quarta-feira, 19 de março de 2008

Estás bem?

Sempre que acontece algo na vida de alguém, os mais próximos (família, amigos, conhecidos) têm sempre aquela tendência de perguntar "Estás bem?"...
Deixem-me contar um pequeno segredo...
Se foi alguma coisa "má", dolorosa, difícil... não precisam de perguntar "Estás bem?"! É óbvio que a pessoa não está bem... mas estas simples palavras, ditas como uma forma de solidariedade... trazem toda a dor da situação experimentada ao de cima... renovam a dor.
É como nos funerais, em que se dão as condolências, se renova o pesar na morte, etc...
Já se sofre que chegue (morreu alguém que nos era querido)... não é preciso "levar" com a simpatia e compaixão dos outros - por mais bem intencionada que seja.
Nos momentos de dor, nada paga o silêncio das pessoas que nos acompanham no dia a dia. Ou melhor ainda... a sua tagarelice sobre as coisas mundanas... diárias...
A vida continua... e se as pessoas quiserem falar do que lhes pesa no coração... falam.
Quando estiverem prontas. Quando tiverem lidado com a sua dor.
Mas há uma coisa que não necessita de palavras, não necessita de expressões de sentimento e diz tudo o que os outros podem fazer por nós - Um abraço!
Um abraço significa... estou aqui! Sinto a tua dor! Quando quiseres falar... estarei aqui! Podes contar comigo!
E então quando temos alguém na vossa vida que, sem dizer nada, sem querer saber de detalhes, do qu se passou... simplesmente sabe que não estamos bem... e se desloca 200 km para vos vir dar um abraço... sabem que tem alguém em quem confiar, que sempre estará lá.
Por isso... sempre que alguém perto de cada um de vocês estiver a sofrer... não perguntem se está bem, não falem de conforto, apoio, etc. Limitem-se a um abraço!
E sigam com a vida normalmente, não insistam para que as pessoas falem da dor.
Se as virem chorar... basta um abraço! Em silêncio. Sem questões.
Um dia as pessoas vão falar sobre o que as magoa... mas primeiro há que lidar com a própria dor...
E não... nunca se está bem quando se tem algum tipo de desilusão! Por isso não é preciso perguntar!

1 comentário:

Anónimo disse...

... para mim, um olhar e um acenar da cabeça é o necessario. basta estarem ou saber que estão para não ser preciso mais nada.

Related Posts with Thumbnails