segunda-feira, 10 de maio de 2010

A saga do frigorífico #2

Na continuação deste post, decidimos preparar a nuvenzinha e em vez de passearmos no jardim começámos a passear em shoppings, procurando as mega lojas de electrodomésticos e os seus "fantásticos preços" e "promoções".

Como já era 4 ª feira e a perspectiva de estar mais uma série de dias sem frigorífico e a estragar iogurtes, manteigas, queijos e restante comida não nos parecia excitante, estávamos dispostos a tomar uma decisão rápida, até porque pensava que iria ser a minha/nossa prenda do dia da mãe!

Preparámos a princesa e, depois de a alimentar bem (que de estômago cheio dorme-se melhor), lá fomos.... para a nossa odisseia de 2 dias...
Resumo:
1º dia - começámos por aquela loja que diz "Eu não sou parvo" em Alfragide e onde constatámos que quem lá compra é mesmo parvo (e tem de ver o acréscimo de preço por entrega)... seguida daquela que tem um elefante como imagem publicitaria e onde a melhor oferta era mesmo um de exibição (e com alguns sinais disso)... a acabar naquela de "Voltem sempre" da Amadora, com muito pouca oferta em combinados (mas com entregas gratuitas)...
2º dia - Mega loja do "elefante", mas com pouca oferta, Mega loja "Voltem Sempre" em que preferi ver mais lojas, Mega loja "Eu sou parvo", Mega Loja "Eu tenho um amigo", que para amigos desses não são precisos inimigos... e finalmente a ida a Oeiras, à loja onde se volta sempre para a compra final!
Lá chegados estávamos (estava eu, há que assumir), indecisa entre 2, um mais em conta e mais pequeno e outro um pouco mais caro e um pouco maior.
Depois de alguma hesitação (minha), escolhi o mais pequeno, só que verificámos que o preço indicado era bem maior que o da loja online ou da(s) outra(s) loja(s) visitada(s).
Fomos procurar vendedores (nunca há quando se precisa) e depois de alertarmos para a diferença de preço e de terem feito o alinhamento pelo site e restantes lojas, começámos a tratar de tudo... mais de 30 minutos de espera ... e a nuvenzinha já a dar sinais de vida (aka, fome).
O que vale é que a avó lá estava para dar mimos e a mamã tinha ido preparada com biberon (ahhhh, passar forme é que nunca).
Consegui tratar de tudo, insistindo para saber se levavam o velho ("sim, claro, está aqui marcado, vê?", dizia a sra) e na entrega rápida (por causa do feriado só na 2ª de manhã... ok), e se havia algo em especial a fazer ("não, eles tratam de tudo, basta que esteja vazio").
Finalmente conseguimos vir embora (demorámos cerca de 45 minutos desde que escolhemos e encontramos vendedor até sair da loja...), mas ao chegar a casa achei que a escolha tinha sido má, pois era bastante mais pequeno que o actual (que para 3 já não é muito grande), por isso liguei logo para a loja para fazer a troca (sim, sou mulher... mudo de ideias rapidamente).
A minha mãe foi logo lá nessa noite (pois eu já não podia sair com a nuvenzinha e o S. já estava a trabalhar), mas para fazerem a troca ela tinha de pagar o novo por inteiro e depois, no dia seguinte, eles devolviam o dinheiro que tínhamos pago pelo outro (claro, claro....)!!!
Em alternativa, o que fizeram foi tratar de tudo para a troca e no dia seguinte eu só tinha de lá ir com os papeis e pagar a diferença.
E bem cedo, para garantir a entrega logo na 2ª de manhã.

Pequeno aparte - parece que o pessoal das caixas não sabe o horário de funcionamento da loja, pois quando a minha mãe perguntou (para saber a que horas lá devia estar), indicaram 8h30 (sem certezas...)!!! A loja abre às 10h!!!

Como a princesa até dorme bem de manhã, ás 10h15 lá estava eu para acabar a troca. E a sra da véspera até tinha deixado "tudo tratado".
Achava eu que me ia despachar.... inocente!!!
Primeiro, a saga de encontrar vendedor... 10 minutos.
Depois a sra disse que apesar de ter lá os papeis como se estivesse tudo tratado, afinal não estava... 15 minutos
Tivemos de iniciar todo o processo de novo... 15 minutos
Depois a entrega já não podia ser 2ª de manhã... aí eu perdi um pouco de paciência e a sra foi ver se podia "abrir uma excepção"... 10 minutos depois, podiam!
Então foi o caminho para a caixa, para fazer o pagamento da diferença e formalizar a troca e tudo. Depois de me deixar na caixa com a indicação que a supervisora já vinha concluir o processo... desapareceu...
30 minutos depois (sim, meia hora!!!), e depois de ter visto passar para dentro da loja a supervisora (20 minutos antes)... e quando já estava a "espumar" (especialmente por pensar na princesa a acordar e não ter de comer) lá aparece a sra... e diz-me "desculpe, não podemos fazer a troca porque há problemas com o ser cartão Cetelem."!!!
Mas eu paguei com MB!!!
Depois de me irritar e de a sra perceber que tinha estado 30 minutos a tratar do processo errado, lá consegui acabar a troca!!!
Já viram o tempo que demorou neste processo?!
E que já estava tratado de véspera - e eu vi os papeis que tinham deixado!!!
Dá mesmo vontade de voltar sempre, claro!!!

Mas não acaba aqui....
Na loja ninguém me indicou (de nenhuma das vezes) que o frigorífico que ia levar deveria estar descongelado! Apenas que deveria estar vazio...
Por acaso ouvi outro vendedor a indicar isso a um casal de mais idade que tinha comprado outro frigorífico... e como tal no domingo lá desligo tudo e esvazio o combinado.

2ª às 13h, tocam à porta - entrega!
Fiquei feliz - finalmente a comida não se ia estragar!
Mas foi sol de pouca dura...
Ao abrir a parte de congelação o transportador verifica que ainda há uma ténue camada de gelo numa das grelhas e recusa levar o combinado "porque lhe ia estragar o material que tinha na carrinha"!
O S. bem argumentou com ele que ninguém nos tinha dito nada, mas ele disse que numa das alíneas da folha mais pequenina que nos deram estava isso indicado - e realmente estava, em letras minúsculas (toma para não seres parva e aprenderes a ler tudinho, mesmo o que parece não ter interesse e te dizem que é só uma formalidade!).
Resultado... como não temos casa para ter 2 combinados, nem possibilidade de levar o velho (sim, que ele deixava o novo e nunca mais vinha buscar o velho, mesmo descongelando o restinho), lá levou de volta o novo!
Fiquei para morrer... há tanto tempo sem frigorífico e não era desta!
5 minutos depois ligam do serviço a cliente, a saber o que se passara e para marcar nova entrega... para 5 dias depois!!!
Lá reclamei, que o serviço tinha falhado ao não indicar tudo, que não se podia agir assim e eles por lei tinham de levar o velho, etc, etc...
A sra ao telefone ainda me diz... "sabe, é que já aconteceu estragarem-se os LCD todos das entregas por causa de uma descongelação, por isso é que agora não levam"... ou "ainda se a entrega fosse ao final do dia eles levavam, porque a carrinha ia vazia, agora assim não dá..." e outras pérolas de sabedoria similares...
Resumindo, depois de muito refilar/suplicar/explicar... lá consegui nova "excepção" (sim, porque eu é que recusei a entrega) e marcaram para o dia seguinte.
Finalmente chegaram e entregaram o novo, levando o antigo (que a minha querida D. F. tinha limpo escrupulosamente e tirado qualquer amostra de água/gelo, para que não recusassem levar).

Mas acham que o filme acaba aqui?
Nããããoooooo
É que os srs indicaram que tínhamos de guardar a GIGANTESCA caixa de cartão onde vinha o novo combinado durante 15 dias!!!
A caixa, o esferovite, os plásticos e cintas... tudo!!!
Acham normal?!
Numa casa pequenina, com pouco espaço para nós ter de guardar aquela coisa toda?!
Porque se em 15 dias avariasse eles tinham de levar com tudo!
Mas isto é normal?!
Ainda se fosse um aspirador ou máquina de café compreendia... mas um combinado?!
Nem do forno eléctrico que tivemos de comprar nos disseram isso...

Realmente, depois de toda a odisseia só vos digo que o forte deles é mesmo o preço, mas o slogan da marca deveria ser "Não voltem nunca"... porque o serviço é do pior que pode existir (da loja às entregas)!!!

2 comentários:

SolitaFit disse...

Realmente... Mas eu nem percebi qual é a loja estou lerda das ideias hoje.

Jinhos

Nuvem disse...

Solita, é a da cadeia Sonae :)
A do Worten sempre ;)

Related Posts with Thumbnails