quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fotografia Viagens - Itália

Na "saga" das viagens,venho deixar as fotos de outro dos países que para mim é mágico - a Itália.

Há muitos anos atrás costumava passar as férias de Verão num carro (um ano foi de Renault 5 Tl e outro de Fiat 127 amarelo, por exemplo) a fazer o sul de Espanha, sul de França e Itália, parando onde queríamos e explorando cada cidade.
Conheci assim pela primeira vez Florença, Roma, Veneza (a que não achei tanta piada como todos acham), Milão, etc.
Mas devo assumir que foi muito mais tarde, já bem "adulta" que apreciei as maravilhas destas cidades, algumas com a minha mãe, outras sozinha e/ou com amigos.

Adoro Itália, os italianos, a língua, a "queda" que eles tem para flirtar /seduzir e serem charmosos com as mulheres, o ambiente... a musicalidade que se sente pela linguagem que falam, os gestos exagerados com as mãos e os toques substis quando falam... tudo.

Cidades que não esquecerei:

Roma
É uma cidade incrível, lindíssima, cheia de história, com monumentos incríveis, pessoal inigualáveis, pontes por todo o lado a atravessarem o rio... única.
O que me levara lá foi o ir ter com uma paixão (como sempre... ai, que eu não aprendo), e o desejo de ir ao Vaticano trazer recordações religiosas para a minha avó.
O Vaticano é ... de tirar a respiração. Já para não falar na riqueza cultural que emana de cada parede, de cada entidade que cruzamos... Consegui os meus terços, que fossem benzidos por um bispo e continuei na peregrinação por Roma.
Varias visitas à Fontana di Trevi (afinal o "hostal" era ao lado), uma passagem pelo Coliseu, várias pelas pontes... e muito, muito caminhar depois... já parecia uma local de Roma.
Adoro conhecer as cidades a pé, atravessar de um lado ao outro, visitar cada dia uma zona e deixar uns dias para rever... uma cidade que na 2ª visita se revelou melhor que na primeira e que, seguramente, nas outras será ainda melhor (espero com ansiedade o dia em que a visitarei com a mamã ou com o meu amor).

Florença
Uma cidade que nos tira a respiração em cada visita.
Já a visitei 3 vezes e de cada vez fica a vontade de regressar, de ficar... de fazer parte desta cidade!
Os monumentos são lindíssimos, a história que está impregnada em cada local, os museus, as pinturas, o centro historico, a beira-rio, as pontes... tudo, tudo... é incrível.
Não é à toa que é considerada uma das mais belas cidades italianas.
Toda a sua história, arte, as suas fachadas, o trabalhado das suas casas, igrejas, museus, pontes... nos fazem sentir pequeninos, insignificantes, e ao mesmo tempo seduz, encanta...
Adorei ter visitado de novo esta cidade com a mamã e que ela a pudesse apreciar como eu aprecio (mesmo se a obriguei a andar a pé por todo o lado até ela quase cair para o lado)... até porque a mamã é apaixonada por história e por arte.

Milão
É talvez a cidade que menos gosto, dentro das grandes cidades "emblemáticas" italianas.
É a que é mais "cidade"... mais cosmopolita, um verdadeiro centro da moda.
Todas as grandes marcas estão presentes, o comércio é a sua imagem de marca.
Mas o Duomo e os seus monumentos não são para descurar, nem as montanhas e os lagos que a rodeiam...
O facto de a ter visitado (recentemente) numa fase em que a situação pessoal e profissional não era a melhor talvez tenha ajudado nesta análise... a revisitar mais tarde para ver se mudo de ideias.

Há tantas mais cidades e tanto mais a dizer delas e dos italianos (Génova, Veneza, Piza, Nápoles, ...), mas são aquelas em que as fotos ainda não estão digitalizadas, por isso ficamos com estas, que foram as viagens mais recentes.

E a quem ainda não conhece Itália... aconselho vivamente.
A linguagem é acessível (quem não percebe italiano, aquela músicalidade, aqueles gestos), os preços também (comer fora é um pouco caro, mas nada do outro mundo... e há sempre as pastas, pizzas, saladas), as pessoas simpatiquíssimas e os locais valem a pena!

Aqui vos deixo algumas das imagens dessas viagens (novamente armada em artista e que sei tirar fotos).
Ahhhh... uma das coisas que vão reparar é que tenho um fetiche por candeeiros e janelas... e sempre tortos ou inclinados... mas cada um com a sua mania, certo?

Carreguem na imagem para irem ter ao albúm

4 comentários:

Anónimo disse...

Como sabes tive lá, há pouco tempo... estou em Portugal (mais propriamente na minha terra) há 1 semana e não sei bem porquê já sinto saudades daquele país!:) se me convidassem para viver lá, eu ia sem pensar duas vezes!

Bjs

Nuvem disse...

eu sei que estiveste lá... vi os posts e as fotos e foi uma das razões que me inspirou para colocar o álbum
é um país delicioso... eu tb se pudesse lá viver nem hesitava duas vezes... adoro as pessoas, a língua... tudo!!!
Que inveja da tua viagem... e que saudades...

Anónimo disse...

acho que falta ai bari...nao pela cidade mas espero bem que pelas amizades que fizeste.. nem preciso de me identificar... :)

Nuvem disse...

por acaso não está Bari mas está Alderobello . A viagem que fiz quando lá estive :)
Infelizmente de Bari não havia nenhuma que pudesse ficar no best-off de Itália, mas as pessoas que conheci e as amizades que fiz vão ficar sempre no meu coração!!!
Especialmente algumas mais loiras ;)

Related Posts with Thumbnails