quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quero ser como um televisor

Mais um texto que me fez pensar (é, se virem muito fumo para os lados de Sintra deve ser de estar a pensar demais...).
Não por ter filhos, pois infelizmente não os tenho, mas pelo que vejo em meu redor, dos filhos dos meus amigos e colegas, e da forma como vivem.
Sendo filha de uma professora já vi inúmeras redacções sobre o tema "o que queria ser", desde quererem ser cães a quererem ser instrumentos musicais, mas esta tocou-me (verdadeira ou não, faz pensar).
Hoje em dia vive-se em volta de uma televisão!
Seja para ver as inúmeras séries e novelas "imbecilizantes" que passam durante todo o dia, seja como "tela" para os jogos das playstation e Nintendos, seja mesmo como "cinema" para ver um filme que passa num qualquer canal dos inúmeros de que dispomos, ou mesmo um DVD, na maioria das vezes pirateado por aquele amigo comum que é um crânio em informática e "sabe fazer essas coisas" e tem sempre as últimas novidades e estreias.
E as guerras pelo comando da TV, pelo canal a ver... em muitas famílias deixam de ser uma realidade, pois há vários televisores pela casa ou, quando não há, há sempre um elemento que domina e vê o que quer!
Fica a reflexão, se é isto que queremos que os nossos filhos um dia venham a sentir...

QUERO SER COMO UM TELEVISOR
Uma professora do ensino básico pediu aos alunos que fizessem uma redacção sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles.
Ao fim da tarde, quando corrigia as redacções, leu uma que a deixou muito emocionada.
O marido, que, nesse momento, acabava de entrar, viu-a a chorar e perguntou-lhe o que acontecera.
Ela respondeu:
- "Lê isto".
Era a redacção de um aluno.
Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor . Quero ocupar o lugar dele. Viver como vive a TV da minha casa.
Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta...
Ser levado a sério quando falo...
Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega a casa, mesmo quando está cansado.
E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. E ainda, que os meus irmãos lutem e batam para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.
E, por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos.
Senhor, não te peço muito...Só quero viver o que vive qualquer televisor.
Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
- "Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais!"
E ela olhou-o e respondeu: - "Essa redacção é do nosso filho"

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails