quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009

10 Passos para a prosperidade

Está visto que hoje foi o dia de "limpar" a caixa de correio e partilhar alguns dos mails que mais gostei e fui guardando ao longo do tempo.
Gostei destes conselhos, simplesmente pela sua simplicidade.
Sei que na maioria das vezes não se aplicam, sabemos tudo o que está escrito, mas é sempre bom, de tempos em tempos, relembrar estes pequenos detalhes que podem fazer a diferença na nossa vida.
Especialmente quando nos sentimos sem forças ou desanimados.
Este texto é um resumo do livro "10 passos para a prosperidade", escrito por Marcelo de Almeida.

Riqueza e crescimento pessoal

Todo o ser humano tem como parte de sua natureza o desejo de prosperar, mas infelizmente são poucos os que conseguem. A maioria permanece por toda a vida no mesmo lugar e, às vezes, até regride.


O ser humano engana-se quando pensa que prosperidade é apenas riqueza material. “Ter prosperidade significa ter uma vida abundante em todos os sentidos: pessoal, profissional e espiritual.”

No caminho que leva à prosperidade, há 10 passos essenciais que auxiliam em nosso equilíbrio e crescimento e o de todas as pessoas que nos rodeiam.


1º Ter Objectivos de Vida
Uma pessoa sem objectivos é como uma folha seca ao vento. É levada para qualquer direcção, em qualquer momento. Existem dois tipos de objectivos: os materiais e os espirituais. Os ligados à matéria são automóveis, jóias, roupas, imóveis etc. E os espirituais são as conquistas de valores mais duradouros como, por exemplo: desenvolver a paciência, ter mais equilíbrio, ser mais optimista, entre outros. O planeamento é imprescindível para que todos os objectivos se concretizarem.


2º Desenvolver a Auto-Estima

O amor próprio é a maior virtude que podemos ter. Quem não se ama leva uma vida amarga e espalha pessimismo ao seu redor. A busca de si é primordial para qualquer realização na vida. A virtude de ter auto-estima pode garantir o prazer e a alegria de estar passando por este lindo planeta.


3º Aprender a Utilizar a Mente

Temos um supercomputador capaz de realizações ilimitadas que está anatomicamente embutido em nosso crânio. Aprender a programá-lo é fundamental, pois através do poder da mental, geramos energias que dão forças para o dia-a-dia. Estas energias em forma de um campo electromagnético também conhecida como aura, atraem o que desejamos, influencia pessoas, pode curar e principalmente materializar os nossos sonhos.


4º Ter uma Personalidade Agradável

Tratar bem as pessoas; aprender a colocar-se no lugar delas; chamá-las pelo nome; ser humilde; interessar-se por elas; saber ouvir e principalmente elogiar, reconhecer e respeitar; são atitudes que lubrificam as engrenagens do dia-a-dia e devem ser utilizadas para quem quer prosperar. São as pessoas que nos levantam e que, no alto, nos mantém. Criar relações desarmoniosas faz minar as energias celestiais contidas no coração, as quais poderiam ser canalizadas para grandes realizações.


5º Desenvolver a Persistência

O fracasso é o sucesso em processo. Desistir de um sonho é o mesmo que anunciar que está morrendo. A persistência é a mãe do sucesso. É ele que materializa os nossos sonhos. Mas é importante lembrar dos ensinamentos da oração: “Pai me dê forças para as coisas que eu posso mudar, serenidade para os que não posso e sabedoria para encontrar a diferença”.

6º Ter Flexibilidade para Mudanças

A velocidade de mudança do mundo é algo assustador. Uma mente inovadora e criativa é fundamental para a sobrevivência, principalmente na vida profissional. O que deu certo no passado não garante mais o sucesso no presente. Devemos estar atentos e perceber que a vida é diferente a cada dia. Pessoas que estão fazendo as coisas do mesmo jeito que sempre fizeram estão ficando para trás. Mudar para melhor é a única saída.


7º Melhorar a Vida das Pessoas

Cada um de nossos pensamentos, palavras ou atitudes que envolve nossos projectos de vida, se estiverem envolvidos com o desejo sincero de ajudar as pessoas, recebe uma poderosa força cósmica que faz prosperar com muito mais intensidade tudo aquilo que nos propomos a fazer. Quando temos umas boas intenções, estamos automaticamente em sintonia com as Leis do Universo, sensibilizamos os anjos e podemos construir com a segurança de prosperar.


8º Conhecer e usar os Dons e Talentos

Nossos dons e talentos são as maiores ferramentas que temos contra a pobreza e a falta de realização. A falta do auto conhecimento é a maior causa do fracasso, pois quem tem consciência dos verdadeiros dotes naturais pode produzir diamantes, pois já descobriu que sua alma é feita de um material superior. É como se Deus tivesse nos dito: “meu filho, você vai nascer na Terra e vai ser muito próspero, mas será necessário utilizar os seus dons e talentos”. Mas quando Ele disse a palavra próspero, nós mergulhamos ansiosamente em direcção à Terra não terminamos de ouvir o restante da recomendação.


9º Trabalhar com Amor

Colocar amor no trabalho é essencial para o sucesso. Nunca vamos conhecer alguém bem sucedido que não tenha prazer no que faz, ou que trabalhe apenas por obrigação ou necessidade. Quem trabalha com amor está impregnando de vida, energia positiva e prosperidade em tudo que toca. Realizar trabalhos com dedicação e amor é fazer jus a virtude de ser filho de Deus.


10º Conversar com Deus

Sentir a presença de Deus, independente da religião ou seita que se segue, é estar em contacto com toda a abundância existente. Devemos saber entregar-se a Ele, perceber que somos abundantes por natureza e que a prosperidade é como um oceano, onde cada um pega o que o coração permite. E lembre-se: um coração livre, puro e bondoso é capaz de desfrutar de todo oceano, enquanto corações pobres e egoístas disputam para pegar baldinhos de água, se esquecendo que já tem o oceano. Esta é uma das principais atitudes que limita a humanidade a prosperar.

imagem: caminhosalternativos.files.wordpress.com

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails