quinta-feira, 2 de julho de 2009

Convites

Já alguma vez receberam algum daqueles convites... "Quando quiseres aparece, a casa é tua"?

Como se sentem perante estes convites?
É que eu, sinceramente, devo ser especial, diferente... não sei... mas convites assim não me dizem nada (para não dizer que odeio, que é uma palavra muito forte e muitas vezes estes convites são-me perfeitamente indiferentes).

Cada vez que recebo um convite destes, especialmente de pessoas que até conheço bem, há duas coisas que me saltam logo à mente, só na frase:
"Quando quiseres".... - isto quer dizer o quê? Hoje? Amanhã? Não tens planos que eu vá interromper?
"a casa é tua"... - ai é minha? Se é minha porque não tenho chaves? Se é minha porque é que não tenho nada meu lá (que não leve eu)?

Sei que se diz isso com carinho e atenção, e muitas vezes até com vontade de ser agradável e ter a companhia da pessoa "convidada" mas a mim estas frases soam-me a falso, a cordial, a educado.
Se as pessoas nos querem convidar mesmo, porque não dizer "queres ir passar estes dias lá a casa"?

Ainda há a opção.... "O que fazes este fim de semana?"... seguido de alguns momentos de conversa para depois se saírem com "aquela" frase estudada do... "se quiseres aparece" - o que, honestamente, ainda é mais decepcionante/irritante (mais uma vez, para mim, que sou assim... diferente).

Meus amigos, sejamos honestos... provavelmente sou eu que sou tímida demais (mesmo com amigos e familiares), ou tenho uma educação à moda antiga... não sei... ou sou mesmo só esquisita!

Mas para mim, quando se faz um convite deste tipo, para partilharmos algo que é nosso e não é das outras pessoas, propõe-se uma data, em que a pessoa não nos vá incomodar nem aos nossos planos, definem-se "agendas", demonstra-se interesse na presença da pessoa.
"Quando quiseres" não é nada e, especialmente no meu caso, é 99% do "caminho" para nunca fazer por ir, nem aparecer.

É que quando realmente eu quero convidar alguém (mais uma vez penso por mim, que sou especial) eu digo "Queres ficar lá em casa estes dias/semanas?" ou algo no estilo, que seja adequado à situação (saída, praia, etc)...
Porque se quero que alguém esteja comigo, eu digo quando quero, não "atiro um convite para o ar" e espero que alguém apanhe, quando quiser apanhar... se quiser apanhar...

Pelo menos comigo isso não resulta.

E em vez de dizer "a casa é tua", porque para ser do meu convidado(a) tinha de lhe dar umas chaves de casa e fazer mesmo da minha casa/espaço a casa/espaço dele... prefiro dizer "as portas estarão sempre abertas para ti".
Assim não estamos a induzir em erro as pessoas, estamos a ser correctos e o português é muito mais bonito.... não acham?

Será que sou assim tão diferente?
Será que analiso demais as coisas?
Será que penso no que está por trás dos convites em vez de ser uma "descarada" e realmente aparecer como e quando quiser, sem me incomodar com a vida da pessoa que vou "invadir"?

Não sei....
mas a verdade é que estes "convites" me irritam sinceramente, porque me parecem tão pouco sinceros....
enfim... devo ser eu, como sempre!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails