domingo, 5 de outubro de 2008

Tristeza e Solidão

"Quantos sofrimentos nos custaram os males que nunca ocorreram"
Jefferson, Thomas
"O segredo para ser infeliz é ter tempo livre para se preocupar se se é feliz ou não"
Shaw, Bernard

Estas duas frases continuam presentes na minha cabeça.
Sobre a primeira já falei anteriormente.
E reflecte um facto simples da vida - o tempo livre nos faz pensar demasiado nas coisas e, se não arranjamos forma de o ocupar de tal maneira que não precisamos pensar em nós... acabamos por nos aperceber das infelicidades que ocupam espaço na nossa vida e especialmente no nosso coração.
Mas podemos associar este pensamento ao primeiro e reflectir no porquê de tanta gente hoje em dia gostar de sofrer por antecipação.
Fala-se muito de sermos uma geração egoísta, que só pensamos em nós e que queremos as coisas para hoje, da maneira mais fácil e rápida, em vez de lutar e trabalhar por elas.
Ao mesmo tempo, cada vez lutamos menos pelas relações, pelo amor, pelos amigos.
Se é algo que começa a custar, vamos embora, que é para isso que existem os divórcios ou, no caso dos amigos, se "perdem" os telemóveis e os contactos.
Mas há outra "raça" de pessoas, as que gostam de "prever" o futuro, antecipar o que pode acontecer mal e, em consequência, sofrer por antecipação e vivem em constante sofrimento.
Há as pessoas que não aceitam um trabalho porque a médio prazo vão ter muitos problemas, ou vão sentir-se imcompreendidas ou, em muitos casos, porque são superiores às tarefas em causa e depois vão estar subaproveitadas, etc.
Há as que não se apaixonam ou se ligam a outras pessoas, porque um dia vão ser magoadas e acham que assim não se vão magoar.
Há as que não confiam em nada nem em ninguém, porque todos são "traidores" e um dia vão ver a sua confiança atraiçoada.
Há as que procuram todos os problemas possíveis e impossíveis numa situação ou relação, e se não existirem criam, pois assim sofrem logo no início e podem afastar-se de consciência "tranquila" porque "nunca iria resultar".... sem mesmo tentarem.
Infelizmente hoje em dia muitos sofrem pelos males que nunca aconteceram - e que provavelmente nunca vão acontecer!
As pessoas felizes, além de não terem tempo para estarem a pensar se são felizes ou não, também não estão a pensar nas catástrofes que podem acontecer, limitando assim a sua felicidade.
As pessoas felizes, ou saudavelmente felizes, vivem a vida como ela é, superando os obstáculos que apareçam, quando aparecerem, vivendo a felicidade do momento sem estarem a "profetizar" a infelicidade do futuro.
Os que tem a coragem de acreditar num futuro sorridente são considerados ingénuos, infantis, o que quiserem... mas a verdade é que assim não sofrem, nem estão a antecipar desgraças.
E as pessoas que procuram a felicidade são capazes de superar as maiores dificuldades ou os momentos mais difíceis, pois sabem que não vale a pena viver uma vida de infelicidade, e que os momentos difíceis são ultrapassados com tempo, e se tornam em ténues memórias, diante de uma vida de felicidade.
Pela minha parte, claro que tenho os meus momentos de tristeza, especialmente quando me "deixo" cair na tentação de ter demasiado tempo livre para pensar.
Claro que tenho os momentos em que olho à volta e vejo um futuro sombrio.
Mas sempre me recusei e vou continuar a recusar viver em função de qualquer problema que possa acontecer no futuro, em função da tristeza e de algum "mal" que venha a caminho num futuro longínquo, que pode nem se concretizar.
Prefiro optar por viver um dia de cada vez, procurar estar o mais ocupada possível e sem pensar no que me poderá fazer infeliz e, acima de tudo, acreditar num futuro risonho.
Não acredito em deixar de amar porque me vão magoar, não acredito em deixar de confiar porque me vão trair, em deixar de apostar porque vou perder!
Também não acredito em passar uma vida de sofrimento por "amor".... a algo ou alguém!
Chamem-me ingénua, inocente, o que quiserem... mas opto por viver a minha vida assim e, se e quando tiver de sofrer (pois sou e serei traída, enganada, atacada, ....) é o no momento em que acontecer e não antes.
Prefiro viver os meus dias acreditando na felicidade (mesmo que aparente ou superficial) do que vivê-los no terror de ser infeliz!
Porque a infelicidade existe na vida de toda a gente, mas será um dia, uma semana, um momento que passa, enquanto a felicidade é uma escolha nossa que pode durar toda uma vida.
Só é preciso a coragem de escolher viver projectando felicidade em vez de viver antecipando a infelicidade, viver em liberdade de sentimentos e emoções.
E tu? Como vives?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails