sábado, 17 de julho de 2010

Arroz de Marisco à minha moda

Como já há muito tempo não publicava receitas (a inspiração para cozinhados tem sido pouca), achei que estava na altura de partilhar nova receita.
Como adoro arroz de marisco, paella, arroz de caril, etc... e como ainda gosto mais de inventar, lá me decidi a fazer um arroz de marisco, à minha moda (claro), que ligasse tudo isto.
O resultado final ficou muito bom (ok, ok... há dias que fica melhor, outros pior - este foi um dia bom) e por isso decidi partilhar, até porque é tão fácil e rápido de fazer que qualquer pessoa pode fazer.

INGREDIENTES:
1 embalagem de salada do mar (ou mistura de marisco) - eu usei uma embalagem comprada na Makro, que dá para fazer 3 ou 4 pratos de marisco e é muito variada.
1 embalagem de polpa de tomate
massa de pimentão
1 tomate
cebola (eu usei os cubos de cebola congelados da makro)
alho (eu usei o alho picado congelado do Jumbo)
pimento verde e vermelho (usei uns que tinha partido em cubinhos e congelado)
1 caldo de marisco
vinho do porto branco
açafrão
caril
arroz
água
azeite qb

PREPARAÇÃO
Na wok coloquei um pouco de azeite e a cebola picada, muito alho picado, o pimento verde e vermelho e o tomate cortado em cubinhos pequeninos. Deixei refogar um pouco e depois juntei a salada de marisco (como esta é muito boa não precisei juntar mais nada, mas já juntei lombinhos de lagosta partidos em cubinhos ou mais delícias do mar, que adoro).
Numa taça à parte tinha colocado 1 colher generosa de massa de pimentão, 1/2 embalagem de polpa de tomate (das pequenas), 1 caldo de marisco, vinho do porto (eu faço a olho, mas será cerca de 1dl...), bastante açafrão e um pouco de caril (só para dar um sabor diferente). Passei tudo pela varinha mágica e reguei o preparado da wok com esta mistura.
Deixei cozinhar durante cerca de 10/15 minutos em lume brando.
No fim deste tempo juntei a água (na proporção de 2 medidas de água para 1 de arroz) e deixei levantar fervura.
Quando estava a ferver juntei o arroz e deixei tudo a cozinhar em lume brando até a água evaporar.
Nota: Não juntei sal porque o caldo de marisco e a massa de pimentão já tem sal que chegue e aqui em casa estamos a reduzir no sal.

Como é Verão, deixámos esfriar antes de comer, mas o resultado final foi delicioso.

Aqui fica o aspecto na wok (adoro a cor do açafrão e o gostinho que aquele toque de caril deixa na comida - e o facto de nem ser bem paella, nem ser só arroz de marisco... ser algo híbrido à minha moda).
Bom apetite!

1 comentário:

Sil disse...

Aprovadissimo! Obrigada pela partilha dessa receita!um sucesso. Bjs

Related Posts with Thumbnails