quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eu tive um destes...

Anda a circular agora na net o primeiro computador escolar que alguns de nós tivemos (no nosso tempo - e como me soa mal isto...).
Para dizer a verdade eu usei uma coisa destas, mas nunca tive a sorte (ou azar) de ter um destes na escola... é mais do tempo da minha mãe.

No entanto isto (este mail que circula e este "PC" do antigamente) faz-me pensar para onde caminha a nossa educação e a nossa escola.
Ainda por cima, agora com a nuvenzinha, penso cada vez mais nisto, e nos riscos da Internet e da acessibilidade da informação (boa e má).

Sou apologista das novas tecnologias e tenho a noção (eventualmente errada) de que a minha filha mais depressa vai saber escrever no PC que num caderno... mas os predadores que rondam a net, os virus, hackers e afins... são coisas que me assustam e ela ainda nem 3 semanas tem!
Por vezes dou por mim a pensar como era fácil viver no "antigamente", no tempo do "PC "dos meus pais... sem o acesso facilitado dos pedófilos às crianças (pelo menos não haveria tantos e tão conhecidos... digo eu), sem hackers, sem todos os problemas que as novas tecnologias trouxeram (ou divulgaram).
Mas a verdade é que quando penso nisso penso igualmente que não se pode fugir do avanço tecnológico e de todas as vantagens e desenvolvimentos que traz, e que me compete a mim, e ao S., saber educar a nossa filha, saber estimular o seu conhecimento com "PCs" como o da avó, com jogos música e livros, com passeios, arte, cultura e acima de tudo com regras para TV e informática - ou seja, com amor mas com disciplina!

Ela terá o seu PC quando for para a escola, (se calhar antes disso já saberá usar o nosso), provavelmente usará a máquina de calcular mais do que eu desejaria, mas compete-nos a nós (e não só aos professores), fazer com que a inteligência dela seja trabalhada fora da escola, compete-nos a nós fazer com que a aprendizagem dela seja diária, seja feita de vivências e experimentação e não de TV e Internet.

É giro pensar nisto agora, pois parece ainda faltar muito para que ela comece a usar estas tecnologias, mas eu sei que o tempo passa a voar (bolas... já quase passaram 3 semanas e parece que foi ontem que ela mudou de casa), e o "PC" da avó (acima ilustrado) é algo que ela vai usar rapidamente - sim, que há que começar pelo original para depois passar para as novas tecnologias!

1 comentário:

Bloguótico disse...

A única desvantagem que vejo entre esse "computador" e os de agora, é que no primeiro não não dava para andar pela blogosfera! Quanto ao resto... :D

Related Posts with Thumbnails