sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dia do trabalhador

Hoje é dia do Trabalhador. Pelo menos é o que dizem!
Sinceramente... já não sei há alguns anos o que significa realmente este dia, ou porque é celebrado...

Nos últimos anos tenho trabalhado em empresas que não respeitam este dia - cheguei ao ponto de ouvir argumentos como "se os hospitais e postos de gasolina estão abertos, porque não estaremos nós?!".

Tinha a noção que este dia, que é feriado em quase todo o mundo, seria para celebrar os trabalhadores - os seus direitos, as suas reivindicações, o trabalho que realizam...
Por algum motivo é feriado na maior parte do mundo e a maioria do comércio e serviços está fechada, certo?

Mas de há uns anos para cá tem-se assistido a um decair da importância deste dia!

Lembro-me que, mesmo trabalhando em Multinacionais (de produtos e/ou serviços) há alguns (bastantes) anos, sempre tinha tido orgulho em anunciar que encerrávamos a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e a 1 de Maio. Mas de há 8 anos para cá... já só anuncio o 25 de Dezembro e o 1 de Janeiro.

Porquê?
Será que os trabalhadores efectivamente deixaram de ser respeitados, de ter valor?
Assisto diariamente a abusos de poder dos empregadores, a trabalhadores a serem despedidos ou pressionados para sairem da empresa, perderem direitos que arduamente tinham sido adquiridos... e agora até um feriado que lhes é dedicado passa a ser uma celebração ... de nome!
Um título, como o Dia de S. Nunca.

Usa-se este dia para as manifestações, para lutar pelos direitos... mas na verdade cada vez mais se perdem direitos enquanto trabalhadores, cada vez mais um trabalhador (mesmo um quadro médio) que não esteja no topo da "cadeia alimentar" é explorado, espezinhado, usado - e não representa NADA.

Então como explicar aos nossos filhos e às crianças de hoje o que significa o dia do Trabalhador?
Como explicar que não é só mais um feriado, que graças à proximidade do 25 de Abril serve apenas para se tirarem mini-férias (ou maxi) usando um minimo de dias úteis?
Como explicar o simbolismo que lhe está associado?

Aliás... alguém me explica o que é o dia do trabalhador?

Porque ... eu não sei o que é!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails