terça-feira, 3 de junho de 2008

Barcelona

Hoje fiquei a pensar na última vez que estive em Barcelona, nas inúmeras vezes que lá estive e passei, nas pessoas que me acompanharam nalgumas dessas viagens, nos amigos que lá tenho, nas emoções que a cidade desperta em mim.
É uma cidade que desperta emoções e à qual ninguém fica indiferente. Do Parque Guell, dos edifícios Gaudi, das Ramblas, Sagrada Família, Montjuic, o Bairro Gótico, o Porto, e tanta coisa mais... não há quem lhe consiga resistir
Devo admitir que, embora não sendo a minha preferida, está no meu top 5.
Mas esta última vez foi realmente diferente em termos de emoções, sentimentos, vivência.
Talvez tenha sido por ter ido sozinha (o que é raro para Barcelona), por não ter parado de chover, por estar em recuperação... mas as emoções foram diferentes.
Para uma céptica em relação a tudo o que tem a ver com leituras de mãos, astrologia, auras, etc., desde Milão e do Sérgio/Ashley que não consigo deixar de pensar no que ele me disse e como as coisas se passaram.
E Barcelona serviu para confirmar isso - mesmo assumindo que sou eu a querer ver coisas onde não existem nem nunca existirão!
Mas deixando de lado estes apartes (sim B. um dia vou parar com os parêntesis e com a divagação no meio dos textos, mas ainda não é hoje), volto a Barcelona.
Depois de ter recusado um convite para ir como acompanhante de alguém, retomei o meu plano inicial de ir sozinha e passear, recuperar energias, ânimo, etc. E sem dever nada a ninguém, nem ter de vender a minha dignidade ou princípios.
O tempo não ajudou nada, pois não parou de chover o tempo todo que lá estive, mas ao mesmo tempo não foi impedimento para passear muito, conhecer a cidade sob outro aspecto (o cinzento e sombrio dos dias de chuva), fazer compras (isto de perder muito peso dá nisso - tem de se comprar roupa nova, apesar do pânico de estar a investir dinheiro em algo que vai deixar de servir) e conhecer pessoas novas.
Para variar, uma das razões de lá estar era ver uma importante prova de pólo aquático, mas a mais importante de todas era rever um grande amigo (Jordi) e conhecer uma ou duas pessoas que me davam muita informação e ajuda, que estavam ligadas a uma área com que me identifico e com quem só tinha falado por mail.
Foi bonito de ver, quando entraram os árbitros que tinham estado numa conferência antes do evento, a constatação que eu já conhecia uma boa parte deles e a recepção que fizeram quando me viram, que foi de encher o coração de alegria.
Nessa noite jantei com eles - uma mulher (ia dizer rapariga... mas já não é bem o caso) no meio de todos aqueles rapazes!!! Foi muito divertido e adorei conhecer todas as pessoas que participaram!
Acima de tudo adorei a possibilidade de "dar cara" às pessoas com quem falava por mail, de estar com pessoas que adoro e que raramente vejo, de me divertir fora do circulo tradicional de amigos e conhecidos. No final ainda fomos beber um copo, mas depois deixei os homens sozinhos e mais à vontade e eu voltei para o meu quartito.
No dia seguinte, mais um dia a passear à chuva, mais um dia de compras, mais um dia sem conseguir tirar as fotos que gostaria de ter tirado (por muito má que seja, será sempre uma paixão). E ao final do dia, ver as finais, ficar encharcada até aos ossos, mas receber um convite para jantar com as pessoas mais interessantes que lá conheci! Ainda por cima em casa, cozinhado, boa companhia... que mais podia esperar?!
E a casa?!
FABULOSA!!!
Aliás, foi a casa que me fez recordar o Sérgio/Ashley e tudo o que me tinha dito em Milão.
Mas adiante - foi um jantar divertido, onde claro que brilhei pelas asneiras que ia fazendo e por quase ter partido um lindíssimo copo de vinho (ainda antes de ter bebido... por isso... nada de comentários), onde a comida estava quase tão deliciosa como a companhia!
Foi com pena que me vim embora nessa noite, mas a verdade é que estava a tornar-se tarde e não gosto de prolongar a minha estadia, especialmente com pessoas fabulosas (mas que acabei de conhecer).
No dia seguinte era o dia de regresso. Oportunidade de tirar algumas fotos com sol, esperar horas no aeroporto por um voo atrasado e pensar em tudo o que tinha vivido nesta cidade lindíssima.
Foi uma viagem estranha... que me trouxe muitas emoções misturadas e contraditórias.
Ao mesmo tempo que me recordava que estava previsto ir a Barcelona com o meu ex, que me recordava das dezenas de mensagens que recebi quando ele ali esteve em Fevereiro e reconhecia os sítios onde esteve pelas fotos que tirou, pensava em como me sentia liberta e apreciava as pessoas que ia conhecendo, a amiga que visitei e já não via há anos, o prazer de passear livremente...
E quando conheci aquelas pessoas, o Paul (sim, é esse o nome do ex) saiu completamente da cabeça.
Foi uma viagem de recordações (Mr. Fuchs, que eu adoro e ficava num hotel pertíssimo do meu sempre que ia a Barcelona; Balazs que adoro e com quem estive em 2005 nos Mundiais, Carlos em casa de quem fiquei numas férias lá, Clara que trabalhou lá durante quase 2 anos e é uma das minhas amigas mais queridas, Nuno que levei a Marselha a conhecer a minha "família" e com quem fiquei uns dias em Barcelona, Jordi que é e será sempre um amigo muito querido e especial, ...) e de novas descobertas (sobre mim e sobre as pessoas que conheci e que são tão diferentes).
Foi uma viagem curta, molhada (nunca apanhei tanta chuva) mas que ficará para sempre na minha memória pela emoção e ternura com que revi velhos conhecidos, pelo rejuvenescimento de estar finalmente só de corpo e alma, pelo carinho e amizade das pessoas novas que conheci e pelo interesse que me despertaram aquelas pessoas tão especiais e que me ajudaram bastante.
Pode não ser a minha cidade preferida, mas depois desta viagem é, seguramente, uma das que nunca me sairá do coração, até pelos conhecimentos que fiz nesta viagem.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails