quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Para ser amados?

Para iniciar o ano, nada melhor que este pensamento que recebi por mail (no meio dos milhares que recebi durante estas épocas festivas), mas que me diz muito, pois fala do meu tema preferido - amar e ser amado.

Para ser amados

Quem quer amor????
Todo mundo quer ser amado!!! Com certeza, você também, que lê estas linhas, cultiva esse desejo em seu coração, às vezes, inclusive, negando-o, tentando fazer de conta que não sofre com esse tipo de anseio, característico de pessoas fracas, tem gente até que pensa assim. Todavia, mesmo inconsciente, esse desejo está em algum lugar de seu coração, travestindo-se com as mais diversas máscaras: receber aplausos, ter o reconhecimento dos colegas de trabalho, adquirir fama, obter muito dinheiro, acompanhar-se com as pessoas mais belas, ser paparicado. Pois é, por trás de objetivos tão díspares sempre se encontra o mesmo desejo, ser amado.

O que será, então, que faz com que algumas pessoas sejam coroadas com essa glória, enquanto outras chafurdam na miséria de nunca experimentar o que seja isso? O amor, por acaso, depende de sorte? Mas, então, o que é sorte?
A mim não parece que o amor seja o resultado de um sorteio cósmico, em que os agraciados possam se considerar pessoas sortudas. Amor e sorte me parecem andar em direções contrárias, e usar métodos divergentes.
Sim, pois enquanto a sorte significa você estar no lugar certo, na hora certa em que acontece o acaso fortuito, esse transformando a sua presença em mero receptáculo passivo do evento, o amor exige algo, muito mais.

O amor não é algo que simplesmente aconteça, sem você fazer nada para merecê-lo, o amor é uma atividade, um elã que deve ser cultivado de dentro para fora do próprio coração. Amar é uma atividade e não um presente que se recebe do céu, ou de outra pessoa. Amar é uma ação, e não o resultado de uma espera. Ser amado só resulta de você amar, e nunca o contrário, que é o que comumente se faz por aí, espera-se que alguém ame você para, somente então, você decidir abrir seu coração e derramar o amor que lá se encontra em estado potencial.

É assim que, pelo amor ser uma atividade, quando alguém o pratica, em vez de ficar esperando-o, pela própria prática essa pessoa se torna amável. Amável é alguém digno de ser amado. Como alguém poderia ser amado sem antes ter se tornado uma pessoa amável?
Daí é fácil compreender a profunda inutilidade dos lamentos que milhares de pessoas entoam, queixando-se da falta de amor, pois quando se aproxima delas um olhar objetivo, tentando compreender o que lhes acontece, logo se percebe que, em vez delas se tornarem amáveis, dando a cada momento o melhor de si, gastam todo seu tempo em lamúrias. Quem amaria uma pessoa que se lamenta o tempo inteiro? No máximo ela conquistaria compaixão, e olha lá!

As pessoas amáveis são aquelas que amam a despeito de serem amadas, e essa atitude amorosa é tão mágica que elas se tornam independentes da sorte, porque a presença delas é um talismã, o próprio amuleto da sorte, são aquelas pessoas cujas presenças são disputadas por todos.
É isso mesmo, para ser amados não devemos esperar que isso nos aconteça, devemos começar a praticar o amor, e enquanto o pratiquemos compreenderemos que isso que buscávamos fora, em outras pessoas ou na acumulação de objetos e honrarias, sempre esteve ao alcance: o amor uma graça que se concede graciosa e gratuitamente a quem se atrever a arrancá-la do próprio coração.

Oscar Quiroga
http://www.astrologiareal.com.br/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails