sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Formigas

Um dos insectos que mais abomino e que actualmente parece estar em todo o lado aqui no prédio, inclusive nos andares mais altos, como o 10º!!!
Todos os Verões, nos últimos 3 anos, o prédio sofre uma invasão de formigas, supostamente a fugirem do intenso calor que se faz sentir na rua.
Ainda por cima daquelas formigas pequeninas, irritantes... (apesar de saber que, no fundo, são todas irritantes)
Mas devo comunicar que as formigas de minha casa são especiais e diferentes das do resto do prédio!!!
Falando com alguns vizinhos, descobri que as formigas em casa deles procuram, como seria suposto e natural, as coisas doces, frutas, xaropes, comida de bebé, etc.
As minhas não são assim, são como eu... especiais e especialmente diferentes!!!
Aqui em casa, tirando o primeiro ano em que elas apareceram quando me esqueci de um copo de batido de frutas vazio na minha secretária (o que fez com que nunca mais conseguisse fazer um batido), as minhas formigas aparecem nos locais mais exóticos e extraordinários:
  • Aparecem na casa-de-banho, na banheira - devem estar cheias de calor e a pensar que um banhinho frio é que caía bem.
  • Aparecem no fogão - devem gostar do petiscos que cozinho e ficam logo ali à espera que eu acabe de cozinhar para se refastelarem de algum resto salgado que tenha salpicado.
  • Aparecem no lava-louça - estas devem ser as que decidiram que a banheira era muito grande e preferem ficar num sitio mais pequeno, em que estejam perto da comida e a seguir possam tomar um banhito de imersão.
A verdade é que nunca me aparecem formigas nas coisas doces, mas sim nas salgadas!!!
E também são muito "requintadas" para irem ao caixote do lixo, mesmo que esteja cheio de coisas doces ou salgadas - isso não é para as "sras" formigas que aqui passam!!!
Se deixo um prato sujo ou uma panela no lavatório... é certo e sabido que vou ter pelo menos uma ou outra formiga a ir inspeccionar os restos e a fazer a sua critica culinária.
Mas desde a minha última "matança" na cozinha, elas adoptaram uma estratégia diferente.
Agora já não vem a habitual fila de formiguinhas buscar alimento...
Não, isso era muito fácil para mim!!!
Agora enviam uma, ou algumas, exploradora(s) (por norma vem uma... algumas vezes um grupo, mas nunca mais de 5 ou 6). E quando são "abatidas" ou sucumbem ao repelente de formigas que tenho de espalhar regularmente... passo a assistir a pequenos grupos ou formigas isoladas que vem prestar a sua última homenagem aos cadaveres das suas companheiras e que, por sua vez, se lhes juntam, fazendo com que um pequeno cadáver ou dois, ao fim de 2 ou 3 dias, se transforme num pequeno cemitério para 10 ou 20 formiguitas.
Uma coisa devo dizer, é enternecedor ver todas aquelas pequenas formiguinhas a vir prestar a sua última homenagem e cometerem suicídio só para prestarem a sua homenagem às suas valentes predecessoras!!!
Ou será que acham que a elas não vai acontecer o mesmo?!
Falando a sério um bocadinho - alguém sabe de um método infalível para que elas não voltem?!!!
Preferia que acabassem de vez a fazer funerais regulares - até porque não me gosto de considerar "assassina" e queria que as pobres formiguinhas pudessem viver felizes com as suas famílias - LONGE DA MINHA CASA!!!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails