quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

11/365 - Gratidão

Mudar!
Pensar positivo (ainda mais do que as pessoas acreditam que penso)!
Ser Grata!
Esquecer/Ignorar o que não me faz feliz!

Alguns dos lemas de vida que tem sido descurados nos últimos anos, seja pelo cansaço extremo a que me deixei chegar (mental e físico), seja pelo desgaste emocional e financeiro das situações vividas nesse período.
É uma opção, nem sempre bem entendida e que nem sempre eu própria consigo cumprir, pois é fácil ceder ao facilitismo da "vitimização". Mas tenho tantos exemplos assim, de pessoas que culpam tudo e todos pelo que lhes acontece, em vez de assumirem os erros e lutarem para se erguerem que me recuso a ser esse tipo de pessoa, ou esse tipo de modelo, para a minha filha!
Não vivo de aparências, mas não apregoo as minhas desgraças ou as mágoas. Se as tenho, ou quando existem, faço como os cães e vou para o meu canto remoer um pouco, para depois regressar alegre e feliz como sempre, "esquecendo/ignorando" tudo o resto, pois é irrelevante.
Se é uma máscara? Sim, muitas vezes é uma máscara! Porque não gosto de andar a reclamar de tudo, porque não gosto de me queixar e sobrecarregar os outros com os meus problemas, mas sobretudo porque acredito piamente que tudo tem um propósito e uma solução e que com o tempo tudo de resolve! E também porque aprendi, com o tempo, que não é por nos queixarmos que as coisas se resolvem, nem as pessoas ficam melhores...
Há algum tempo, num almoço, perguntaram-me "Como estás?"
Respondi que estava bem, como sempre respondo. A reacção que recebi (a esperada de quem fez a pergunta) nunca deixa de me surpreender " Bem?! Bem?! Como podes dizer que estás bem se estás desempregada e tens uma filha para sustentar e uma casa para pagar? Achas que isso é estar bem?..."
A verdadeira "mentalidadezinha" de merda! Parece que se espera que as pessoas chorem os seus males e andem para aí a queixar-se a torto e a direito ou sempre de má cara. É que nem se tenta ver mais além...
Quando fiz as duas biópsias com uma remoção de tumor pelo meio, também me perguntavam como estava, e também ficavam com uma cara estranha quando respondia que estava muito bem.
Não sei se é um hábito tipicamente português, se faz parte da cultura ou tradição, ou se é algo das pessoas que me rodeiam... mas só estão bem a queixar-se ou a chafurdar na desgraça dos outros - é tudo uma desgraça. Como é que chegámos a este ponto?
Porque é que diria que é algo que me preocupa (ainda) não ter O trabalho, se posso ver pelo lado positivo como uma forma de me cultivar através dos cursos que faço, melhorar o meu CV, encontrar um novo rumo, fazer voluntariado, estar com a minha filha e, acima de tudo, recuperar energias física e mentais?
Há que ser honesta, são muitos mais os motivos para agradecer e ser positiva do que os que existem para enterrar a cabeça na areia: tenho uma filha linda que me adora, uma casa, comida na mesa, o que vestir e calçar, uma família (imperfeita, mas que existe e está lá para o melhor e o pior, nem que seja como exemplo do que não fazer), poucos mas bons amigos, o mar perto de casa, estou a fazer um curso que é interessante e um excelente complemento para a minha carreira, tenho saúde e dois braços para trabalhar... o que mais se pode pedir?
Não digo que se tenha de andar todo o dia, ou todos os dias, sorridente e a cantar! Não sejamos extremistas. Nem que se tenha de andar todo o dia com uma máscara colocada, para que os outros não percebam os nossos problemas. O segredo é mesmo esse - é que não deve ser uma máscara!
Os problemas existem, vão existir sempre enquanto não lidarmos com eles e os resolvermos, ou enquanto os ignorarmos ou não tivermos forças de os enfrentar. Temos é de conseguir ver o lado positivo da coisa (o que nem sempre é fácil, especialmente quando existem "estrelinhas" pelo meio), aproveitar o momento e não focar no negativo.
Simplista? Talvez. Nem sempre eu consigo, ainda há muito trabalho pela frente.
Mas muito possível. Porque estamos rodeados de pessoas das quais dependemos e que dependem de nós e energia positiva atrai energia positiva (sempre acreditei nisso).
Alguns exemplos:
Se estou no parque a brincar com a minha filha, porque é que vou estar a remoer no stress que algumas situações familiares me causam, em vez de aproveitar estes momentos com ela para ser feliz e criar memórias felizes?
Se estou a almoçar com uma amiga, porque é que vou perder tempo a queixar-me da vida, quando podemos estar a falar de coisas tão mais agradáveis e a fazer projectos futuros?
Se  estou a namorar, porque é que me vou focar em tudo o que pode dar errado, ou tudo o que ele tem de mal, ou todos os problemas que eu possa ter ou na nossa bagagem, em vez de me focar no quão felizes somos juntos e no que podemos construir?

GRATIDÃO!
Praticar, hoje e sempre - ser grata pelo que tenho! Porque é preciso tão pouco para ser(mos) feliz(es)! 
E o desafio deste ano é, também, praticar a gratidão. Diariamente escrever 3 coisas pelas quais estou grata e ver, no final do ano, a evolução!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails