sexta-feira, 3 de julho de 2009

Querido mudei a casa II

Na continuação do post anterior (prefiro post a "posta" como dizem em muitos blogues... soa melhor... se bem que alguns sejam verdadeiras "postas de pescada") e, a pedido de muitas famílias, vou mostrar o trabalho feito noutra das divisões da casa, aquele que agora é o nosso quarto.
Tal como no exemplo da sala, quando cheguei à casa e vi aquela divisão, fiquei chocada.
Não só porque as dimensões eram mínimas, mas porque era um autêntico "depósito de lixo", com 2 colchões sobrepostos, no chão, a fazer de cama.E ainda fiquei mais chocada quando soube que era onde dormia a minha "sogra" quando cá vinha....Como devem imaginar, era impossível que aquela divisão continuasse assim, para além de termos necessidade de um espaço nosso, um quarto, pois a outra divisão (sala/quarto/escritório/armazém) já tinha sido convertida só em sala.
Mas aqui a situação era mais delicada, pois o espaço era muito pequeno e era necessário conseguir integrar elementos de arrumação (não havia roupeiros ou móveis naquela casa) e o "tempo" era curto.Compensou fazer uma visita à Conforama, que não só tinha móveis excelentes e com preços imbatíveis, como uma campanha de pagamento em 12x sem juros, que nos permitiu comprar os móveis que precisávamos para o nosso quarto e o quarto do T0 (mais tarde falaremos dele) com uma mensalidade de cerca de 30€ por tudo!
E foi assim que começámos a criar o nosso espaço...
O primeiro passo tinha sido levar para lá a cama... e depois de muitas tentativas e experiências sobre qual seria o melhor local para ela, acabámos por a colocar por baixo da janela - é que o quarto só tem 1.90m de largura e se colocássemos a cama na parede lateral ficávamos sem espaço de arrumação e sem espaço para passar.
Depois passámos quase 1 dia a montar o roupeiro (e mesmo assim só no dia seguinte é que colocámos as portas como deve ser, nas ferragens certas - o que teve como consequência que tenha puxado uma porta com mais "violência" e se tenha partido uma ponta ao cair no chão...) e, no dia seguinte, em menos de 2 horas tínhamos montado o móvel que usámos para cómoda (uma cómoda alta com porta lateral para arrumar todos os atoalhados).E trouxemos o fantástico "móvel" de TV (lembram-se? O barril com uma toalha) para o quarto, pois fomos recuperar uma TV antiga e muito grande que estava num andar não usado da casa e assim, com o apoio de uma mesinha de cabeceira também recuperada de peças soltas que encontrámos perdidas... conseguimos começar a montar o nosso espaço...Mas mesmo assim não estava bem....
Não havia candeeiro de tecto (só um suporte com uma lâmpada antiga)... não havia cortinas (era terrível acordar todos os dias com o sol a bater ás 6 da manhã (pois mesmo com as cortinas sintéticas de renda que lá estavam.... o sol entrava facilmente pela janela) e aquele "móvel" Tv com aquela toalha estavam mesmo a dar cabo dos nervos.
Como o rapaz até é engenhocas (quando não está em stress e decide que as coisas são feitas a bem ou a mal, e por "mal" entenda-se "à bruta") decidimos comprar madeira e criar nós um móvel TV que ficasse a condizer com o resto da mobília e que permitisse albergar o cesto para a roupa suja que entretanto tínhamos adquirido a um preço ridículo na... De Borla!
E digam lá que não ficou fantástico?Até com uma prateleirinha para colocarmos filmes, produtos de higiene, etc...
No entretanto tinha encontrado um simples candeeiro de tecto, em madeira, que dava um aspecto mais composto ao quarto (isto de andar a correr lojas atrás das promoções faz com que de vez em quando se encontrem coisas giras) e ele não hesitou em o colocar logo no quarto - e enviou-me as fotos que se seguem (em que ainda podem ver os cortinados antigos que estavam no quarto).
Tinha de ser um candeeiro assim, pois o tecto é muito baixo e se fosse outro tipo havia alguém que ia sempre andar a bater lá com a cabeça (e não ia ser eu).
Nesta altura, e para variar, o meu jovem companheiro achava que o quarto estava completo.
Parece incrível, mas nem a luz que entrava no quarto desde as 6 da manhã como se fossem 11h o incomodava e fazia perceber que ainda faltava algo...
Com a ajuda da minha mãe, que foi comigo procurar um tecido para cortinados que se adequasse ao "casal" e que permitisse usar o varão existente e criar um sistema que "corrigisse" o facto de a janela estar completamente descentrada, e que nos ofereceu o estore para a janela, consegui criar um aspecto agradável e, acima de tudo, que nos permitia dormir tranquilos, sem sermos acordados de madrugada com o sol (até ele admitiu que dormiu muito melhor na 1ª noite que dormiu com os estores e cortinados, nem acordando antes das 9.30, ao contrário do habitual).
E (infelizmente) com o falecimento da avó acabámos por usar os tapetes que ela tinha no seu quarto para criar mais "aconchego" e dar calor a um quarto que, como o resto da casa, tinha chão de pedra.
Com o candeeiro antigo que estava na sala (pois já tinha comprado uma lâmpada para substituir a do tecto) e um abat-jour que recuperei de um candeeiro que a minha mãe tinha feito à minha avó e que estava estragado, conseguimos um candeeiro para a mesinha de cabeceira (oferta do pai, num conjunto com a cama que ficou no T0).
Com mais algumas das molduras da avó preenchidas com fotos dos miúdos e alguns objectos trazidos dos "excedentários" da minha casa, e uma cadeira antiga (ainda a precisar de recuperação), conseguimos um aspecto geral bastante agradável e funcional, num quarto que, repito, tem 1.90m de largura por cerca de 4m de comprimento...
Que acham?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails