quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

LawRD - Muchbeta ao ataque

E aí está, mais um caso de sucesso na família!
Desta vez, o meu primo João (Braz Pereira).
Como se não bastasse ser filho de uma mulher como a minha madrinha, pai de duas meninas lindas como a Alice e a "minha" Clarinha, é sócio de uma nova empresa que promete já ser um caso de sucesso!!!
A MuchBeta lançou agora um conceito inovador (LawRD) e no própria dia de lançamento foram logo notícia de destaque num blog com grande visibilidade.
Aqui vos deixo a notícia:


O LawRD é um dos mais recentes e entusiasmantes projectos que tive oportunidade de observar nos últimos tempos. É, de forma sucinta, “uma ferramenta de apoio à gestão de escritórios de advogados, capaz de proporcionar aos seus responsáveis acesso à informação mais relevante e crítica para a performance do seu negócio”.

Está a ser desenvolvido pela MuchBeta, está a dar os primeiros passos em termos de exposição realmente pública mas já “circula” por aí, em situações de utilização bem real, há algum tempo.

A receptividade tem sido a melhor e a aposta no conceito de SaaS (Software as a Service) comprovou-se (como é esperado) uma excelente solução e orientação em termos de modelo de distribuição e rentabilização de um produto online.

Também com a intenção de lhe disponibilizar o melhor “serviço” possível, estive à conversa com o João Lopes Martins, CEO da MuchBeta, S.A. e uma das faces visíveis de um projecto empresarial do qual, aposto, ainda muito vamos ler e ouvir.

[2.0WM] Esta ideia do LawRD surgiu de onde? Como perceberam que o mercado tinha abertura suficiente para um produto desta natureza? Como perceberam que isto “estava a dar”?

[JLM] A nossa ideia inicial era fazer bons Serviços (SaaS desde o inicio). Os “advogados” surgiram pela necessidade de nós próprios virmos a ter a necessidade de ter bons serviços de apoio jurídico, que como sabes são muitos caros ! Nesse momento percebemos que o mercado não tinha uma ferramenta simples e dedicada de timetracking e report … começamos por aí !

[2.0WM] Quando é que iniciaram então o verdadeiro desenvolvimento do LawRD?

[JLM] O desenvolvimento do LawRD, propriamente dito, pode dizer-se que terá começado no último quadrimestre de 2008. A visão do futuro do nosso negócio passa pelo desenvolvimento de uma framework proprietária sobre a qual faremos todos os desenvolvimentos e o seguimento dos diferentes Serviços (internos e externos ) que possamos vir a criar.

[2.0WM] Dispuseram então de apoio /consultadoria técnica da parte de advogados ou outros profissionais da Justiça?

[JLM] Foi a partir do primeiro contacto com o potencial apoio jurídico futuro que decidimos criar o produto. Assim, foi com o apoio de duas excelentes sociedades de advogados do Porto que fizemos o levantamento de necessidades, o desenho da aplicação e mesmo um primeiro protótipo que uma dessas sociedades usa actualmente.

[2.0WM] Quais foram os maiores obstáculos e dificuldades com que se depararam ao longo do processo?

[JLM] Questão delicada ;) Apesar de 6 de nós já termos trabalhado juntos, de nos conhecermos bastante bem e estarmos alinhados na generalidade dos objectivos propostos: montar uma nova estrutura, com novos e grandes objectivos, novas responsabilidades e novos métodos, tem sido um processo de crescimento ex novo. Montar uma empresa que quer ser uma máquina estruturada, oleada, ágil e flexível … todo este processo está já identificado como o grande desafio !

O primeiro resultado está à vista: temos o LawRD online … continuaremos a aprender e a melhorar processos!

[2.0WM] Sentem que o target a que se destina o produto está receptivo a este tipo de tecnologia, i.e., o software já assusta muita gente, o software online não assusta ainda mais?

[JLM] Estamos certos que SaaS fará parte do futuro do software e da Internet ! E nós queremos lá estar !

A adopção do novo modo de fazer não será Universal, não será para todos, não será sequer, de inicio, uma facilidade, mas temos sinais que as vantagens apresentadas ultrapassarão muitas das dúvidas que vão surgir e que os testemunhos de ganhos de produtividade e rentabilidade irão quebrar muitas barreiras !

[2.0WM] E quanto ao modelo de comercialização? As pessoas entendem bem o “aluguer” de uma aplicação na web?

[JLM] A comercialização ainda vai começar. Optamos por não badalar, não ir falando antes de termos um bom produto para oferecer. Fomos sondando, e as perspectivas são animadoras, a principal critica até tem sido em relação ao preço (mensalidade): têm-no achado muito baixo !

Acredito que há já muitos profissionais à procura deste tipo de solução … iremos ter com eles, com estes early-adopters!

[2.0 WM] Tive oportunidade de reparar que o LawRD está muito bem organizado em termos da distribuição da informação. O acesso directo e cruzado a essa mesma informação parece ter sido umas das vossas preocupações. É assim? Houve uma preocupação especial que se prende de alguma forma com o target a que se destina? É essencial ter a informação à “mão-de-semear”?

[JLM] O LawRD foi pensado não para gerir processos judiciais mas como “produto anti-crise”! Para uma gestão efectiva das sociedades de advogados como negócio, para dar relatórios de situação de produtividade e rentabilidade. É claro que acaba por oferecer muito mais do que isso mas, essencialmente, está pensado para ser usado pelo utilizador médio de informática, altamente user-friendly, “sem instalações, formações ou outras confusões”, mas nem este público deixa de ser muito exigente.

Já fizemos de tudo para Internet! Sabemos que usabilidade e acesso imediato à informação são factores chave de sucesso para a utilização destas ou quaisquer outras ferramentas web. O LawRD está desenhado e arquitectado para ser intuitivo e agradável! O factor critico são os dados! Se não os inserirem não têm output!

lawrd004

[2.0WM] Expectativas em termos de utilizadores para o primeiro ano do LawRD?

[JLM] A nossa perspectiva passa por atingir um número próximo dos 5 000 utilizadores no primeiro ano de LawRD online.

[2.0WM] Quanto à segurança? Estão preparados para lidar com a responsabilidade que virá do facto de serem (até determinado ponto) os responsáveis pela salvaguarda do tipo de informação que os V/ clientes poderão vir a confiar ao LawRD?

[JLM] Estamos preparados e apostados em fazer desse factor crítico uma das maiores vantagens da nossa oferta. Temos competência interna a esse nível, trabalhamos “em cima” dos servidores da Amazon, assim como apostamos na certificação dos serviços por entidades externas internacionais, idóneas e reconhecidas.

[2.0WM] O vosso esforço de divulgação irá localizar-se apenas em Portugal ou já olham para outras terras?

[JLM] Para nós não faz sentido desenvolver este tipo de serviços SaaS exclusivamente para Portugal. Estamos certos que teremos por cá um bom território de teste e aprendizagem de mercado inicial, é, sem dúvida, o nosso mercado preferencial mas … estamos na Internet!

De início, lançámos o LawRD em 2 idiomas: português e inglês, mas brevemente apresentaremos maior oferta, a seguinte será por certo em castelhano. Temos como mercado alvo, de maior esforço comercial inicial, a Europa e a América Latina.

[2.0WM] Quantas pessoas são a MuchBeta e o que fazem por aí?

[JLM] Somos 9. Jogamos em 4×2x3 ;)

Na Pole-position o Nuno Santos (CTO), Jorge Oliveira (CISO), Nelson Teixeira (CDO) e o Fernando Martins (COO);

Na Linha Criativa: Luís Vaz (Creative Director) e Dionísio Souto Abreu (Copy).

Linha de Ataque: João Braz Pereira (CCO), Daniel Nunes (CFO) e João Lopes Martins (CEO)

[2.0WM] Têm já mais algum projecto “no molde” ou vão agora dedicar algum tempo exclusivamente ao LawRD e admirar a obra feita?

[JLM] O LawRD é “só” o primeiro projecto da mB, outros virão! Por agora vamos acompanhar o crescimento do LawRD, finalizar todo a sua estrutura de seguimento, facturação, feedback, gestão de “Afilliates”, e arrumar a nossa própria Intranet.

Mais informação em Bloguite.com

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails