segunda-feira, 26 de maio de 2008

Família

Hoje estou triste.

Estou mesmo muito triste, desapontada, desiludida, decepcionada, .....
Não sei se será só porque estou mais cansada (o que me faz ser mais sensível a algumas coisas), se é porque o trabalho que passeia a tarde a fazer não serviu de nada (a moldura estava avariada e não tinham outra), se é por esta chuva que não passa... ou se é porque a união familiar e os valores são algo a que sempre dei muito valor e cada vez vejo menos na minha própria família.
Atenção que com esta última afirmação não estou a apontar dedos, não estou a acusar ninguém (quem sou eu para o fazer?), pois acredito que cada qual tem as suas razões para tomar as atitudes que toma.
Mas com uma vida tão curta e que passa tão depressa, será que vale a pena guardar ressentimentos ou fomentar a desunião por coisas pequeninas ou mesquinhas?
Será que quando estivermos para morrer ou numa altura de necessidade, as coisas a que demos tanta importância, que nos fizeram cortar laços com a família, serão assim tão importantes?

Estou triste porque a minha avó (a única que me resta) vai fazer 88 anos no sábado (sim, nem é num dia de semana, é no fim de semana) e dos 3 filhos que teve, 6 netos vivos e 4 bisnetas... no seu almoço de anos só vai ter a presença da filha mais velha, da mais nova e genro, da neta mais velha e da neta mais nova e namorado.
6 pessoas a representarem 88 anos de vida!!!

88 ANOS!!!
Uma vida cheia de coisas boas e más, sucessos e dificuldades, uma idade invejável e uma família numerosa (algo que eu sei que nunca terei) e... a maior parte da família não consegue arranjar tempo ou colocar de lado compromissos e/ou as disputas para celebrar esta data com ela?!
A maioria de nós não sabe se vai chegar a essa idade, muito menos com a saúde e vitalidade que ela tem.

Despedaça-me o coração pensar que não vai ter a família toda reunida à sua volta nesta data tão especial!
Todos os anos, meses, dias, horas e minutos que podemos passar com ela serão sempre de menos (e pessoalmente já lamento não passar mais tempo com ela, nem falar mais com ela).
Pensar que não se conseguem colocar de lado "rivalidades", "intrigas", "invejas" e mais "mesquinhices" para estar com a "velhota"... é para mim algo de muito, muito triste.
Mas pelo menos vai ter a companhia de quem não se importa de colocar de lado, cancelar ou adiar qualquer compromisso para que ela esteja acompanhada e mimada neste dia (mais uma vez, não duvido que todos a adorem... mas realmente não consigo compreender as prioridades, só que cada pessoa tem a sua vida e valores e não sou ninguém para os julgar por isso).
Só lamento muito não conseguir ter a família que pensava, ou sonhava - a que consegue arranjar tempo para celebrar mais um ano de vida da sua matriarca!
Lamento não conseguir dar-lhe uma foto de família pelos seus 88 anos... entristece-me pensar que se valoriza mais o "ter razão", ou o "querer ganhar", ou mesmo razões "financeiras ou interesseiras" do que mimar a mãe, avó ou bisavó que ainda temos!
Espero que aguente até aos 90 - pode ser que nessa data se dê mais valor e se consiga reunir a família toda mais uma vez.

Lamento o desabafo, não vou falar mais sobre isto (nem quero falar), pois para mim é muito triste pensar nisto!

Deve ser por estar na minha nuvem e estar este mau tempo que fico triste, mas gostava muito de poder dar a alegria à minha avó de ter a SUA família reunida no seu aniversário.
E de conseguir mostrar à minha avó que por ela TODOS eram capazes de colocar de lado qualquer coisa e qualquer desentendimento pessoal para poderem estar com ela...

Mas pode ser que no seu enterro se consiga (infelizmente vai ser tarde demais para ela ver)!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails