quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cobranças e Chantagem

Já alguma vez se sentiram "usados", emocionalmente chantageados, que vos cobram por algo que vos ofereceram?
Eu sinto isso frequentemente, especialmente com algumas pessoas que me são mais chegadas.

Mas realmente não consigo compreender estas coisas.

Passo a explicar uma das situações mais frequentes em que isto me acontece:
  • Peço um favor a alguém. Explico que é um favor, que não são obrigados a fazer porque há outras opções, mas que pensei em perguntar se podiam fazer - SEM OBRIGAÇÃO.
  • A pessoa diz que sim, que pode fazer, que vai fazer, etc, etc.
  • Insisto mais um pouco porque sinto que está a ser um incómodo ou um "frete" e não é o que pretendo - e mesmo assim garantem-me que não, que se pode fazer, etc....
  • Porque é que essa pessoa à primeira oportunidade vai atirar algo à cara? Ou vai dizer algo que significa "eu faço isto por ti e tu nem te preocupas comigo"?
Não percebo - mas também tenho as raízes loiras, só pode ser disso!!!
Quando me pedem alguma coisa, ou digo que posso fazer, ou digo que não posso. Independentemente de ser um frete ou não, de se tratar de alguém que nunca fala comigo ou de alguém que está comigo todos os dias... se me pedem algo eu só se não puder é que não faço!!!
E NUNCA, mas NUNCA me passaria pela cabeça cobrar ou dar indirectas sobre isso.
No pior dos casos, na próxima situação diria que não podia!

E então quando estas situações de chantagem emocional ou cobranças ocorrem com membros da família.... ainda é pior!!!
A família é suposto serem aquelas pessoas a quem podemos dizer as coisas, a quem podemos dizer sim ou não sem nos preocuparmos....
No meu caso... tenho mesmo de pensar duas vezes antes de pedir algo!!!
Porque me arrisco a ter de ouvir que me fazem tudo e eu não me preocupo com os outros!!!
E para isso... não vale a pena pedir nada!

Continuo sem perceber... eu tento... mas não percebo...

Porque fazer algo só para se poder dizer mais tarde "quando precisavas eu estava lá, mas eu não te disse nada e tu não quiseste vir saber" ou ainda pior e mais frequente "quando pediste estive lá, mas apesar de repetidamente te dizer que estava bem, tinhas como obrigação perceber que não e andar a insistir para saber o que eu tinha e se estava melhor".

Há também a versão "ninguém gosta de mim, estou sozinho(a), mais valia matar-me... assim ninguém se preocupa e todos ficam felizes" - esta então é uma pérola que sabe bem ouvir de quem nos está próximo!

Será que sou eu?!
Será que é normal?!
Que se fazem favores ou se ajudam as pessoas para depois lhes podermos cobrar?!

Se há coisa que detesto e que evito ao máximo na vida é pedir favores pessoais.
Sempre tentei resolver as minhas coisas por mim.
Nunca pedi para me arranjarem trabalho, para me pagarem as contas (salvo raras excepções muito pontuais), por norma sempre tentei resolver os meus problemas e dificuldades sozinha e sempre fiz o possível por não ser um peso para família e amigos!

E uma das razões de tentar resolver tudo sozinha é porque sempre detestei sentir que estava em "divida" com alguém (mesmo sendo família ou amigo chegado e, num mundo normal, ser uma situação usual).
E nunca me quis colocar "a jeito" para este tipo de comentários.

Dou a minha camisa, casa, carros, dinheiro, mesmo a saúde e tudo o que tenho e não tenho pelas pessoas que me estão próximas e especialmente pela minha família... e NUNCA me passou pela cabeça dizer a alguém que não se preocupa comigo... que não repara quando estou mal, que não me telefona, que não está presente... simplesmente porque ele um dia me pediu algo!!!

Porque o fazem comigo?!

Eu sei a resposta... mas é tão estúpida como esses comentários que nem vale a pena...
Fazem isso comigo porque sabem que me magoa!
Porque me preocupo com as pessoas!
Porque tento ignorar o lado mau e as coisas negativas e tento dar valor às coisas boas!
Porque sou a "sensata" que tem de aceitar todos como são e que não liga ao facto de as pessoas não saberem como EU sou e mesmo assim está lá quando é preciso.
Porque sou a pessoa que abdica da sua vida e do seu tempo pelos outros...
E porque este tipo de comentários me fere... me faz sentir "má" por não ligar às pessoas como devia... Mesmo sendo talvez das pessoas que mais se preocupa com quem está próximo.

Mas se magoa, também faz crescer!
Faz perceber que não me posso dar ao luxo de ter momentos de fraqueza, porque esses momentos só fazem com que seja mais uma porta para depois me atirarem à cara!
E que se sou "forte"... tenho de ser sempre forte.
E se faço as coisas sozinha - alguma razão há!

Mas pode ser que um dia eu perceba o porquê deste tipo de atitudes e comentários. E no dia em que perceber... deixam de magoar!

Porque não posso aceitar que estas atitudes resultem de solidão e egoísmo.
Cada pessoa está só se e porque quer! Ou porque as suas acções e decisões na vida a isso levaram.
E não é justo culpar os outros por isso!

Mais um "desabafo" confuso... mas um dia com tempo e cabeça pode ser que consiga explicar melhor...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails