quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fotografia Viagens - Hungria

Hoje as fotografias que tenho para partilhar são de um dos meus países preferidos no mundo inteiro... a Hungria.
Durante muito tempo considerei Marselha a cidade da minha vida, mas depois de ter estado em Budapeste (e a seguir no lago Balaton)... mudei completamente de ideias.
Apesar de o húngaro ser uma língua impraticável (e acreditem que tentei aprender), Budapeste é uma cidade lindíssima e se tivesse oportunidade seria um dos locais onde gostaria de viver!
Amo os seus parques, os seus edifícios, a história que está impregnada em cada pedra, em cada edifício.
Adoro os contrastes entre os dois lados, um mais cultural e outro mais urbano, adoro o rio e as suas inúmeras pontes, a Ilha Margherita, as termas... as pessoas.
Os homens húngaros são ainda um pouco machistas e nota-se muito a influência de uma cultura soviética e de repressão (sabiam que foi há pouquíssimo anos que se libertaram do jugo soviético?), mas um passeio pelas ruas, parques, igrejas... mostra o quanto o país, as pessoas são agradáveis (se bem que muito poucos falem inglês... ou francês... ou outra língua que o húngaro).
Confesso que tinha prometido a mim mesma ir lá (pelo menos) uma vez por ano, mas infelizmente o ano passado foi complicado (e parece que este ano segue o mesmo caminho,) por isso as fotos que aqui vos deixo são relativas a 2007 (fui lá nos meus anos e depois em Outubro)... mas servem para verem a beleza daquela cidade, daquele país.

Apesar de o emblema "turístico"de Budapeste ser o Parlamento, há tantos mais monumentos e palácios igualmente (ou mais) belos - o castelo do rei, a St Mathias Church, as outras igrejas... só mesmo visitando e vendo "ao vivo".
E o custo de vida é muito bom... o alojamento é baratíssimo, come-se bem e barato... vale muito a pensa pensarem em conhecer esta cidade, ainda muito fora dos roteiros tradicionais... e se puderem pensem em ir na época baixa e antes de aderirem ao Euro.

Claro que o facto de um dos meus melhores amigos ser húngaro só ajuda a que tenha vontade de lá ir regularmente... mas há que admitir que (como típico húngaro que é) ele é um pouco machista demais para o meu gosto.
Ele é adorável... demais...
Cada vez que lá vou o rapaz mete férias para estar comigo, anda comigo para todo o lado, não me deixa pagar nada...
Chamem-me antiquada (ou moderna, ou feminista)... mas por vezes uma pessoa precisa de tempo para ela, sozinha... ou de poder comprar o que quer e pagar por isso. ou andar por onde quiser... mas não posso apontar o dedo ao rapaz, porque o adoro e é mesmo 5 estrelas!

Para verem as fotos, basta carregarem na bandeira, que vos levará até ao respectivo álbum...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails