sexta-feira, 3 de julho de 2009

Querido mudei a casa III

E como não há 2 sem 3, aqui vai nova mudança feita na outra casa.
Como já tinha dito anteriormente, quando se entrava na divisão que agora é a sala, tínhamos 2 portas de cada um dos lados.
Uma delas (a do lado esquerdo) é o nosso actual quarto, a outra (do lado direito) era a da sala onde estava espalhado o material e que, depois de algum trabalho, passou a acumular a função de quarto dos miúdos (quando cá estão de férias com o pai) com a de armazém (é incrível o que um pouco de organização faz em termos de espaço).
O que vos vou mostrar agora são as diversas etapas pelas quais passou o quarto dos miúdos até chegar ao seu aspecto final.
Devo referir que é o quarto mais trabalhado, e foi o primeiro (e único até agora) em que o convenci a tirar a pintura das janelas, recuperar a madeira e envernizar a parte exterior e pintar a interior de azul (o tema dominante no quarto, pois são 2 rapazes).
E consegui que fizesse o mesmo na porta de entrada do quarto deles, que pintou de azul por dentro e envernizou por fora (e como depois de começar se apercebeu que até dava algum trabalho e acima de tudo demorava bastante tempo... só consegui que fizesse também a porta do nosso quarto, para ficar equilibrada com a porta dos miúdos no lado oposto da sala).
Bem, começando pelo princípio (uma redundância? ou tautologia?), aqui ficam as imagens do que encontrei quando abri a porta daquele quarto...Como podem imaginar... havia muito trabalho naquele quarto...
As caixas de cartão (que inicialmente ele tinha posto no outro quarto - e claro que saíram logo de lá), as cortinas, as tábuas de madeira apoiadas em mesinhas de cabeceira.... tudo isso saiu do quarto, para que se pudesse começar a trabalhar.
O quarto dos miúdos, como seria igualmente o "armazém", precisou de mais algum investimento de "tempo" e de horas.
Os primeiros passos foram procurar um beliche (pois, tal como o nosso, o quarto é muito estreito, e tem só cerca de 2.3m de largura), para os 2 miúdos, o que nos permitia poupar espaço, e uma estante espaçosa e com muita arrumação para todo o material que ele vende.
Conseguimos o beliche na Moviflor (e apesar de ter tantas promoções e tão em conta... é um local a evitar pela publicidade enganosa e mau atendimento, pelo menos no Porto) e nas promoções do IKEA encontrámos a estante perfeita, com um preço incrível!
Encontrámos também o roupeiro para os miúdos com um incrível preço de promoção.
E a minha irmã ofereceu-nos 2 estantes metálicas brancas antigas, que ela ainda guardava de quando tinha estado a trabalhar em Faro.
Em conjunto com uma antiga mesinha branca (a precisar de um bom trabalho de restauro) que estava no quarto do T0, a mobiliário necessário para o quarto/armazém estava completo e começámos a montar tudo.
O meu pai ofereceu-nos várias caixas de plástico para substituirem as de cartão onde ele levava o material para os eventos, e no IKEA conseguimos encontrar as que faltavam, não só para ter tudo bem arrumado no quarto, mas para dar um aspecto mais profissional no transporte de material para os eventos.
Como a estante não tinha prateleiras suficientes para aproveitarmos o espaço como era necessário, bastou comprar mais madeira (e mandar cortar à medida no Leroy Merlin) e suportes de prateleira e conseguimos encher todas aquelas estantes das prateleiras necessárias.
Mas devo referir que o beliche foi muito complicado de montar e que arruinou mesmo uma aparafusadora....
E o complicado não foi pela montagem, mas sim porque a madeira era muito forte e muitas das pranchas não tinham os furos feitos até ao fim.... e era extremamente difícil aparafusar as pranchas do beliche.
Demorámos uma noite inteira.... ele já estava profundamente irritado... e só na manhã seguinte conseguimos acabar o beliche (uma coisa simples, nada complicada, mas mal feita e que deu muito trabalho e não compensava)... mas conseguimos... e essa etapa ficou concluída... e até deu para arrumar o material nas estantes respectivas.Como podem ver nas duas fotos inferiores, depois de montarmos o beliche decidiu-se pintar uma das paredes de azul. E posso garantir (verão depois nas fotos finais) que o resultado foi muito bom.
Deu trabalho (não a mim, que não posso fazer essas coisas), mas valeu a pena, porque o resultado era mesmo muito bom.
Claro que nas fotos de cima já não conseguem ver aquela terrível mesa que lhe servia de secretária no "antigamente"... e que ele queria deixar aqui no quarto, pois já tinha saído!
Mas aqui começou a pior fase, pelo menos para mim que gosto de tudo bonitinho e queria fazer um quarto impecável para os miúdos.... os detalhes, os acabamentos, a iluminação, brinquedos, tudo...
Bom... depois de muito procurar por um candeeiro de tecto que gostássemos os dois e que estivesse dentro do nosso limitado orçamento, acabámos por decidir (visto que os miúdos estão pouco tempo aqui) colocar uma daquelas lâmpadas ENORMES que poupam energia a servir de candeeiro de tecto (obrigada madrinha pela ideia).
Apesar de parecer um pouco "despido", a verdade é que ficou muito bem, pois o tecto é baixo e assim aproveitámos a ligação que já existia para colocar esta solução.
Depois, graças aos diversos grupos Freecycle (Lisboa e Porto), conseguimos alguns jogos e brinquedos e este incrível móvelzinho, que depois de pintado ficou lindamente no quarto dos miúdos. Só posso agradecer e divulgar estes grupos, pois são uma oportunidade de se oferecer a quem precisa aquele material que temos em casa, em bom estado e ao qual já não damos uso (arranjámos assim um colchão impecável para a nossa cama e para uma das camas do beliche)!
Nesta altura, tinha descoberto uma secretária incrível, branca, na Conforama, que ficaria lindamente no quarto dos miúdos, substituindo aquela mesa minúscula (que precisava de ser toda lixada e pintada).
Falei-lhe nisso e, depois de fazermos as contas, chegámos à conclusão que saia mais barato comprar a secretária do que aquilo que íamos pagar em lixa, decapante, tapa-poros, tinta, pincéis, horas de trabalho, etc.... e ele passou lá e comprou esse presente aos filhos.
Por essa altura andava eu a procurar uma solução para a janela, que mais uma vez estava descentrada e precisava de umas cortinas para um quarto de miúdos. Ainda por cima com idades muito diversas, pois um tem 8 anos e outro 2.
Foi aí que, numa das minhas visitas ao Leroy Merlin (gosto muito desta loja) encontrei o estore perfeito!!!
Mas... só havia 1 e era o de exposição. Ainda por cima estava na zona das promoções.
Mas nem isso me venceu.... falei com o empregado e disse que estava interessada em levar aquele estore (valor de venda de 35€) se ele me fizesse uma boa proposta, pois era o de exposição, estava um pouco sujo... etc.
Depois de falar com o patrão... e de verificar que estava completo e com todas as peças... ele fez a sua oferta....7€!!!
Claro que fiquei logo com o estore... e adorei o efeito no quarto dos miúdos.
O quarto estava a ficar composto....
Tínhamos uma mesa de cabeceira antiga, à qual retirámos os frisos dourados das gavetas e acrescentámos puxadores coloridos, ficando assim com uma mesa de cabeceira impecável para o quarto dos miúdos.
Com mais uma prateleira de parede vermelha (IKEA) para os bonecos que ainda aqui havia, umas prateleiras coloridas da secção de criança IKEA, uma moldura às riscas Leroy Merlin, um tapete de jogos IKEA, alguns dos meus peluches de Lisboa (incluindo o meu porco gigantesco que me acompanha há 12 anos, tendo inclusive estado em Marselha)... parecia que o quarto estava quase completo.
E foi neste momento que, mais uma vez, a ajuda da minha mãe foi preciosa... pois fomos procurar tecido para fazer uns novos edredões (edredãos?) para as camas e encontramos um tecido incrível às riscas coloridas, que ainda deu para fazer almofadas para as duas camas. Ela foi incansável e fez tudo num instante, e ainda procurou tecido para colocar na parte de trás das almofadas verdes, a ligar com o tom da risca.
O efeito final foi muito bom e ligava perfeitamente com as cores do quarto, criando um quarto alegre e divertido para os miúdos!
Com mais umas molduras coloridas (compradas nas promoções), alguns dos meus trabalhos antigos (herdados da avó), um enorme quadro que o filho mais velho pintara em 2007, e todos os bonecos que ganhámos nas festas de Cinfães (o S. João), o quarto ficou muito alegre e muito giro.
Por trás da porta ficou a bandeira do Barcelona e mais um livro/boneco pendurado na porta e conseguimos arrumar e reduzir o material do pai a uma das estantes e a muitas caixas (e sim... na parte final já me tinha conseguido ver livre de todas as horríveis caixas de cartão e substituído por caixas de plástico)...
Mais uma visita ao IKEA para comprar o "recheio" das almofadas que a mamã tinha feito resultou num candeeiro para a secretária, outra visita à Conforama deu o candeeiro para a mesinha, uma visita ao IZI deu um balde do lixo giríssimo do filme de animação "Cars" e, finalmente, numa das visitas às lojas de chineses encontrámos uma luz de presença simples, para o mais pequenito...
Depois de tudo colocado (incluindo os brinquedos que ainda existiam aqui e não tinham seguido para a Dinamarca), pude dar por concluído este quarto no momento em que coloquei sobre a nova secretária todos os brinquedos e jogos que arranjara, com a preciosa ajuda e conselhos da mamã (professora do ensino básico e com experiência nos jogos dos miúdos), nas nossas voltas pelas lojas chinesas (que o "tempo" era curto) e lojas de brinquedos, e quando os bonecos das janelas ficaram bem suspensos (o Nody ganho na feira de Cinfães e o porquinho que tinha vindo de casa).
Aqui fica, para verem se gostam tanto como nós gostamos (mesmo não tendo conseguido "tempo" para tudo o que realmente gostávamos):

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails