segunda-feira, 19 de maio de 2008

Quidam

Hoje fui ver um espectáculo BRILHANTE.
Desde criança que DETESTO circo mas a verdade é que não podemos, de forma nenhuma, chamar Circo (no sentido convencional da palavra) ao Cirque du Soleil.
É um espectáculo de teatro, dança, números circenses e muito mais, executados de formas diferentes e insólitas... mas seguramente não é o que se entende por Circo.

Para além da organização extrema (tudo está cronometrado ao segundo e sem falhas), os artistas são magníficos, as luzes, o espectáculo, a fantasia, imaginação, criatividade, roupas, etc. - tudo é pensado ao pormenor.

Era um espectáculo de 2 horas, mas o tempo parece ter passado a voar, pois não há pausas nunca.
Entre a dança, acrobacias, mímica... tudo segue de forma ininterrupta, fazendo com que o público sonhe por mais.
E não se nota o mínimo esforço, artificialidade - tudo é feito com um sorriso e de uma forma tão natural que até parece fácil fazer. E mesmo as falhas mínimas desaparecem, disfarçadas na representação, como se fizessem parte do acto.

Não há palavras para descrever a admiração, os risos, tudo o que senti (eu, que nunca bato palmas, houve momento em que não podia evitar aplaudir actuações brilhantes e divertidas).

E o "palhaço"?
Incrível. Esqueçam a ideia de palhaço que tinham (eu ODEIO palhaços) - não vão conseguir de parar com este e com a interacção com o público.

Não me parece ter visto um ou dois dos actos anunciados (Statue Vis Versa e Hand Balancing - este último substituído por uma versão de contorcionismo com mistura de Hula-Hoops), mas acreditem que não me senti minimamente lesada com isso (opinião partilhada com quem partilhou comigo o espectáculo).

Aconselho que todos os que tenham possibilidade para isso o vão ver.
E, não se assustem - a tenda é pequena e tem excelente visibilidade, por isso podem escolher bilhetes de qualquer preço.
Se conseguirem ficar de frente para o "palco" (não posso dizer arena, pois não é), mesmo que seja nas filas superiores, devem aproveitar.
E se tiverem filhos e forem como eu (que não gosto do circo tradicional), tenho a certeza que vão adorar - não aconselho a crianças muito pequenas (menos de 5 ou 6 anos), que não vão perceber, nem a adolescentes que não largam o telemóvel, como a jovem que estava ao meu lado, que até a bateria do telefone da mãe queria para poder continuar a enviar mensagens (1 hora com o telefone desligado e já dizia que parecia que tinha morrido).

Aqui fica o que está no site do Cirque du Soleil como apresentação do espectáculo (passem lá e vejam também as fotos e vídeos):

Quidam: um transeunte sem nome, uma figura solitária numa esquina da rua, uma pessoa a passar apressadamente. Podia ser qualquer um. Alguém a chegar, a partir, a viver na nossa sociedade anónima. Um elemento na multidão, um entre a maioria silenciosa. Aquele dentro de nós que grita, canta e sonha. É este o "quidam" que o Cirque du Soleil celebra.

Uma jovem rapariga enfurece-se; ela já viu tudo o que há para ver e o seu mundo perdeu todo o significado. A sua raiva despedaça o seu pequeno mundo e ela encontra-se no universo do Quidam. A ela junta-se um companheiro alegre, assim como outra personagem, mais misteriosa, que vai tentar seduzi-la com o maravilhoso, o inquietante e o aterrador.

Com mais de 50 artistas de mais de dez países, esta produção é uma excitante combinação de arte acrobática, mestria técnica, criações extravagantes e uma inspiração musical excepcional, harmoniosamente entrelaçadas por um fio emocional dramático. Quidam apresenta a German Wheel, Banquine, Spanish Webs, Diabolos, Aerial Contortion in Silk, e, obviamente, os aclamados Crazy Clowns. Uma impressionante banda sonora tocada ao vivo, resulta de misturas culturais eclécticas, instrumentos de corda clássicos e sintetizadores, misturadores e guitarras.

Apresentado sob o ambiente único do Grand Chapiteau, Quidam é verdadeiramente uma experiência única do Cirque du Soleil.

“Quidam é o espectáculo que mudou a minha vida pela carga criativa que carrega em si. Todos nós somos pessoas anónimas na multidão que nos engole, mas todos nós temos a capacidade de encontrar a esperança e felicidade na vida.Quando virem Quidam, não pensem demais: apenas sintam e apreciem.”, Lyn Heward, ex-Presidente e CO da Divisão Criativa do Cirque du Soleil.

Os Actos:

  1. Roda Alemã
  2. Diabolos
  3. Contorsão aérea em seda
  4. Super salta cordas
  5. Aro Aéreo
  6. Handbalancing (ato em rotação)
  7. Redes espanholas
  8. Malabarismo/Manipulação (acto em rotação)
  9. Vice-Versa (ato em rotação)
  10. Nuvem osciladora
  11. Banquine
  12. Encerramento

[não serão obrigatoriamente por esta ordem]

Horário dos espectáculos:
3ª a Sábado às 21h30 Sábados também às 17h30
Domingos às 16h30 e 20h30

Preços:
de 30€ a 95€ (pacote VIP que inclui acesso aos melhores lugares, um passe VIP, uma bebida e um programa do espectáculo)

Informações e reservas:
www.cirquedusoleil.com ou pelo telefone 217616066

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails