quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Experiências culinárias

Ora bem... a pedido de muitas famílias aqui fica o testemunho da minha última experiência com a receita já aqui publicada do bolo de caneca.

Depois de ter experimentado a receita seguindo rigorosamente o indicado (e usando chocolate em pó em vez desses achocolatados para o leite infantil), deparei-me com um delicioso bolo de chocolate... mas que tinha crescido e vertido pela caneca, pelo prato do microondas... e que foi um trabalhão para limpar.

Logo ali ficou tomada a decisão - usar canecas maiores!
Para isso consegui comprar duas lindas canecas (que até diziam "chocolate") e usei a caneca que o meu tio me tinha dado no Natal (adivinhem qual é).
E como tinha ficado com uma enorme curiosidade de saber se o bolo resultava com outros ingredientes que não o chocolate, decidi experimentar fazer igualmente bolo de laranja e bolo de limão, usando a raspa das respectivas cascas.

E foi assim que ontem me decidi a fazer as minhas experiências.

O primeiro passo fica documentado na foto.Juntei todos os ingredientes, as canecas (decidi experimentar untar as canecas, para ver se o bolo não ficava todo colado) e preparar uma zona de trabalho.
Um conselho (que vem da experiência anterior) - usem mesmo ovos pequenos e mexam sempre os ingredientes com um garfo e não com a colher, pois ficam mais bem misturados.
O passo seguinte foi verter o conteúdo para as canecas e colocar no microondas.
Pela experiência anterior sabia que a potência do meu pequenino microondas exigiria um pouco mais do que os 3 minutos indicados na receita, por isso coloquei logo 4 minutos.
O bolo de laranja, feito na caneca "oink" ficou logo perfeito, mas ao desenformar os outros percebi que precisavam de mais um pouco de tempo no microondas, por isso regressaram e ficaram mais 1 minutos.
Pelas fotos não sei se conseguem ter uma ideia, mas quando entraram no microondas eles nem estavam a meio da caneca.... vejam o que cresceram!
Mais um passo se seguia, desenformar os bolos.
E que aspecto delicioso eles tinham!!!
A água crescia na boca só com o aroma que vinha das canecas.
Estranhamente, o de chocolate foi o bolo que continuou a crescer desmesuradamente... vertendo para fora da sua nova caneca, enorme!
Mas vejam só o aspecto dos bolinhos!!!
São deliciosos... fofos como um pão-de-ló, mas húmidos, saborosos, deliciosamente moles e tentadoramente saborosos.
Retirei das canecas cada um deles e coloquei num prato, para depois poder cortar às fatias e servir com algum tipo de acompanhamento.
Estava na hora tão aguardada.... depois de uma preparação que leva menos de 1 minuto e de um tempo total de cozedura de 5 minutos (pois as canecas são bastante largas e grossas... e o microondas do século passado), os bolinhos estavam prontos para serem servidos.
Aqui deixo a foto final, com a opção de servir uma fatia de bolo de chocolate (aiiii, que bom que estava) com gelado de nata e straciatella e uma fatia de bolo de limão (com o receio de as raspas de limão não se misturarem com o resto a provar-se infundado) com gelado de chocolate.

Fiquem também com algumas sugestões, que dependem do gosto de cada um:
  • Experimentem diversos tipos de ingredientes (a seguir vou experimentar com passas ou frutas)
  • Cortem a quantidade de açúcar se acharem que estão demasiado doces (eu já retirei 1 colher) ou substituam por adoçante (para os que se preocupam com a linha)
  • Tenham sempre uma caneca livre e ingredientes à mão - é fácil, simples, rápido e serve para saciar "aquela gulodice" de uma forma mais saudável que os bolos e bolachas sintéticos que compramos.

Aproveitem... que eu vou fazer-me uma caneca de bolo de iogurte (sempre a inventar...)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails