quinta-feira, 13 de março de 2008

Democracia VS Opiniões

Vivemos numa democracia!
É o que toda a gente diz e apregoa.

Mas será mesmo realidade?
Será que o direito à sua própria opinião é uma realidade, ou mesmo bem visto?

O que observo, daqui de cima da minha nuvem, é uma realidade em que, se não se estiver bem alto na escada do poder (político, profissional, pessoal, familiar, ....) o caso é bem diferente.
E mesmo estando bem alto nessa escada... pode-se sempre cair dela rapidamente se não se agradar a quem de direito (ou que se acha de direito).

Na vida profissional e na nossa vida diária somos confrontados diariamente com situações em que o facto de a nossa opinião ser contrária à dos chefes ou à do poder nos vai prejudicar.
Passamos de uma democracia (será que alguma vez a tivemos verdadeiramente) para uma situação de ... como chamar... "ditadura dissimulada".

Senão vejamos:
  • Numa empresa, o colaborador tem uma opinião contrária à do chefe e expõe a sua opinião (afinal... era isso o conceito de democracia, não?). O que vai acontecer? Mesmo que ele execute perfeitamente as suas tarefas, mesmo que cumpra exemplarmente o que lhe é pedido... vai estar "queimado" e nunca vai progredir, pois... deu a sua opinião e era contrária à do "poder".
  • Na nossa vida pessoal, damos a nossa opinião aos amigos, familiares, etc. Não é aquilo que eles queriam ouvir, ou nem a "solidariedade" que esperavam. O que acontece em muitos casos? deixam de se falar, perdem o contacto, afastam-se.
Ok, se os amigos ou a família se afastam por não estarmos do lado deles como pretendiam (ou achavam correcto) ou não termos a mesma opinião que eles - então não eram amigos ou pessoas com quem valesse a pena manter contacto.
Ok, se somos penalizados numa empresa (ou profissionalmente) por não concordarmos com algumas posições (independentemente de as seguirmos, por serem as do "poder") - então se calhar não estávamos no local certo e devemos procurar novos horizontes.

Mas será isto democracia?
Que explicar às crianças quando se falar de democracia?

Vamos dizer que é uma coisa muito bonita, pois as pessoas podem exprimir a sua opinião livremente... mas para terem cuidado onde e com quem o fazem, para não criarem problemas? Para não serem prejudicados?

Tenho noção que não estamos no tempo da PIDE, como alguns estarão certamente a pensar... mas será que este estado actual de "democracia" não será uma forma de PIDE (sem as torturas, as cadeias, etc - mas com a perda de liberdade de expressão)?

Ou será que a democracia é só para ser exercida dentro de portas?
Sem ser contra os chefes, patrões, "poderes" e "falsos amigos"?
Será que este estado de "estás comigo ou contra "migo" se não concordas com a minha opinião, actuação, política, etc" é normal? Se deve aceitar?

Fica o pensamento para debate.... pois não sei mais o que pensar - mas também... aqui de cima da nuvem não se percebe muito bem o que se passa no mundo real!

1 comentário:

Fernando Miguel Santos disse...

A democracia só funciona quando a resolução de problemas é possível. Esta, por sua vez, só é possível com pessoas. O rebanho que muitas vezes nos tenta arrastar é forte, e acaba por, uma vez por outra, repelir-nos deixando-nos algo desmotivados. Mas se olharmos apra o lado, estão lá outros como nós. Eu pelo menos estou aqui. E outros há. É só sorrir, piscar o olho e entendemo-nos facilmente.

Quanto à nuvem, não saltes. Deixa-te ficar na nuvem. Espero que sempre que olhes para o lado eu esteja numa outra nuvem. É sinal, se me vires, que nunca cedi e nunca deixei de sonhar. Ser da minoria também é bom. É graças aos outros que nos distinguimos.

Um beijo enorme. Um dia faço-te uma visita na nuvem nova para onde vais.

Related Posts with Thumbnails