia).
Ela cresceu imenso e evoluiu imenso e adorava ir para a creche.
Estava numa sala grande, com muitos brinquedos e actividades e acima de tudo com crianças que ela imitava e adorava.
De repente passam-na para outra sala (sim, 3ª educadora no ano), onde a maioria das crianças não anda e é uma sala para "aquisição da marcha", cheia de colchões, com muito menos brinquedos e estímulos diferentes.
E de repente a minha filha, que sempre foi feliz para a creche, começa a não querer ficar, a hesitar... até a chorar algumas vezes!!!
E sim, esta seria (digo seria porque há crianças mais novas) a turma em que normalmente ela estaria integrada... dizem, mas com crianças que não tem de perto o mesmo desenvolvimento que ela e o amiguinho que fez o mesmo percurso que ela e acabou na mesma turma que ela.

Feita a "reclamação" (desabafo/insatisfação) na creche fizeram uma reunião em que estavam todas as educadoras para "explicar" porque é que ela está melhor nesta turma ("infeliz") que na outra onde ela estava (feliz) e que tem mais actividades para a idade dela, blablabla.
Chegaram ao cúmulo de insinuar (quase diretamente) que eu é que transmitia infelicidade á minha filha, que quando eu não estava lá ela estava bem (claro que sim... ela está sempre bem)!!!
Bem... agradeci a reunião (foi muito correto da parte deles tentarem explicar a situação e fazerem esta reunião), mas não fiquei de todo convencida, até porque foi quase um pró-forma pois nada mudou.

Na outra turma ela estava a começar a comer sozinha na mesa com os mais velhinhos, estava a começar treino de bacio, etc... e agora... está novamente com os bebés.
Posso perceber que este seria o percurso normal, não consigo aceitar o que fizeram e estão a fazer, que é cortar as pernas à miúda e ao amiguinho.
Hoje fiquei tão revoltada quando cheguei lá para a deixar que está tudo atravessado e amanhã vou partir mesmo a loiça!!!
A sala onde estão é mais pequena e tem menos luz que as outras (era onde dormiam a sesta...), e só lá estava ela e o amiguinho que andam bem e estão super desenvolvidos... com 3 bebés que estão a aprender a andar!!!
Mas estão a brincar comigo?!
Já acha (a diretora pedagógica) que ela não está a recuar por ter estado 3 meses numa turma com uma educadora e um grupo de crianças mais velhas e desenvolvidas e agora colocarem-na numa turma com crianças muito mais atrasadas... mas ainda por cima numa sala para quem está a aprender a andar onde só ela e o outro andam?!

Está visto que eu sou muito burra (isto de ser mãe de primeira viagem) e não consigo perceber a mais valia para ela deste retrocesso e integração neste grupo!
Toda a gente a quem conto o que se passou pensa que é errado (de pais a psicólogos, professores, educadores), mas pelos vistos estamos todos errados e a creche é que está certa!!!
E como não me conseguem convencer que é o melhor para ela (ainda por cima parece que agora vai seguir sempre com esta turma), parece que vamos mesmo de ter de encontrar outra solução onde ela fique bem e esteja estimulada, porque aqui já não estou (de todo) satisfeita!!!
Adoro a creche, o espaço, as educadoras, ODEIO o que estão a fazer à minha filha e ODEIO ver a sala e o grupo onde agora tenho de a deixar (e sim, elas que digam que eu é que transmito isso à minha filha, mas não percebem que eu não tenho problema em deixar lá com as educadoras, o meu problema é a turma onde agora a integraram)....
Amanhã.... amanhã vou ter de mudar as coisas e ser direta (eu não quis dizer para a mudarem de turma porque não achava bem ir contra o que as educadoras acham melhor, mas amanhã ou a mudam de turma ou ela terá de encontrar outras alternativas).

Olha que coisa!!!!!
Se uma criança é mais precoce, não pode avançar?!
Tem de estar no grupo mais atrasado porque é "do grupo etário"?!

Isso é um bom princípio para um bom desenvolvimento das crianças... assim não se desenvolvem ao ritmo delas mas ao que é mais conveniente para as educadoras e a creche.... rica ideia!!!!
Não se podem saltar anos lectivos... ou grupos....tem de se estar no rebanho, mesmo que o rebanho não motive nem estimule para crescer!

E o facto de uma criança que sempre foi feliz e ficava feliz e largava logo a mãe agora não querer ficar ou ficara apática... são só coisas minhas!!!

FURIOSA!!!!!!

Será que estou assim tão errada de querer que ela se mantenha na turma onde estava, mesmo sendo mais velhos e ela não podendo/conseguindo fazer tudo o que eles fazem, mas sendo muito estimulada, ficando feliz, e desenvolvendo-se ao seu ritmo e rapidamente graças aos estímulos recebidos?!

3 comentários:

Bloguótico disse...

Verás que essa menina crescida, linda de morrer e esperta como tudo (como a descreves no Dia da Criança) ainda dará uma chapada de luva branca em quem, pateticamente, considerou que mudá-la de sala seria o melhor para ela! Logicamente, não se deve limitar uma criança atendendo a critérios como os que invocam... Independentemente da idade deve atender-se ao seu desenvolvimento... e se o dela é mais avançado que os da mesma idade, então que a mantenham com quem a pode ajudar nesse desenvolvimento, por o acompanharem e estimularem, e não com quem o pode estancar!
Estou certo de que a mamã Nuvem vai ser implacável até conseguir garantir o bem estar da Nuvenzinha! :)

Anónimo disse...

Nuvem,

Não estás errada! É claro que o melhor a ser feito é pensando no bem estar da criança independentemente do que os educadores da creche acham, tu é que és a mãe. E cabe a ti decidir em qual sala a tua filha fica, principalmente se o ambiente é muito melhor e ajuda no seu desenvolvimento.
A criança tem que estar feliz nas horas em que passa fora do lar e se ela mostra sinais de desagrado, só te está a tentar demonstrar que quer estar em outro lugar menos naquele em que se encontra.

Tenho a certeza que vais fazer a escolha certa! :)

Bjs e boa sorte

Nuvem disse...

Bloguótico e Fátima

Obrigada pelas vossas palavras, mas não é fácil... especialmente pelo que depois nos "vendem"...
Na outra turma eles são bastante mais velhos agora, porque os outros 2/3 com idade mais aproximada saíram da creche...
E por outro lado seria uma nova mudança (mesmo que sendo um regresso a uma educadora a que estava habituada), a 4ª no ano!
Nesta turma não me sinto bem de a ver lá... é a maior, a mais desenvolvida fisicamente e em termos psico motores... mas depois dizem que precisa de desenvolver mais as capacidades cognitivas da idade... e que na outra turma isso não é feito... e uma pessoa balança... será que estou mesmo a fazer o melhor para ela?!
Antes de a fazerem regredir não tinha dúvidas, sabia que estava bem, estava a ser muito estimulada pelos outros e bem acompanhada.
Agora odeio ver a sala em que está e o grupo com que está, mas fico na dúvida se não serei eu a pensar assim... se ela não ficará melhor num ambiente mais da idade dela...
E volta a revolta... aquilo é muito parado, muito bebé... tanta dúvida e tanta frustração pela situação!!!

Related Posts with Thumbnails