domingo, 18 de julho de 2010

Saladas de Verão à minha moda

Quando chega ao Verão a vontade de cozinhar e/ou comer pratos quentes diminui ainda mais, e no meu caso, com a bebé, a imaginação (a par do cansaço) escasseia.
Uma boa salada é sempre uma óptima opção, especialmente se misturarmos tudo o que nos apetecer, doce, salgado, picante, etc... e se não estivermos motivadas para grandes cozinhados.
Já a semana passada tinha feito uma grande salada "à minha moda" para nós 3 (sim, que a pipoca come a salada que vai no leitinho da mamã), e este fim de semana como ficámos as duas em casa sozinhas e não me apetecia nada de pesado, sábado cheguei ao frigorífico e toca de inventar uma salada à minha moda que dure pelo menos para duas refeições.
E o resultado final foi tão bom que resolvi partilhar.

INGREDIENTES
O que houver no frigorífico e na despensa, mas desta vez eu usei (para 2 ou 3 refeições, ou para 2 pessoas que adorem salada)
1 lata (média) de cogumelos laminados
1 lata (pequena) de milho doce
2 ovos 
1 pouco de massa tricolor (usei lacinhos)
1 tomate
1 chouriço picante
azeitonas verdes recheadas com pimento
cornichons
cebolinha
queijo mozarella
maça
pêssego
sumo de limão/lima
Vinho do Porto (as garrafas mais baratinhas do Lidl ou Pingo Doce servem bem para cozinhar)
NOTA: Numa outra salada tinha também colocado pepino e ananás e fiz com camarão em vez de chouriço, e j+a usei alface ou vegetais em vez da massa - é mesmo para fazer com o máximo de imaginação e ingredientes

PREPARAÇÃO
A preparação de uma salada é simples e não precisa de grandes instruções (é cortar tudo em bocadinhos e juntar), mas de qualquer forma explico como fiz...
Primeiro passo é arranjar a taça grande onde vamos depois colocar todos os ingredientes para a salada e colocar de lado.
Numa panela pequena coloquei os dois ovos em água (a cobrir) com um pouco de sal e uma gota de azeite. Quando a água estava a ferver juntei a massa dos lacinhos e deixei cozinhar (mais 10 minutos). Quando a massa estava cozida passei tudo para um escorredor e passei-a por água fria e deixei esfriar, enquanto os ovos ficaram em água fria a repousar (para depois ser mais fácil descascar).
Depois, parti o chouriço em cubinhos muito pequeninos e levei a fritar numa frigideira larga, junto com os cogumelos (sem juntar nada, basta a gordura do chouriço). Quando estavam já bem fritos, adicionei uma dose generosa de vinho do Porto tinto e deixei cozinhar até ele evaporar.
Ao mesmo tempo (sou muito polivalente na cozinha - e adoro sujar louça....) tinha arranjado uma taça que enchi até meio com água e à qual adicionei um bom bocado de sumo de limão concentrado e outro de sumo de lima concentrado (porque prefiro isto a sumo de limão para temperar a fruta), à qual adicionei a maça e o pêssego, partidos em cubinhos muito pequeninos, para que a maça não escurecesse logo e para dar um gostinho de limão à fruta.
Nesta altura, já fui buscar a taça e comecei a juntar os ingredientes.
Coloquei a massa que tinha esfriado e os ovos cozidos que descasquei e parti em cubinhos pequeninos. Cobri com o milho e a mistura de chouriço e cogumelos.
Parti o tomate em cubinhos pequeninos e adicionei, bem como o queijo mozarella partido também em cubinhos.
Agarrei numa dúzia de azeitonas recheados, noutra de cebolinha e noutra de cornichons e parti tudo em bocadinhos, que adicionei na taça da salada.
Por último, despejei a água com limão onde a fruta tinha estado a temperar e juntei à taça da salada.
No final, como não costumo temperar nunca este tipo de salada, foi só misturar tudo muito bem e... comer!
Mas quem preferir pode sempre usar tempero de salada, ou algum molho que goste - desta vez não tinha queijo ralado, mas já misturei também e fica excelente (especialmente a versão 4 queijos ralados que existe em muitos supermercados).
Eu assim ficou uma salada muito simples e a fazer o papel de entrada, prato principal e sobremesa, tudo em um!
Aqui fica uma foto do resultado final que, para variar, estava delicioso.

3 comentários:

Bloguótico disse...

Ok... já conheço a teoria... veremos como me safo na prática! LOOOL

Nuvem disse...

Bloguótico - aqui não há teoria e prática
é usar a imaginação e misturar tudo bem misturado que sai sempre bem :)
beijocas

Bloguótico disse...

Nesse caso, acho que estou safo... pelos menos visualmente ficará parecido com essa taça! Quanto ao sabor... LOOL

Related Posts with Thumbnails